Partilhar

Como evitar as infeções urinárias

Por Sara Viega. Atualizado: 12 junho 2018
Como evitar as infeções urinárias

As infeções urinárias são um dos problemas mais comuns que afetam principalmente as mulheres. São vários os fatores que incidem no aparecimento de infeções urinárias, entre eles as mudanças hormonais e a atividade sexual. Por isso, em umComo.com.br, oferecemos alguns conselhos de como prevenir as infeções urinárias e manter a saúde.

Passos a seguir:
1

As infeções urinárias ocorrem quando as bactérias penetram no aparelho urinário através da uretra, podendo permanecer ali ou infectar também a bexiga, causando a infeção mais comum que conhecemos: a cistite.

As mudanças hormonais em situações como a gravidez ou a menopausa, as relações sexuais, as altas temperaturas, longos períodos sem urinar, e a presença de diversas bactérias, são alguns dos causadores das infeções urinárias. Além destas condições, existem mulheres propensas a sofrer infeções de forma contínua. Nestes casos, os cuidados devem ser intensificados.

2

Um dos primeiros conselhos para se evitar as infeções urinárias é tomar pelo menos dois litros de água por dia.

As pessoas que se hidratam pouco têm tendência a acumular mais bactérias, pois não bebem líquido suficiente para eliminá-las com frequência através da urina, sendo que a ausência de líquido aumenta a sua produção.

Como evitar as infeções urinárias - Passo 2
Imagem: pellomenos.com.br
3

Além de beber a quantidade recomendada de água por dia, é importante não segurar a vontade de urinar, um outro causador das infeções urinárias. Toda vez que tiver vontade de ir ao banheiro, faça-o, certificando-se de ter esvaziado a bexiga totalmente.

4

A higiene é fundamental para evitar o aparecimento de infeções urinárias. No momento de urinar, deve ser feita a limpeza da frente para trás e nunca ao contrário, limitando-se, dessa forma, a possibilidade de que as bactérias presentes no reto entrem em contato com a vagina.

É recomendável usar um sabão especial para a área íntima durante o banho, sem perfume e que mantenha o Ph da área vaginal, sem gerar irritações ou doenças.

5

Se as relações sexuais forem mantidas, recomenda-se urinar sempre após o coito para eliminar as bactérias presentes e reduzir a possibilidade de ter uma infeção urinária.

6

Utilize roupa de algodão que permita a ventilação adequada da área íntima. A roupa íntima deve ser trocada diariamente. Desta forma, evitamos a acumulação excessiva de bactérias.

7

Adicione à sua dieta alimentos ricos em vitamina C, que ajudarão a aumentar a acidez do Ph e a prevenir a formação de bactérias que podem causar infeções urinárias. O suco de mirtilo é um dos remédios naturais mais populares para evitar e curar as infeções urinárias.

Imagem: bemparana.com.br
8

Caso sofra de infeções urinárias frequentes, convém seguir estas recomendações e consultar o seu médico para receber um tratamento mais eficaz.

Leia também: Infecção urinária dá febre? - Sintomas moderados e GRAVES

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar as infeções urinárias, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como evitar as infeções urinárias

2 comentários
Barbara Vilas Boas
Estou apresentando perdas involuntarias de diurese durante as relações sexuais de uns tempos pra cá,,,seria o caso de procurar um ginecologista e fazer um perineoplastia ..mas tenho diabetes,,,o que devo fazer.
vera lucia galvão ramos
tenho infecçao ha muitos anos e tomo antibiótico macrodantina direto. gostaria de saber mais sobre o camberry , um novo remédio . Fiquei 3 meses sem antibiótico tomando a água alcalina mas ainda nao tenho o aparelho.

Como evitar as infeções urinárias
Imagem: pellomenos.com.br
Imagem: bemparana.com.br
1 de 3
Como evitar as infeções urinárias

Voltar ao topo da página