Partilhar

Como evitar a unha encravada

Por Ana Caseiro. Atualizado: 5 julho 2018
Como evitar a unha encravada
Imagem: todateen.uol.com.br

A unha encravada é um problema comum a muitas pessoas, de todas as idades e de ambos os sexos. Cientificamente chamada de onicocriptose, a unha encravada consiste em uma dor ou inflamação nos dedos, na parte lateral, causada pela unha que, lentamente, vai ferindo a pele que a contorna. Isso acontece porque a unha vai crescendo e, se não estiver corretamente cortada, vai-se sobrepondo à pele causando dor.

Tratar de uma unha encravada pode ser doloroso, mas evitá-la não custa nada e é bastante simples! Se você tem tendência para este problema, veja nesse artigo de umComo.com.br como evitar a unha encravada!

Também lhe pode interessar: Como cortar as unhas para não encravar

Cortar as unhas corretamente

Para evitar unhas encravadas é muito importante que você as saiba cortar corretamente!

Você não deverá cortar demasiado as unhas, deixando-as muito curtas, mas sim aparar o seu crescimento, ou seja, remover a parte mais branca da unha.

Ao cortar as unhas, deverá ter em atenção as suas bordas, deixando-as sempre com a sua forma natural, para que o crescimento aconteça naturalmente e no percurso correto. Nunca arredonde as laterais das unhas. Se você as cortar de forma incorreta, lime-as um pouco, para evitar que pontas ou deformações se inculquem na pele.

Como evitar a unha encravada - Cortar as unhas corretamente
Imagem: pintarunhas.com.br

Escolher calçado adequado

Uma outra causa das unhas encravadas é o calçado! Sapatos muito apertados podem fazer com que as unhas dos pés encravem e acentuam as dores.

Então, se você é propício à formação de unha encravada, deverá escolher calçado correto para si. A melhor opção é a sandália e sapato aberto, pois permite ao pé respirar e não aperta demasiado a zona das unhas. Se quiser um sapato fechado, nada de sapatos e meias apertados!

Imagens: uptowngirl.mercadoshops.com.br

Como evitar a unha encravada - Escolher calçado adequado

Manter os pés limpos

A higiene e cuidados com os pés é muito importante no combate a infeções. Se você tem tendência para criar unhas encravadas, é de extrema importância que mantenha sempre os pés bem limpos, para evitar infeções e proliferação de bactérias.

Ao lavar os pés tenha também atenção à parte interior das unhas, para que não se acumule sujidade debaixo das unhas. Use uma escovinha de unhas para remover toda e qualquer sujidade!

Evite também cortar a cutícula da unha, esta pequena pele protege as unhas e as mantém longe de bactérias e fungos.

Leia também: Como tratar uma unha roxa e o que elas podem indicar

Como evitar a unha encravada - Manter os pés limpos
Imagem: delas.ig.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar a unha encravada, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como evitar a unha encravada

Como evitar a unha encravada
Imagem: todateen.uol.com.br
Imagem: pintarunhas.com.br
Imagem: delas.ig.com.br
1 de 4
Como evitar a unha encravada

Voltar ao topo da página