Como estancar a menstruação por 1 dia

Como estancar a menstruação por 1 dia

Como fazer a menstruação parar de descer já se tornou uma dúvida comum em fóruns de saúde virtuais. Por motivos diversos, em alguns dias do período menstrual algumas mulheres consideram as mais variadas técnicas para não ter que lidar com o sangue da menstruação nem que seja por algumas horas. Foi pensando nesses momentos que o umCOMO preparou esse post explicando a eficácia (se funcionam ou não) de 8 técnicas que prometem estancar a menstruação por 1 dia. Entenda cada uma delas e a que pode se adaptar melhor às suas necessidades.

Como estancar a menstruação imediatamente: esponja menstrual

Ao pé da letra a técnica mais eficaz para realmente estancar a menstruação, além de um absorvente interno ou externo, seria uma esponja menstrual. Apesar de ainda serem pouco conhecidas no Brasil, já existem diferentes tipos de esponjas menstruais que prometem conter o fluxo sanguíneo temporariamente e podem ser usada para relações sexuais durante o período menstrual:

Esponja marinha menstrual

A esponja marinha menstrual pouco a pouco vai ganhando espaço no universo feminino como uma alternativa ecológica para conter o fluxo menstrual. A técnica consiste em usar esponjas naturais adaptadas às paredes vaginais para 'estancar' o fluxo menstrual por um período esperado entre 3 e 8 horas. O método é considerado ecológico, não só pela composição 100% natural da esponja marinha, mas também pelo fato de ser reutilizável por até 6 meses.

No Brasil as esponjas marinhas menstruais não são facilmente encontradas, mas em sites de compras estrangeiros sim. No entanto, por ser um método novo e com poucas informações divulgadas, o ideal é consultar um ginecologista antes de testar.

Esponja menstrual descartável

A esponja menstrual descartável no Brasil também é conhecido pelo nome do seu fabricante mais conhecido: Soft Tampom, e é divulgada como um absorvente para fazer sexo menstruada sem sangue. Essa também é uma alternativa literal para estancar a menstruação por até 6 horas. Ao contrário da esponja marinha menstrual, essa é uma opção descartável.

As esponjar menstruais podem ser encontradas online ou em farmácias convencionais e devem ser trocadas no máximo a cada 8 horas. Assim como no caso da esponja marinha, o ideal é conversar com um ginecologista antes.

Leia mais em: Como usar a esponja menstrual

Imagem: lacopamenstrual.es/Soft Tampons

Não use esponja de maquiagem para fazer sexo menstruada

Ainda na onda das esponjas menstruais, uma técnica para parar a menstruação que já foi comentada na internet é o uso da esponja de maquiagem para estancar a menstruação. O método consistia em simplesmente usar uma esponja menstrual no canal vaginal para conter o sangue menstrual.

Apesar de a teoria ser muito parecida com as técnicas das esponjas menstruais comentadas anteriormente, ela não deve ser considerada. As esponja de maquiagem costumam ter poliéster em sua composição, além de outros componentes, que podem favorecer a proliferação de bactérias prejudiciais.

Como cessar a menstruação: coletor menstrual

Na verdade, quando falamos em cessar a menstruação por 1 dia inteiro, se considerarmos que ele tem 12 horas, a técnica mais literal para conseguir esse feito é o uso do coletor menstrual, considerando que ele pode ser usado por até 12 horas seguidas.

O coletor menstrual a cada dia vem ganhando popularidade entre as mulheres no Brasil, não só pela economia e sustentabilidade, mas também pelo conforto e o fato de que não precisam ser trocados com tanta frequência ao longo do dia.

Ele não vai fazer a sua menstruação parar, no entanto, quando usado corretamente, pode te deixar livre de preocupações menstruais.

Esclareça todas as suas dúvidas em: Como usar o coletor menstrual

Sexo com o coletor menstrual

Apesar de ser a opção que permite ficar mais tempo sem contato direto com o sangue menstrual, não é recomendado fazer sexo com penetração usando o coletor menstrual porque será incômodo, tanto para a mulher quanto para o parceiro. A boa notícia é que já existem coletores menstruais descartáveis específicos para fazer sexo. Confira o parágrafo abaixo.

