Partilhar

Como estimular um bebê de 4 meses

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como estimular um bebê de 4 meses

Se antes de ter um filho você pensava que um bebê de 4 meses só comia, chorava, fazia cocô e dormia, agora você vai perceber que estava muito errada. Um bebê de um mês já começa a reconhecer o rosto de sua mãe e de seu pai (se o vir com frequência). Começa a imitar alguns gestos e caretas e distingue cores e luzes, por este motivo é importante começar a estimular o nosso bebê no quarto mês de vida. Para isso, o umComo vai dar algumas dicas para que saiba como estimular um bebê de 4 meses.

Também lhe pode interessar: Como estimular um bebê de 3 meses

Estimular com objetos e jogos

Os 4 meses são um momento fundamental para o desenvolvimento do bebê. Neste momento já podemos introduzir jogos de construção com peças; lembre-se que as peças não devem ser muito pequenas porque existe o risco de as colocar na boca. Os melhores jogos para estimular um bebê são os jogos de madeira com beiradas arredondadas e de várias cores.

Como estimular um bebê de 4 meses - Estimular com objetos e jogos

Tentando falar

O bebê aos quatro meses começa a balbuciar e ensaiar algum garganteio; neste momento temos que estimular a repetição disso e fazer um reforço positivo quando fizer direito, para que assim se sinta estimulado para repetir.

Como estimular um bebê de 4 meses - Tentando falar

O senso de humor

Pode parecer estranho mas o bebê desenvolve o seu senso de humor aos quatro meses, é então quando começa a dar gargalhadas.

Dançar e cantar

Aos quatro meses é um bom momento para dançar e cantar com o seu bebê as suas músicas favoritas. É importante que sigamos ritmos com uma cadência similar, fácil e simples; é o que seu bebê vai gostar mais. Verá como gosta e dá risada.

Estimular o olfato

Aos quatro meses, alguns especialistas já consideram que o bebê está preparado para começar a estimular o olfato e distinguir cheiros, por isso um bom exercício de estimulação é pegar no nosso bebê ao colo e levá-lo à cozinha, deixando ele cheirar diferentes coisas que temos aí; depois de cada produto é preciso repetir várias vezes o nome do objeto.

O banho e as bolas de sabão

Nesta idade os bebês adoram as bolas de sabão; se achar que está de mau humor, faça bolas de sabão e veja como muda de rosto rapidamente. Além disso, o banho é outro momento ótimo para estimular todos os seus sentidos, tato, olfato, colocando sais aromáticos na água e cantando. Sem dúvida qualquer lugar é bom para estimular o seu bebê.

Como estimular um bebê de 4 meses - O banho e as bolas de sabão

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como estimular um bebê de 4 meses, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como estimular um bebê de 4 meses

Como estimular um bebê de 4 meses
1 de 4
Como estimular um bebê de 4 meses

Voltar ao topo da página