Partilhar

Como evitar as cãibras na gravidez

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como evitar as cãibras na gravidez
Imagem: helpmesleep.us

As cãibras são uma contração involuntária dos músculos e são bastante comuns durante a gravidez, especialmente a partir do segundo e terceiro trimestre de gestação. Este incômodo costuma surgir principalmente na panturrilha e no dedão do pé, sendo que não significa que há algo de errado com você ou com o bebê. As cãibras na gravidez podem ocorrer por diferentes motivos, pode ser pelo excesso de peso, uma falta de minerais como o potássio, magnésio ou o cálcio, falta de exercício físico ou devido a alterações no sistema circulatório causadas pelo bebê. Para evitar esta incômoda sensação existem algumas dicas que você pode seguir, por isso continue lendo este artigo de umComo e saiba como evitar as cãibras na gravidez.

Também lhe pode interessar: Como evitar as varizes na gravidez
Passos a seguir:
1

Uma vez que as cãibras na gravidez podem ocorrer devido a uma falta de minerais, uma das coisas que pode fazer para prevenir este incômodo é consumir alimentos ricos em potássio, magnésio e cálcio. Leite e derivados, couve, espinafre, banana, uva, amora e ameixa são apenas alguns dos alimentos que você pode ingerir para evitar as cãibras na gravidez. Fique por dentro de outros alimentos ricos em minerais nestes artigos:

Como evitar as cãibras na gravidez - Passo 1
2

O exercício físico é essencial durante toda a gravidez, mas claro que este deve ser intensidade baixa a moderada e sempre sob a supervisão do seu médico. Um dos benefícios do exercício na gravidez é que aumenta a elasticidade dos músculos, o que por sua vez melhora a circulação sanguínea. Fazer alongamentos antes de ir dormir, em que sinta a panturrilha a esticar, vai ajudá-la a evitar que as cãibras ocorram, pois costuma ser durante a noite que elas são mais frequentes.

Além dos alongamentos, as caminhadas são outro dos exercícios que podem ajudar a diminuir a ocorrência deste incômodo.

Imagem: 5fit.com.br
3

Se o seu trabalho exige que fique sentada durante longos períodos de tempo, deve levantar-se de vez em quando para esticar as pernas e fazer uma pequena caminhada. Também é importante que evite ter as pernas cruzadas, pois isso prejudica a circulação sanguínea nas pernas. Além disso, também deve ter um cuidado especial à postura que adota, que deve ser sempre ereta e, evitando estar muito tempo sentada ou de pé.

Imagem: blog.criobanco.com.br
4

Tomar um banho quente antes de se deitar também pode ajudar a evitar as cãibras à noite. E se dormir com os pés levemente levantados, isso também vai ajudar a facilitar a circulação sanguínea.

5

Outra dica que lhe pode ajudar a evitar as cãibras durante a gestação é evitar o uso de roupas apertadas e o salto alto, pois isso não facilita o fluxo sanguíneo.

6

Caso não consiga evitar a cãibra, uma das coisas a fazer quando esta incômoda sensação se instala é alongar e massagear o músculo afetado. Deverá estender a perna e flexionar os dedos dos pés e tornozelos para cima. Além disso, deverá aplicar uma bolsa quente no local afetado.

Imagem: universojatoba.com.br
7

Se esta dor for constante e não ocorrer de forma ocasional, se além de dor tiver o local inchado, vermelho ou sentir sensibilidade, deverá consultar o seu médico o quanto antes. Isto porque as grávidas são um grupo de risco de trombose. Para ficar a par dos sinais de alerta de trombose, saiba que esta condição tem como sintomas dor nas pernas, em especial nas panturrilhas, sensação de queimação no local afetado, inchaço da perna afetada e mudanças na cor da pele do local afetado pela condição.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar as cãibras na gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como evitar as cãibras na gravidez

Como evitar as cãibras na gravidez
Imagem: helpmesleep.us
Imagem: 5fit.com.br
Imagem: blog.criobanco.com.br
Imagem: universojatoba.com.br
1 de 5
Como evitar as cãibras na gravidez

Voltar ao topo da página