Partilhar

Como estimular um bebê de 3 meses

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como estimular um bebê de 3 meses

Ainda que antes de ter um bebê você pudesse pensar que um bebê de 3 meses só come, chora, faz cocô e dorme, agora vai se dar conta de que estava muito enganada. Um bebê de um mês já começa a reconhecer o rosto da sua mãe, e de seu pai se o vir com frequência. Começa a imitar alguns gestos e caretas e distingue cores e luzes, por este motivo é importante começar a estimular o nosso bebê ao terceiro mês de vida. Para saber como o deve fazer, neste artigo de umComo vamos contar para você como estimular um bebê de 3 meses.

Também lhe pode interessar: Como estimular um bebê de 4 meses

Sorria para o seu bebê

Aos três meses o bebê sorri habitualmente não só para os seus pais mas para todo mundo que lhe dá atenção, e inclusive só com olhar ou brincar com algo ele sorrirá. Este é um bom momento para estimular o bebê, fazer com que sorria e que comece uma vida plena com um sorriso nos lábios. Por isso, nada melhor que estimular o seu bebê de 3 meses falando para ele, olhando e sorrindo muito, vai ver como ele lhe vai retribuir com um sorriso delicioso.

Dance e cante

Aos três meses é um bom momento para incorporar a dança na vida do bebê para estimular não só a audição mas também o equilíbrio. Uma boa forma é colocar o seu bebê no colo e dançar com ele. Verá como ele irá gostar e rir muito. A música é um dos melhores estímulos para o bebê durante os primeiros meses de sua vida.

Cantarolar para o seu bebê também é outra forma de estimular o seu bebê, vai ver como ao fazer isso, o seu bebê também ficará mais vocal e começará a querer cantar consigo também. Para além disso, com estes momentos você aumentará o vínculo afetivo que tem com o seu filho.

O jogo dos objetos

No terceiro mês de vida do nosso bebê já podemos fazer o jogo dos objetos, pegamos em uns quantos objetos do seu quarto e colocamos ao seu lado. Depois vá pegando em um objeto de cada vez e repetindo "o relógio do papai", "o suéter da mamãe", cuidado em usar coisas como o celular, já que depois pegará nesses objetos. Desta forma, o seu bebê começará a assimilar o objeto com o seu nome.

Como estimular um bebê de 3 meses - O jogo dos objetos

A música

Mais ou menos com dois meses de vida, uma das formas que tem de estimular muito o seu bebê é colocar alguma música, no início é normal que goste mais da música clássica, algo mais tranquilo, à medida que fique um pouco maior, gostará mais de música mais animada.

Brinquedos e banho

Aos três meses de idade, os brinquedos favoritos do bebê por norma são os chocalhos e guizos pois já os conseguem segurar nas mãos. Certifique-se de ter, pelo menos, estes brinquedos de os colocar nas suas mãozinhas e fazer ele balançar para ouvir o barulho. Vai ver como ele vai perceber e começar a fazer isso sozinho. Colocar os seus brinquedos favoritos na frente dele para que ele os tente pegar com as mãos, também é uma boa forma de estimular o seu bebê.

O banho também é um dos momentos em que pode estimular o seu bebê, leve brinquedos flutuantes para o banho para tornar esta atividade mais divertida para ele. Brinque com ele, faça espuma, cante, espirre água e observe as suas reações.

Como estimular um bebê de 3 meses - Brinquedos e banho

Rotina

Bebês, no geral, precisam de uma rotina pois isso é fundamental para eles se desenvolvam naturalmente. Você pode ver que o seu bebê já está habituado à rotina quando reage negativamente a barulhos ou a mudanças.

Agora que já sabe estimular o seu bebê de 3 meses, não perca as dicas que temos para si sobre como estimular um bebê de 4 meses.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como estimular um bebê de 3 meses, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como estimular um bebê de 3 meses

Como estimular um bebê de 3 meses
1 de 3
Como estimular um bebê de 3 meses

Voltar ao topo da página