Como evitar as dores musculares


Depois de algum tempo sem atividade física ou apesar de treinar sempre, ao se submeter a um esforço muito intenso é normal sentir dores musculares incômodas no dia seguinte produzidas pelo dano nas fibras musculares. Se estiver pensando em se matricular na academia, começar a praticar um esporte ou aumentar seu treinamento, então com certeza lhe interessa saber como evitar as dores musculares. Em umComo.com.br damos-lhe algumas dicas úteis para o conseguir.
O primeiro passo para evitar as dores musculares é fazer um aquecimento prévio antes de iniciar qualquer atividade física que precise de esforço. Se por exemplo planeja correr, caminhe antes por pelo menos cinco minutos aumentando o ritmo pouco a pouco.
Depois de aquecer deverá passar ao alongamento, que é fundamental para preparar seus músculos de maneira adequada. Estique os músculos que você trabalhou no aquecimento e os que sabe que usará para a atividade, não tenha pressa e dedique alguns minutos a esta tarefa.
Vá devagar, aumentando a intensidade à medida que seu corpo vai se tonificando; em um dia não conseguirá o que não fez em meses, por isso não force muito ou só conseguirá dores musculares que vai ter que aguentar durante dias.
Alguns consideram que beber água com limão meia hora antes de iniciar a atividade física ajuda a diminuir a possibilidade de sofrer dores musculares, esta é uma boa dica se costuma fazer exercício mas planeja aumentar a intensidade em um treinamento específico.
Quando as dores musculares são iminentes e a dor ataca, os analgésicos são uma boa opção, assim como mergulhar os músculos afetados na água com gelo para diminuir a inflamação e a incomodidade.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar as dores musculares, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.
- Lembre-se de fazer exercício de forma saudável e aumentar a intensidade à medida que aumenta a resistência.