Como evitar frieiras nos pés e nas mãos

Como evitar frieiras nos pés e nas mãos

Com a chegada do frio a tendência é passarmos o tempo agasalhados, com muita roupa vestida, com sapatos fechados e luvas na mão. Pelo menos esse deveria ser o comportamento geral para combater o frio. O problema é que por vezes tal não acontece e por culpa do frio e também do nosso sistema circulatório pode ocorrer nas nossas mãos e nos pés, o surgimento de frieiras (geladuras) mas tal como há forma de tratá-las, existem também maneiras de evitá-las. Neste artigo do umComo vamos explicar como evitar frieiras nos pés e nas mãos, falamos das geladuras causadas pelo frio excessivo. Se quiser pode consultar o nosso artigo sobre como prevenir a frieira (micose) também conhecida por pé-de-atleta.

Sensibilidade à frieira

As frieiras são doenças na pele protagonizadas pelo frio excessivo e a falta de proteção consequente. Além disso quem tem problemas de circulação é mais propenso a contrair essa doença. Normalmente as frieiras atingem as zonas do corpo que são mais expostas ao ar e à umidade:

  • Pés;
  • Mãos;
  • Orelhas;
  • Nariz.

Também pode ocorrer mas mais raramente nos cotovelos, joelhos e zonas inferiores das pernas. As pessoas que têm maior sensibilidade e perigo de sofrer de frieiras são aquelas que demonstram maiores complicações em preservar a temperatura do seu corpo, principalmente nos locais de fácil exposição ao frio como os pés e as mãos que precisam de estar quentes. Resultando numa contração e aperto dos vasos sanguíneos que acabam por impedir o sangue de chegar em condições às extremidades do corpo. Geralmente afeta jovens mulheres e os idosos.

Sugestão: Acesse também o artigo para responder à questão "porque sinto queimação nos pés".

Evitando o problema

A melhor forma de evitar as frieiras nos pés e nas mãos é evitando que elas ocorram, no entanto as frieiras têm tratamento. Para isso é necessário determinados comportamentos e também algumas mudanças ao nível das estruturas/locais que frequenta usualmente. Aqui fica uma pequena lista do que deve fazer para as prevenir:

  • Utilizar roupas próprias para se abrigar do frio (luvas de lã, gorros, calçado adequado...);
  • Habitação bem quente;
  • Se normalmente tem frieiras, cubra essas zonas com roupa feita à base de lã;
  • Quando em casa, procure manter uma temperatura quente de baixa intensidade e massagear as áreas geralmente afetadas;
  • Pratique exercício físico regularmente para promover a circulação sanguínea, e com isso elevar o calor do corpo;
  • Evite chegar a casa e colocar as mãos e os pés à lareira ou num aquecedor. Só vai piorar. Deixe o corpo se aquecer gradualmente, enquanto vai tirando as peças de roupa a mais;
  • Evite lavar muitas as vezes as mãos devido à louça ou outras tarefas, isso vai propiciar o surgimento das frieiras;
  • Não utilize água muito quente para tratar das mãos e dos pés;
  • Não fume, pois provoca vasoconstrição;
  • Tenha uma alimentação saudável, rica em fruta e vegetais e carente em gordura.

Não deu tempo de evitar dessa vez? Confira uma lista de remédios caseiros para frieira nos pés.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar frieiras nos pés e nas mãos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.