Partilhar

Como evitar a coceira vaginal

Como evitar a coceira vaginal
Imagem: circuitoglobal.com

A coceira ou prurido genital é uma condição incômoda que não só gera mal-estar, mas também pode chegar a afetar o nosso dia a dia, impedindo-nos de realizar atividades cotidianas até não solucionar esta situação. A coceira vaginal costuma ser um sintoma de diversas condições, por isso, quando aparece é importante visitar o ginecologista para encontrar sua causa e resolver a situação de forma adequada. Mas sem dúvida a prevenção também é importante, por isso em umComo.com.br explicamos como evitar a coceira vaginal e melhorar sua saúde íntima.

Também lhe pode interessar: Como aliviar a coceira vaginal
Passos a seguir:
1

A coceira vaginal costuma ocorrer como um sintoma comum em mulheres que estão sofrendo mudanças hormonais, como a gravidez, a amamentação ou a menopausa, e que causam secura vaginal. Este ressecamento, além de ser incômodo no dia a dia, afeta também os encontros sexuais, impedindo que sejam do todo prazerosos e gerando desconforto e dores.

Para evitar esta condição é possível recorrer a diversos cremes e géis de uso tópico, como é o caso de Vaginesil que ajuda a combater a secura e a diminuir a coceira vaginal.

2

Para evitar a coceira vaginal originada pela proliferação de fungos na zona íntima, é importante que a área esteja sempre seca e adequadamente ventilada, por isso recomenda-se o uso de roupa íntima de algodão, evitando outros materiais que não permitam a adequada ventilação da zona.

3

Evite todo o tipo de fragrâncias ou perfumes para a zona íntima, que podem afetar o pH desta área, causando ressecamento e coceira vaginal. Também não é recomendável o uso de sabões perfumados ou de produtos antibacterianos, o adequado é usar um sabonete especial para a zona que contenha pH neutro.

4

Outro aspecto importante a ter em conta para evitar a coceira vaginal é secar muito bem a área após o banho com uma toalha limpa que use apenas para a zona genital. Lembre-se de que se a umidade fica presente na vagina, é possível não só sentir coceira, mas também, com o passar do tempo, este hábito acaba por produzir a formação de fungos na zona.

5

Lembre-se de que se sente coceira vaginal e desconforto com frequência, será necessário visitar seu ginecologista para descobrir a razão deste sintoma e resolver o problema o quanto antes.

Sugestão para você: Bolinhas na vagina, o que pode ser? - Espinhas e problemas relacionados

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar a coceira vaginal, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como evitar a coceira vaginal

1 comentário
Kamila
Mim de um dica sobre como eu posso fazer para parar com essa cocheira horrível
Editor umComo.com.br
Oi Kamila, veja este artigo lá encontrará remédios caseiros para a coceira na vagina: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-remedio-caseiro-para-coceira-na-vagina-14954.html

Como evitar a coceira vaginal
Imagem: circuitoglobal.com
Como evitar a coceira vaginal

Voltar ao topo da página