Como estalar as costas

Como estalar as costas

Muitas vezes estalamos as costas na tentativa de aliviar algum desconforto, estresse ou dor nas costas. Estalar as costas causa uma abertura rápida de uma articulação da coluna, o que causa aquela sensação de alívio de pressão, deixando a sua coluna alinhada de novo. Apesar de aliviante, estalar com frequência as articulações pode originar consequentes futuras, tudo depende de como fazemos. Se você precisa de um alívio temporário, no umCOMO te ensinaremos alguns métodos de como estalar as costas de forma segura para garantir o alívio necessário sem causar danos.

Se essa fora uma vontade que te surja frequentemente, consulte o seu médico ou fisioterapeuta para que o motivo e também a solução sejam encontrados, afinal, vício em estalar as cosas pode ser danoso de forma irreversível.

Como estalar as costas sozinho

Se você ficou com vontade de estalar as costas mas está num local sem muito suporte, existem algumas opções que não existem aparelhos ortopédicos ou apoios como uma cama ou colchão.

  1. Coloque-se de pé com os braços esticados para cada um dos lados. Gire para a direita lentamente, movendo apenas a parte da cintura para cima, mantendo as pernas e quadris direitos e virados sempre para a frente. Volte à posição inicial e repita o mesmo processo para o lado esquerdo.
  2. Incline-se para trás ao mesmo tempo que empurra as suas costas com as mãos para a frente. Coloque as mãos na parte baixa das costas, como na imagem. Ao fazer isto, você vai ouvir a sua coluna a estalar.
  3. Coloque-se de joelhos no chão e mantenha-os ligeiramente afastados, mais ou menos à largura dos ombros. Estique os braços para os lados e gire lentamente para a direita, tentando tocar com a mão direita ou pé esquerdo. Se não conseguir tocar, não tem problema. Agora faça o mesmo, mas o lado esquerdo.
  4. De pé cruze os braços na frente de seu peito, como se estivesse dando um abraço a si próprio. Comece deslocando os dedos até que fiquem o mais perto que você conseguir das omoplatas. Deverá sentir suas costas a estalar.

Como estalar as costas na cadeira

Você pode utilizar uma cadeira para torcer e estalar as suas costas, exercício ideal caso você passe muito tempo sentado, seja no trabalho, seja em casa. As cadeiras que têm apoio de costas são as ideais, principalmente aquelas que giram, já que te darão maior flexibilidade no movimento.

Sente-se na cadeira e coloque as duas mãos sobre o apoio de costas, ficando cada uma nas extremidades do topo. Gire o corpo para um lado e depois vire-se e faça o mesmo do outro lado.

Imagem: natue.com.br

Como estalar as costas no chão

Este exercício vai ajudá-lo a esticar as suas costas, o que pode aliviar a tensão sentida. Siga os passos abaixo:

  1. Ajoelhe-se no chão, sobre uma esteira ou cama;
  2. Incline-se para a frente de forma a que os calcanhares toquem nas suas nádegas;
  3. Estique bem as mãos para a frente e agora levante um pouco o seu quadril dos calcanhares, de maneira a formar um arco com as suas costas e a que as mãos possam chegar mais à frente;
  4. Inspire e expire e baixe novamente o quadril lentamente.

Quando você esticar as costas, poderá sentir estalos. Veja também outra opção de como estalar a coluna sozinho:

  1. Deite-se de costas sobre alguma suporte reto como o chão ou uma cama, de forma a que tudo acima das omoplatas fique do lado de fora da cama;
  2. Com os braços esticados, estique-se para baixo, deixando cair os braços e a cabeça em direção ao chão;
  3. De seguida, faça um abdominal para dobrar a coluna no sentido oposto. Cada vez que você se esticar para baixo, estique também os braços e cabeça em direção ao chão, fazer um abdominal.

Como estalar as costas de alguém

Conhece alguém que está com incômodos e precisa aprender como estalar as costas de outra pessoa? Siga o passo a passo abaixo:

  1. Peça para a pessoa deitar de costas em um local macio. É possível utilizar o chão, entretanto, isso poderá causar dores e desconfortos;
  2. Coloque uma mão na altura do quadril da pessoa e a outra na cintura, girando-as em sentido oposto a outra, ou seja, torcendo a coluna, então, repita o movimento do outro lado. Não faça movimentos abruptos e peça para que a pessoa te avise caso você esteja indo longe demais, afinal, é difícil saber os limites do outro do outro;
  3. Passe a mão pela coluna e peça para ser informado quando chegar ao local onde o incômodo está localizado, assim que chegar no ponto correto, coloque pressão mediana na região, repetindo o processo até que estale.

