Partilhar

Como evitar as aftas na boca

Como evitar as aftas na boca
Imagem: fotos.starmedia.com

As aftas ou feridas na boca são lesões que geram muita dor e incomodidade. Existem pessoas que quase nunca sofrem deste tipo de úlceras, no entanto para quem usa aparelho nos dentes ou sofre de transtornos estomacais, certos vírus ou deficiências nutricionais, as aftas na boca são um problema bastante frequente. É este seu caso? Então em umComo.com.br explicamos como evitar as aftas na boca seguindo recomendações bem simples.

Também lhe pode interessar: Por que aparecem aftas na boca
Passos a seguir:
1

São muitas as causas que dão origem às aftas na boca, e apesar das aftas terem cura, costumam ser muito dolorosas e chatas. Normalmente estas lesões, exceto em caso de mordidas ou golpes, são sintoma de outras condições, por isso para evitá-las você deverá considerar várias recomendações.

2

Em primeiro lugar para evitar as aftas na boca escove seus dentes com suavidade e escolha uma escova de dentes de cerdas macias. Muitas vezes nossa forma de escovar os dentes produz a formação de aftas pelo atrito causado nos movimentos violentos.

Também se recomenda o uso de pastas de dentes para gengivas sensíveis, bem menos agressivas do que as comuns.

3

Se tiver aparelho nos dentes ou alguma prótese, é muito importante ser cuidadoso e se certificar sempre antes de sair do consultório do dentista que não há nada lhe machucando. Um atrito com qualquer arame do aparelho ortodôntico poderia gerar uma afta dolorosa que demorasse muito para sarar.

Vá ao dentista com frequência e tenha sempre cera para aparelhos à mão.

4

É recomendável comer devagar e mastigar a comida com calma. Muitas pessoas têm aftas na boca porque mordem sempre a parte interna das bochechas ou a parte interna dos lábios ao comer. Esta lesão pode virar uma afta depois.

5

Para evitar as aftas na boca é fundamental verificar a nossa alimentação, principalmente quando ela é pobre em nutrientes. As pessoas que possuem déficit de ferro, vitamina B12, zinco ou ácido fólico costumam ter aftas com mais frequência do que as que recebem estes nutrientes.

Se achar que esse é seu problema, um simples exame de sangue poderá revelar se precisa dos nutrientes citados.

6

Uma afta que aparece sempre no mesmo lugar pode indicar que algo está errado com algum dente nessa área. Talvez alguma protuberância que você não percebeu está em atrito com uma parte específica da sua boca, causando a ferida. Neste caso é importante ir ao dentista para uma consulta.

7

Se sofre de aftas com frequência é fundamental evitar todo tipo de alimentos que irritam as feridas, como cítricos, picante, refrigerantes ou temperos muito fortes.

8

Lembre-se que se sofre de aftas na boca com frequência, é possível que seja sintoma de algum problema que você ainda não identificou. Um possível transtorno intestinal, a presença de um vírus ou um déficit nutricional são as razões mais comuns para que este sintoma apareça, por isso recomendamos consultar seu médico se este for seu caso.

Veja também: Como tratar inflamação no céu da boca

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar as aftas na boca, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como evitar as aftas na boca

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
Vivian
Sofri a vida inteira com aftas, as vezes tinha 8 ao mesmo tempo. Maa graças a Deus descobri o que causava: O LEITE DE VACA!! Foi para com ele e seus derivados que nunca mais tive! Depois descobri outras pessoas intolerantes que tinham o mesmo problema.
tatiane
Oi Vivian, como vc descobriu que tinha intolerância ao leite de vaca? ,se puder responder agradeco, sofro demais com isso e nao sei a causa.
Vivian
Oi Tatiane,Entao, tentei descobrir varias vezes, tirei frutas acidas, açucar.... finalmente ouvi um amigo trompetista dizer que nao podia tocar por causa que tinha tomado leite e estava com a boca cheia de aftas.
PRONTO! Foi tirar o leite completamente da minha dieta e as aftas SUMIRAM DE VEZ!! De qualquer modo, já sabia que o leite de vaca já não é das melhores coisas (o leite é para o bezerro!). Boa sorte!!
A sua avaliação:
Lourdes
Muito obrigada pelos esclarecimentos. Meu neto de 9 anos sofre com as aftas desde sempre. Qdo tinha 2 anos chegou a ficar internado pq não podia comer. Os pais já fizeram exames, endoscopia e nada. Vc conhece um exame específico ou um tratamento? Ele tem afta todo mês. Obrigada.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Lourdes! Neste artigo pode encontrar as principais de aftas e pode até falar nelas com o médico: http://saude.umcomo.com.br/artigo/quais-as-causas-das-aftas-15764.html
Para além disso, quando ele estiver tendo uma crise existem alguns remédios caseiros que podem ajudar: http://saude.umcomo.com.br/artigo/como-curar-aftas-naturalmente-16331.html
sayonnara
e nao tem outro modo
luis
oi Sara amo suas postagens parabens!
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Luis! É sempre bom obter um feedback tão positivo dos nossos queridos leitores. Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Adriana
Quem tem problema de estomago como refluxo costuma ter mais aftas ?
Ana
sim, a doença do refluxo gastroesofágico ou outros problemas estomacais podem causar aftas, assim como estresse, ansiedade e etc.

Como evitar as aftas na boca
Imagem: fotos.starmedia.com
Como evitar as aftas na boca

Voltar ao topo da página