Partilhar

Como evitar o chulé

Por Sara Viega. Atualizado: 12 maio 2017
Como evitar o chulé

Os pés com mau cheiro podem ser incômodos ou vergonhosos, mas também são muito comuns. Isto acontece porque as glândulas do suor se concentram mais nos pés do que em outras partes do corpo, podendo produzir cheiros fortes se não forem controladas. Os cheiros são causados pelo crescimento de bactérias e com frequência podem estar relacionados com o estresse, as mudanças na medicação ou os hormônios. Felizmente existem alguns remédios eficazes que podem ajudar a neutralizar este mau cheiro. Continue lendo este artigo de umComo e aprenda como evitar o chulé.

Também lhe pode interessar: Como evitar a unha encravada
Passos a seguir:
1

Lave os pés com sabão antibacteriano. Já que o mau cheiro pode ser atribuído às bactérias. Um sabão antibacteriano mata o cheiro de forma imediata. Seque bem seus pés com uma toalha limpa: um pé úmido é um terreno fértil para as bactérias.

2

Mergulhe seus pés em uma solução de chá preto. Deixe dois sachês de chá forte em meio litro de água fervendo por uns 10 minutos. Deixe que a solução esfrie e mergulhe os pés entre 30 e 45 minutos. Mais uma vez, lembre-se de secar seus pés. Um ácido natural que se encontra no chá ajuda a aliviar o cheiro a chulé com o tempo.

3

Use aerossóis para a eliminação de cheiros, eles se encontram disponíveis em farmácias do seu país. Aerossóis e talcos para os pés podem ajudar a neutralizar o chulé. Eles trabalham como desodorantes, absorvendo e mascarando os cheiros não desejados durante o dia todo.

4

Use sempre meias. Andar sem elas pode promover o cheiro a chulé. Use meias de algodão. Recomendadas por podólogos, elas respiram e ajudam a absorver o suor e o cheiro a chulé.

5

Alterne seus sapatos. Usar o mesmo par de sapatos todos os dias tornará difícil a circulação do ar neste par específico. Use sapatos de couro ou de lona. Evite os sapatos de plástico que têm tendência a promover o chulé. Sempre que possível escolha sandálias ao invés de sapatos fechados; elas expõe mais os pés ao ar e ajudam a evitar o suor.

6

Se o motivo do seu chulé for frieira, você pode tentar algum destes remédios caseiros para frieira nos pés.

Consulte um podólogo se o cheiro a chulé ficar insuportável. Eles podem receitar medicamentos ou tratamentos para aliviar o problema.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar o chulé, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como evitar o chulé

1 comentário
sandra Maria de Melo fernandes
Gostei das dicas!
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Sandra, que bom saber! Obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)

Como evitar o chulé
Como evitar o chulé

Voltar ao topo da página