É importante evitar métodos mais agressivos caso você não tenha conhecimento profissional, afinal, a coluna é uma região delicada e movimentos agressivos poderão prejudicar a saúde da ossatura em vez de ajudar no alívio.

Dica: além de aprender como estalar as costas de outra pessoa, veja o vídeo abaixo de nosso canal no YouTube e aprenda a fazer uma massagem nas costas. As massagens poderão ajuda a relaxar o corpo e também causarão alívio, sendo uma ótima forma de começar todo o processo.

Soluções para dor nas costas

Estalar as costas pode ser um ótimo método para o alívio de dor e pressão na região, entretanto, existem outros métodos para cuidarmos no dia a dia da saúde de nossa coluna. Veja abaixo algumas das opções:

  • Massagens: se possível, peça para alguém lhe fazer uma massagem nas costas, pois é mais fácil estalar as costas quando os músculos estão relaxados. Coloque-se de pé com as pernas afastadas à largura dos quadris. Levante os braços para cima juntos e una as mãos. Agora puxe as mãos para o alto. De seguida, baixe um pouco os braços e estique-os para a frente, sentirá as suas a estalar.
  • Pilates: sendo muito utilizado e recomendado para o tratamento de problemas na coluna, o pilates pode ser uma boa solução no alívio de dores.[1]
  • Melhorar a postura: um dos fatores que aumentam as chances de dores na coluna é a má postura, pricipalmente em pacientes que costumam passar muito tempo no computador[2]. Para dicas relacionadas, veja como melhorar a postura da coluna e diminua as chances de recorrência dos incômodos no futuro.
  • Repouso: em casos de dores e incômodos intensos, é recomendável que o paciente fique em repouso para recuperar a região, entretanto, o período de inércia não deve durar muito pois a falta de movimentação também pode causar danos à saúde.

O que pode causar dor nas costas?

A dor nas costas é um problema que atinge 80% da população adulta em algum ponto da vida[3] e que é a maior queixa médica entre trabalhadores de diversas áreas.[2]Por ser um problema tão comum, é de se pensar que as causas para a dor também sejam diversas, o que é certo. As maiores causas de dores nas costas são:

  • Rompimento de ligamentos;
  • Degeneração dos discos intervertebrais;
  • Hérnia e ruptura de discos;
  • Radiculopatia;
  • Lesão por trauma;
  • Infecções;
  • Espondilolistese;
  • Tumores;
  • Pedra nos rins;
  • Deformações esqueléticas.[4]

Leia também: 18 motivos da dor no lado direito das costas

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como estalar as costas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Estalar as costas vai ajudá-lo a aliviar um pouco a dor, tensão e o estresse nas costas. Mas, se ao tentar estalar as costas você começar a sentir dor não o deve continuar a fazer e deve consultar um médico.
  • Realize os movimentos de torção lentamente e com muito cuidado, para não se machucar.
Referências
  1. YAMATO, T. P. MAHER, C. G. SARAGIOTTO, B. T. HANCOCK H. OSTELO, R. W. J. G. CABRAL, C. M. N. MENEZES, L. C. COSTA L. O. P. Pilates for low back pain (review). The Cochrane Collaboration, 2015. John Wiley & Sons, Ltd. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/279534204_Pilates_for_Low_Back_Pain. Acesso em: 30/11/2019.
  2. NILL, M. CANDOTTI, C. T. ROSA, B. N. LOSS, J. F. Dor nas costas e fatores associados em crianças e adolescentes: um estudo epidemiológico populacional. Revista Saúde Pública, vol. 50, São Paulo. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102016000100219&lng=en&tlng=en#B7. Acesso em: 30/11/2019.
  3. ALMEIRA, D. C. KRAYCHETE, D. C. Dor lombar – uma abordagem diagnóstica. Rev Dor. São Paulo, 2017. abril-junho; 18 (2) : 173-7. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rdor/v18n2/1806-0013-rdor-18-02-0173.pdf. Acesso em: 30/11/2019.
  4. Low Back Pain. U.S. Department of Health & Human Services, Public Health Service National Institutes of Health, 2014. Disponível em: https://catalog.ninds.nih.gov/pubstatic/15-5161/15-5161.pdf. Acesso em: 30/11/2019.