Como evitar a prisão de ventre

Como evitar a prisão de ventre
Imagem: diarioportal.com

Quando nossos intestinos não funcionam de forma regular e não conseguimos fazer nossas necessidades com a frequência normal, sofremos de algo chamado prisão de ventre. Esta condição é muito incômoda e chata, pois gera inflamação e dor abdominal que pode interferir na vida diária do paciente. Mas evitar a prisão de ventre é possível se realizarmos algumas mudanças na nossa rotina com o intuito de melhorar também nossa saúde. Em umComo.com.br explicamos como evitar a prisão de ventre e se sentir muito melhor.

Passos a seguir:
1

O funcionamento regular do intestino pode ser alterado por quatro fatores fundamentais:

  • Uma dieta pobre em fibra
  • Pouca ingestão de água
  • Vida sedentária
  • Demora ou adiamento da hora de ir ao banheiro
2

Considerando estas quatro causas fundamentais, para evitar a prisão de ventre o primeiro passo é prestar atenção na nossa alimentação. As pessoas saudáveis, que possuem uma alimentação equilibrada e variada, costumam ter um trânsito intestinal regular, mas quem possui uma dieta pobre em nutrientes sofre muitas vezes de prisão de ventre. Para acrescentar mais fibra em sua alimentação recomendamos:

  • Consumir alimentos ricos em fibra como cereais integrais, frutas frescas com casca e vegetais frescos. Siga as recomendações da pirâmide alimentar e alimente-se com as porções sugeridas nela.
  • Prefira sempre os cereais e produtos integrais ao invés dos refinados ou processados, dessa forma você acrescenta a fibra necessária em sua dieta.
  • Escolha os carboidratos complexos ao invés dos simples, pois eles possuem uma grande contribuição em fibra.
Imagem: farmamonica.wordpress.com
3

As pessoas que consomem pouca quantidade de água por dia costumam sofrer de prisão de ventre. Isso acontece porque o líquido favorece os movimentos intestinais regulares, e é fundamental para ir de forma adequada ao banheiro. Se deseja evitar a prisão de ventre beba mais água diariamente, pelo menos 1,5 litros ao dia, e mais do que isso caso pratique atividade física de forma regular ou caso more em um lugar com clima muito quente.

4

A atividade física não só beneficia nosso corpo, mas também favorece de muitas formas nossa saúde. Uma das principais vantagens do exercício é que ajuda a favorecer e regular o trânsito intestinal evitando a prisão de ventre. As pessoas sedentárias são mais propensas a ter prisão de ventre do que as que fazem exercício com frequência. Por isso, iniciar uma rotina de exercício diária conforme sua idade e resistência é fundamental para melhorar sua saúde gastrointestinal.

5

Outro fator que propicia a prisão de ventre é demorar ou adiar o momento de ir ao banheiro. Quando sentir vontade de defecar você deve ir ao banheiro nesse momento, pois adiá-lo favorece a prisão de ventre e além disso provoca um quadro de inflamação e dores estomacais que pode lhe fazer sentir muito mal.

Alguns especialistas recomendam estabelecer horários para ir ao banheiro, de preferência nas primeiras horas do dia, desta forma garantimos nossa saúde intestinal e evitamos o intestino preso.

6

Se você realizou todas estas mudanças em sua vida de forma constante, e inda assim não consegue evitar a prisão de ventre, é importante visitar um gastroenterologista para uma revisão completa que ajude a descobrir qual é a causa dela. Além disso, se o quadro apareceu de forma repentina e sem razão aparente, também é conveniente ir ao médico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar a prisão de ventre, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.