Coletor menstrual descartável para fazer sexo menstruada

Já é possível encontrar em farmácias coletores menstruais descartáveis cuja principal função é fazer sexo menstruada (Softcup, da Prudence, foi um dos primeiros lançados no Brasil). O coletor menstrual descartável funciona como o copo menstrual de silicone, no entanto, fica posicionado em uma parte mais alta do canal vaginal, logo na entrada do colo do útero, não tem o 'cabinho' e é feito de um plástico mais maleável. Lembra bastante a camisinha feminina, só que para conter a menstruação.

Assim como o coletor menstrual de silicone, o copo menstrual descartável também pode ser utilizado por até 12 horas. Portanto, pode ser considerado uma maneira de parar a menstruação por 1 dia.

Veja mais em: Como usar o coletor menstrual para fazer sexo

Imagem: Prudence

Como cortar a menstruação: diafragma

Outro método possível para 'frear' a menstruação temporariamente é o diafragma, um método contraceptivo não tão usado no Brasil. Trata-se de um método contraceptivo 'de barreira' que é livre de hormônios e impede que os espermatozoides cheguem até o óvulo. A barreira em questão é um anel de silicone (reutilizável por até 3 anos) introduzido no canal vaginal que cobre o colo do útero. Seu uso também costuma ser combinado com pomadas espermicidas para que a sua eficácia contraceptiva seja mais alta.

Como explicado, o diafragma não é um gadget desenvolvido com o objetivo de 'estancar' ou parar a menstruação na hora, e sim como método contraceptivo. No entanto, o uso do diafragma durante o período menstrual acaba funcionando como um coletor menstrual por até 6 horas.

Essa não deve ser a primeira opção considerada na tentativa de parar a menstruação depois que ela já desceu, já que o uso do diafragma deve ser acompanhado por um ginecologista e comprado com prescrição médica. Mas quem já está habituada ao método pode tentar.

Leia mais em: Como usar o diafragma

Cessar a menstruação no sexo com camisinha feminina

Falando sobre aqueles casos em que o objetivo de querer estancar a menstruação por 1 dia é por fazer sexo, precisamos comentar sobre a quase esquecida camisinha feminina que, de certa forma, pode ser considerada uma maneira cortar a menstruação antes do sexo.

Além de evitar a gravidez e proteger contras DSTs, quando usada no período menstrual a camisinha feminina não deixa que o pênis do parceiro entre em contato com oi fluxo menstrual. E se a sua preocupação é cortar o clima ma hora de colocar a camisinha, saiba que ela pode ser colocada até 8 horas antes da relação.

Tire todas as suas dúvidas em: Como usar a camisinha feminina

Algodão na vagina estanca a menstruação?

É mais comum do que você possa imaginar as histórias de pessoas que precisaram usar o algodão como absorvente para estancar a menstruação. Afinal, se os absorventes internos são feitos de algodão, por que não usar um chumaço de algodão no lugar deles?

A verdade é que existem poucas pesquisar sobre o assunto e que os absorventes internos são feitos de uma composição de algodão com outros produtos sintéticos. É verdade que um algodão na vagina pode até conter o fluxo menstrual por algumas horas, mas também pode absorver a lubrificação natural, causando um desequilíbrio na flora vaginal, além da anatomia que não é das mais simples na hora de tirar o algodão.

Para evitar o estresse do 'algodão que desapareceu dentro da vagina' (apesar de eles nao sumirem, só ficam escondidos), prefira a versão que foi realmente desenvolvida para isso: o absorvente interno. Sua teoria, nada mais é do que estancar a menstruação por até 8 horas.

Leitura complementar: Como usar o absorvente interno corretamente

Estou menstruada e quero interromper, como faço?

Converse com seu médico. Se a sua intenção não era exatamente estancar o sangue do fluxo menstrual, mas sim fazer a menstruação parar de descer, saiba que sem o acompanhamento de um ginecologista nenhum truque para cortar a menstruação é 100% garantido. Como nós explicamos no artigo sobre 'Como parar a menstruação imediatamente - É possível?', muitos deles fazem parte da sabedoria popular e não têm uma comprovação científica.

No artigo citado você encontra um dossiê de técnicas que podem ajudar a diminuir o fluxo menstrual ou cortá-lo, em alguns casos. Estamos falando de algumas técnicas como:

  • Remédios para cessar a menstruação;
  • Chás para cortar a menstruação;
  • Parar a menstruação com gelatina;
  • Vinagre ou limão para suspender a menstruação.

Leitura complementar: Como para a menstruação no meio do ciclo

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como estancar a menstruação por 1 dia, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.