Partilhar

Como evitar a desidratação

Como evitar a desidratação

Entende-se por desidratação o fato de o nosso corpo perder uma quantidade excessiva dos seus fluídos naturais a partir de fatores externos e/ou internos, um estado que têm inúmeras consequências negativas para o nosso organismo. Embora exista uma população com maior risco de se desidratar (crianças, pessoas da terceira idade, trabalhadores expostos ao sol...) todos nós podemos sofrer uma desidratação se não ingerirmos líquidos suficientes. É recomendável beber diariamente no mínimo 2 litros e ter especial atenção durante os meses de verão, uma vez que o calor contribui para a desidratação. Para saber a melhor forma de o evitar, em umComo.com.br explicamos-lhe como evitar a desidratação.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da desidratação
Passos a seguir:
1

Deverá saber quando tem falta de água. Os principais sintomas são: sensação de sede, desconforto, irritabilidade, fraqueza dor de cabeça, tonturas, cãibras musculares. De fato, quando surge a sensação de sede já costuma existir uma certa desidratação, por isso devemos evitá-la e beber antes disso.

2

Antes de transpirar, beba. Especialmente no verão, porque se perde mais água, e beber converte-se em algo indispensável. Pode combinar a água com sucos, infusões ou outras bebidas refrescantes. É recomendável beber um total de 2 litros diariamente.

3

Hidrate-se durante o exercício físico. Com o esporte e a atividade física, transpiramos mais e é por isso que devemos ingerir mais líquidos para assim evitar a desidratação.

4

Também é importante comer alimentos ricos em água, como a fruta, as hortaliças e as verduras.

5

Evite o consumo de bebidas alcoólicas, uma vez que têm um efeito diurético, o que fará com que tenha de urinar mais vezes e consequentemente se desidrate.

6

Tente não sair durante o pico do horário solar (entre as 12 e as 16 horas) ou resguarde-se em lugares frescos ou com ar condicionado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar a desidratação, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Lembre-se que a desidratação não é apenas um tema de verão.
  • Tenha sempre à mão uma garrafa de água que lhe lembre a necessidade de beber.

Escrever comentário sobre Como evitar a desidratação

1 comentário
GILBERTO PEREIRA DE SOUZA
k matéria brilhante agradeço a todos que a seta matéria fez com muito capricho e coração bondosa que ajuda a tantas gente que se encontram doente eu desde já lhes agradeço de todo os seus esforços obrigado Gilberto p. de souza

Como evitar a desidratação
Como evitar a desidratação

Voltar ao topo da página