Como evitar a retenção de líquidos na menopausa

Como evitar a retenção de líquidos na menopausa

A menopausa representa uma fase difícil na vida das mulheres, já que muitas mudanças físicas acontecem ao mesmo tempo, afetando também a energia, o humor e o desejo sexual delas. Um dos aspectos causados pela redução nos níveis de estrogênio é a dificuldade para eliminar líquidos, algo que se traduz em inchaço, sensação de peso, incomodidade e inclusive alguns quilos a mais. Em umComo.com.br damos algumas dicas para considerar e saber como evitar e aliviar a retenção de líquidos na menopausa.

Passos a seguir:
1

Reduza o consumo de sal e sódio em suas refeições, assim como de comidas pouco saudáveis, frios, conservas e salgadinhos, pois eles favorecem a retenção de líquidos. Prefira ao invés disso frutas e vegetais, principalmente os de tipo diurético como o espinafre, pepino, aspargos, melão, melancia e abacaxi.

2

Mantenha-se hidratada tomando pelo menos 2 litros de água por dia; isso ajuda a eliminar as toxinas e a melhorar os problemas de secura na pele que também costumam aparecer. É um erro achar que por causa da retenção você deve consumir menos líquido, pelo contrário.

3

Opte também pelas infusões diuréticas como chá de salsinha, rabo de cavalo, folha de louro ou sálvia, ou produtos comerciais que combinam várias ervas com esse objetivo.

4

O exercício também é um grande aliado, não só para ajudar os rins em suas funções mas também para liberar endorfinas e melhorar o humor e a disposição durante a menopausa.

5

Todos os dias dedique 20 minutos a levantar suas pernas, de preferência deitada de barriga para cima na cama, com as extremidades apoiadas na parede. Isso favorece a redução do inchaço e da incomodidade.

6

Se tiver percebido que a maior parte das dores se concentram em uma área, por exemplo nas pernas, as massagens com cremes e gel frio, principalmente de eucalipto, podem favorecer a eliminação de líquidos em seu organismo.

7

Antes de terminar seu banho diário, abra o chuveiro com água fria e deixe a água cair principalmente nas áreas que mais lhe incomodam, massajando, ajudando a ativar a circulação e a reduzir a inflamação.

8

Se a incomodidade persistir muito, visite um especialista para que ele possa lhe recomendar algum tratamento, não consuma nenhum tipo de remédio sem supervisão médica.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar a retenção de líquidos na menopausa, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.