Partilhar

Como evitar as varizes na gravidez

Como evitar as varizes na gravidez

Uma variz é uma veia dilatada que aparece perto da superfície da pele de uma cor roxo azulado. As varizes podem aparecer pela primeira vez durante a gravidez devido à pressão que o útero exerce sobre a veia cava. Algumas varizes podem não incomodar, mas outras podem picar e doer. Neste artigo de umComo vamos lhe dar alguns conselhos para saber como evitar as varizes na gravidez.

Também lhe pode interessar: Como evitar as cãibras na gravidez

Exercício

Uma das melhores formas para evitar as varizes durante a gravidez é fazer exercício todos os dias. O movimento é a melhor maneira de estimular o sangue e ativar o sistema circulatório, por isso é necessário que caminhe um pouco diariamente. No nosso artigo como fazer exercícios durante a gravidez você descobrirá algumas alternativas.

Como evitar as varizes na gravidez - Exercício

Cuidar da postura

Sempre que estiver sentada, tente manter os pés no alto e, quando for dormir, é recomendável que os eleve com uma almofada. Tente dormir sempre sobre seu lado esquerdo, desta forma, aliviará a pressão que o útero exerce sobre a veia cava. Evite na medida do possível sentar-se com as pernas cruzadas e estar durante longos períodos de tempo sem se movimentar.

Como evitar as varizes na gravidez - Cuidar da postura

Contraste de água

As veias contraem-se e se dilatam, dependendo da temperatura, por isso, os banhos de contraste são muito eficazes para reativar a circulação. Em sentido crescente (do pé para a cintura), alterne várias vezes água temperada com água fria durante períodos de 30 segundos.

Roupa confortável

Para evitar as varizes durante a gravidez, é imprescindível que a roupa não aperte na cintura, peito ou virilha. Também é recomendável não usar sapatos de salto, pois a postura do tornozelo dificulta a circulação natural e a drenagem do pé.

Como evitar as varizes na gravidez - Roupa confortável

Massagens

Outra forma de evitar as temidas varizes é facilitando a circulação das pernas através de massagens no tornozelo, sempre em sentido crescente e com algum gel ou creme refrescante. Para isso, o mais recomendável será que outra pessoa a ajude e, se possível, que seja um profissional no assunto, uma vez que saberá a ciência certa onde deve exercer mais pressão para evitar o aparecimento de varizes.

Como evitar as varizes na gravidez - Massagens

Peso adequado

Da mesma forma, para prevenir o aparecimento de varizes durante a gravidez, será indispensável manter-se no peso adequado em cada fase da gestação. Apesar de um aumento de peso ser inevitável, o excesso de peso será um dos fatores que mais incidirão nesta questão, por isso deve seguir uma alimentação equilibrada para prevenir o sobrepeso.

Usar meias

Outra boa solução para prevenir as varizes é o uso de meias de compressão, feitas especificamente para facilitar a circulação sanguínea, inclusive durante o verão (quando podem ser mais quentes ou incômodos) o seu uso é muito benéfico. Vale referir que existem diferentes tipos de compressão, por isso deverá consultar o seu médico para saber quais são as meias mais apropriados para o seu caso e, poderá encontrá-las à venda em farmácias e lojas ortopédicas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar as varizes na gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como evitar as varizes na gravidez

Como evitar as varizes na gravidez
1 de 5
Como evitar as varizes na gravidez

Voltar ao topo da página