Partilhar

Como evitar a queimação no estômago

Como evitar a queimação no estômago

Se depois de comer você normalmente sente uma sensação de queimação ou acidez na parte superior do estômago, o mais provável é que sofra de azia. Este problema ocorre quando o ácido responsável por começar a digestão volta para o esôfago, que é a parte do tubo digestivo que une a boca com o estômago. Existem várias causas que podem levar ao aparecimento deste refluxo gastroesofágico e, considerando algumas medidas simples, é possível prevenir e desfrutar de uma digestão melhor depois de ingerir os alimentos. Preste atenção aos conselhos que damos a você neste artigo de umComo sobre como evitar a queimação no estômago.

Também lhe pode interessar: Como evitar o estômago pesado
Passos a seguir:
1

Uma das principais medidas recomendadas para prevenir a queimação no estômago é evitar, na medida do possível, comidas muito abundantes. O melhor é fazer entre 5 e 6 refeições por dia com porções mais reduzidas de alimentos leves, desta forma o estômago não estará tão cheio, a digestão acontecerá de forma adequada diminuindo as possibilidades de produzir refluxo e, portanto, acidez estomacal.

Além disso, é aconselhável dedicar no mínimo 20 minutos para comer, já que muitas vezes a queimação estomacal é consequência de comer muito depressa e podem aparecer outros problemas gastrointestinais, como gases ou flatulência, sensação de peso e inchaço abdominal.

Como evitar a queimação no estômago - Passo 1
2

Por outro lado, certos alimentos (devido à sua composição) acentuam o risco de sofrer de queimação no estômago ou acidez, por isso convém identificá-los para evitar ou moderar o seu consumo. São eles:

  • Chocolate.
  • Café e bebidas com cafeína.
  • Bebidas alcoólicas.
  • Refrigerantes.
  • Tomate.
  • Alho e cebola.
  • Alimentos cítricos.
  • Vinagre.
  • Alimentos picantes.
  • Frituras.

Pelo contrário, se sofrer com frequência de queimação ou acidez, existem algumas regras a seguir que favorecem a saúde gastrointestinal do paciente; descubra quais são consultando o artigo O que comer se tenho azia.

Como evitar a queimação no estômago - Passo 2
3

Se tem o hábito de se deitar logo depois de comer, saiba que esta prática pode provocar o aparecimento de queimação ou fazer com que sejam mais intensas. É sempre aconselhável comer umas 2 ou 3 horas antes de se deitar, principalmente ao jantar, caso contrário o estômago não conta com o tempo suficiente para se esvaziar e o bom descanso pode ser interrompido pela sensação de queimação ou refluxo.

Como evitar a queimação no estômago - Passo 3
4

Da mesma forma, também não é conveniente fazer exercício físico ou praticar esporte logo depois de comer. Para evitar a queimação no estômago é importante esperar umas 2 horas antes de fazer atividades de alto impacto ou atividades onde tenha que se mexer com muita intensidade. Por outro lado, é recomendável sair para caminhar a um ritmo suave, já que isso favorece o processo digestivo.

Como evitar a queimação no estômago - Passo 4
5

Muitas vezes ainda que o jantar seja cedo, o refluxo gastroesofágico aparece da mesma forma; nestes casos, a recomendação dos especialistas consiste em dormir ligeiramente inclinado. Isto é, deve manter a parte do tronco superior um pouco mais elevada que a inferior colocando almofadas ou calços de madeira sob o colchão. É importante evitar que só a cabeça e a parte dos ombros fiquem elevados, já que isso poderia piorar ainda mais a sensação de azia.

Dica: Acesse também esse artigo que indica os remédios caseiros caseiros para duodeno inflamado.

Como evitar a queimação no estômago - Passo 5

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar a queimação no estômago, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como evitar a queimação no estômago

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
dinardo novais
sinto queimação forte, muito gases(peidos mesmo), queima ate próximo a ruela. o que pode ser?

Como evitar a queimação no estômago
1 de 6
Como evitar a queimação no estômago

Voltar ao topo da página