Como evitar a enxaqueca

Como evitar a enxaqueca

A enxaqueca é uma das dores de cabeça mais comuns entre a população que se manifesta com episódios que ocorrem de forma repetitiva com intensidade diferente. No geral, é uma cefaleia que pode estar acompanhada de sintomas como náuseas, vômitos, sensibilidade à luz e ao ruído, palidez e mudanças de temperatura. Há alguns fatores que aumentam o risco de sofrer dela e que, por isso, convém evitar adotando algumas medidas ou hábitos de vida saudáveis que, pelo contrário, ajudam a reduzir o aparecimento de episódios de enxaqueca. Preste atenção às recomendações deste artigo de umComo, que lhe servirão para evitar a enxaqueca e melhorar o seu bem-estar físico e mental.

Passos a seguir:
1

No caso dos seus episódios de enxaqueca serem bastante frequentes ou interferirem de forma habitual na vida cotidiana do paciente, impossibilitando-o de realizar as suas atividades diárias com normalidade, pode ser necessário tomar um medicamento preventivo enquanto não apresenta esta dor de cabeça intensa. Este tratamento preventivo deve ser receitado, em todos os casos, pelo médico uma vez que será ele quem deve decidir qual é o medicamento mais adequado para si, assim como a dose ideal a tomar que ajude a reduzir os episódios de enxaqueca.

2

Uma dieta equilibrada e adequada também é um dos fatores chaves na prevenção da enxaqueca, pois demonstrou-se que há certos alimentos que podem ajudar a reduzir o seu aparecimento e a aliviar a dor que origina. E que, pelo contrário, há outros que contêm substâncias que podem ser desencadeadores deste tipo de cefaleia.

  • Será conveniente que na sua dieta inclua alimentos como vegetais de folha verde, peixes azuis e brancos, frutas ricas em vitamina C, azeite de oliva, proteínas animais magras e cereais integrais.
  • Pelo contrário, deverá evitar ou moderar o consumo de embutidos, enlatados, alimentos gordurosos, doces, comidas muito condimentadas, chocolates, bebidas alcoólicas ou com cafeína, etc.
3

Além da dieta, é importante também que evite determinadas práticas como o jejum prolongado. Este provoca uma diminuição dos níveis de açúcar no sangue, algo que o torna muito mais vulnerável a sofrer de dores de cabeça e ser vítima de um episódio de enxaqueca. Não se esqueça também de se manter bem hidratado bebendo entre 1,5 e 2 litros de água diários, especialmente quando se encontrar em climas quentes, uma vez que as altas temperaturas também aumentam o risco de sofrer de cefaleias.

4

Um dos principais fatores que desencadeiam as dores de cabeça é, em muitos casos, as alterações do sono, pelo que dormir bem e descansar as horas suficientes por dia são medidas importantes para evitar a enxaqueca. Se tem problemas de insônia de forma regular, o melhor é consultar o seu médico uma vez que poderia precisar de algum tratamento que lhe ajude a dormir bem. No caso de ocorrer de forma pontual, pode por em prática os conselhos que lhe mostramos no artigo Como tratar a insônia.

5

Aprender a relaxar e a lidar com as situações que lhe causam estresse, será de grande ajuda também para reduzir o aparecimento de episódios de enxaqueca. Realizar exercício físico de forma regular, tomar banhos relaxantes, massagens com óleos essenciais suaves, fazer atividades como ioga ou pilates, etc., são boas alternativas que lhe servirão para liberar tensões e diminuir as sobrecargas musculares.

6

Além destes conselhos para evitar a enxaqueca, também é recomendável que não se exponha a certos fatores desencadeadores, como por exemplo as mudanças bruscas de iluminação, luzes intermitentes ou passar demasiado tempo em frente à tela do computador ou da televisão. Tente descansar a vista com bastante frequência e, sobretudo, não se esqueça de proteger os seus olhos com óculos quando estiver exposto à luz solar.

Por outro lado, evite uma exposição excessiva a ruídos muito fortes e/ou cheiros penetrantes ou demasiado intensos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar a enxaqueca, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.