Partilhar

Como estimular a ovulação

Por Elisabeth Mamede. Atualizado: 22 janeiro 2018
Como estimular a ovulação
Imagem: blog.clinipam.com.br

O sonho de se tornar mãe é presente na vida de várias mulheres, porém nem sempre esse sonho é tão simples de ser alcançado por vários motivos, um deles é a ovulação. Algumas mulheres apresentam problemas na ovulação e com isso encontram dificuldades de engravidar. Uma das maneiras de aumentar a probabilidade de engravidar é estimular a ovulação. Mais como estimular a ovulação? Hoje você vai descobrir aqui no umComo.com.br maneiras para te ajudar a estimular a ovulação.

Também lhe pode interessar: Como funciona a ovulação

Alimentação para estimular a ovulação

A alimentação da mulher pode ser uma aliada nessa luta, vários hábitos alimentares podem lhe ajudar a estimular a ovulação. Um exemplo é o inhame, esse alimento é rico em Vitamina B6, que por sua vez é uma vitamina ligada diretamente à fertilidade da mulher e do homem, o inhame é rico também em Diosgenina que é outra propriedade poderosa aliada à fertilidade. Você pode consumir o inhame de várias maneiras, entre elas as mais comuns são o inhame cozido e o chá de inhame. Para fazer esse chá de inhame você vai precisar de:

  • 1 copo de água;
  • casca de 1 inhame.

Ferva por 5 minutos o copo de água junto com a casca do inhame, deixe o chá esfriar, coe e o seu chá estará pronto para ser consumido.

Outros alimentos também podem ser inseridos na alimentação da mulher com o intuito de auxiliar na ovulação. Alguns deles são: leite integral, melancia, mamão, papaia, cenoura, abóbora, caqui, atum, sardinha, iogurte, fígado, ovos, peito de frango, salmão, carne vermelha, magra e o fígado. Todos esses alimentos possuem propriedades que auxiliam a estimular a ovulação de forma natural na mulher através das propriedades que esses alimentos possuem.

Como estimular a ovulação - Alimentação para estimular a ovulação
Imagem: verduraslegumesprocessados.com.br

Hábitos para estimular a ovulação

Alguns hábitos podem influenciar no estilo de vida das mulheres, e consequentemente refletem em problemas de ovulação. Assim é importante que você evite a prática desses hábitos prejudiciais para a ovulação que são:

  • Sobrepeso;
  • Uso de drogas;
  • Stress;
  • Sedentarismo;
  • Abuso no consumo de álcool;
  • Ser fumante;
  • Cafeína.

Tomar esses cuidados irá lhe ajudar a ter um ciclo de ovulação mais correto e preciso. O recomendado é que você leve uma vida saudável, procure sempre praticar exercícios físicos, tenha uma alimentação saudável ingerindo frutas, verduras e carnes e ter o acompanhamento de um médico.

Acompanhamento médico

Ter um acompanhamento médico é fundamental para qualquer tipo de tratamento relacionado à sua saúde. Um médico deve avaliar a sua condição e assim determinar qual o melhor tipo de tratamento a ser realizado. Existem atualmente vários métodos para auxiliar a mulher a estimular a ovulação, entre esses métodos existem medicamentos que podem ser utilizados com orientação médica como o Clomifeno (Clomid), e a Gonadotrofina sintética, esses medicamentos são comprimidos que em sua composição possuem substâncias que agem como indutores para o amadurecimento dos óvulos. Porém a utilização desses medicamentos pode causar efeitos colaterais, por esse motivo se faz necessário todo acompanhamento médico durante o tratamento. Existem também injeções utilizadas no tratamento que é o caso das que contém gonadotrofinas, que também é usada para estimular os folículos, e assim facilitar a fecundação do óvulo.

Confira também este artigo para esclarecer a dúvida: Dor no pé da barriga pode ser ovulação?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como estimular a ovulação, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como estimular a ovulação

Como estimular a ovulação
Imagem: blog.clinipam.com.br
1 de 2
Como estimular a ovulação

Voltar ao topo da página