Partilhar

Como evitar as dores musculares

Como evitar as dores musculares

Depois de algum tempo sem atividade física ou apesar de treinar sempre, ao se submeter a um esforço muito intenso é normal sentir dores musculares incômodas no dia seguinte produzidas pelo dano nas fibras musculares. Se estiver pensando em se matricular na academia, começar a praticar um esporte ou aumentar seu treinamento, então com certeza lhe interessa saber como evitar as dores musculares. Em umComo.com.br damos-lhe algumas dicas úteis para o conseguir.

Também lhe pode interessar: Como combater as dores musculares
Passos a seguir:
1

O primeiro passo para evitar as dores musculares é fazer um aquecimento prévio antes de iniciar qualquer atividade física que precise de esforço. Se por exemplo planeja correr, caminhe antes por pelo menos cinco minutos aumentando o ritmo pouco a pouco.

2

Depois de aquecer deverá passar ao alongamento, que é fundamental para preparar seus músculos de maneira adequada. Estique os músculos que você trabalhou no aquecimento e os que sabe que usará para a atividade, não tenha pressa e dedique alguns minutos a esta tarefa.

3

devagar, aumentando a intensidade à medida que seu corpo vai se tonificando; em um dia não conseguirá o que não fez em meses, por isso não force muito ou só conseguirá dores musculares que vai ter que aguentar durante dias.

4

Alguns consideram que beber água com limão meia hora antes de iniciar a atividade física ajuda a diminuir a possibilidade de sofrer dores musculares, esta é uma boa dica se costuma fazer exercício mas planeja aumentar a intensidade em um treinamento específico.

5

Quando as dores musculares são iminentes e a dor ataca, os analgésicos são uma boa opção, assim como mergulhar os músculos afetados na água com gelo para diminuir a inflamação e a incomodidade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar as dores musculares, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Lembre-se de fazer exercício de forma saudável e aumentar a intensidade à medida que aumenta a resistência.

Escrever comentário sobre Como evitar as dores musculares

3 comentários
Janete
Faço caminhada e sinto muita dor na panturrilha, como devo me alongar?
Sara
Conceição agradecemos imenso o seu comentário :) Continue seguindo os nossos artigos!
Conceição branco
Foi muito bom ter lido sobre a retenção de líquidos pois tenho esse problema e como tenho a erva de cavalinha em casa já tenho bebido o chá de cavalinha para as articulações assim continuo a bebe-lo sem mais o meu muito obrigado PS.sempre que haja algo novo vos agradeço pois gosto de ler e de saber

Como evitar as dores musculares
Como evitar as dores musculares

Voltar ao topo da página