Como evitar o contágio da conjuntivite

Como evitar o contágio da conjuntivite
Imagem: conjuntivite.org

Quando falamos de conjuntivite nos referimos à inflamação da conjuntiva, a membrana que recobre a parte interna da pálpebra e parte branca do nosso olho. Esta reação pode ocorrer por uma alergia mas a forma mais comum de pegá-la é por um vírus ou uma infecção, dando origem à conjuntivite viral ou conjuntivite bacteriana, dependendo do caso. Como esta doença é contagiosa, convém tomar as precauções necessárias para evitar o contágio da conjuntivite, principalmente se alguma pessoa próxima a você estiver com este problema. Em umComo.com.br vamos explicar isso para você.

Passos a seguir:
1

Apesar de muitas pessoas não darem a ela a importância que merece, um dos segredos para evitar o contágio da conjuntivite e de qualquer outra doença ocular é usar os produtos destinados aos nossos olhos de forma exclusiva. O colírio e os medicamentos oculares não devem ser compartilhados, assim reduzimos o risco de contrair conjuntivite.

2

As pessoas que usam lentes de contato normalmente são mais propensas a pegar conjuntivite, pois a manipulação das mesmas muitas vezes não é a mais adequada. Se você usa lentes de contato se lembre de nunca compartilhar as lentes, nem o líquido nem o estojo das mesmas. Sempre deverá limpar suas lentes antes de usá-las, desta forma você se certifica de diminuir a possibilidade de que as bactérias entrem em contato com seus olhos.

Se estiver com conjuntivite você não deve usar as lentes de contato até que seus olhos tenham sarado completamente.

3

Para evitar o contágio da conjuntivite, sempre que for tocar seus olhos é importante ter as mãos bem limpas. Antes de se maquiar, colocar as lentes, aplicar colírio, etc., lave as mãos. Depois de tocar seus olhos é conveniente lavar suas mãos novamente.

4

Se você maquia seus olhos nunca compartilhe os produtos que usa. As sombras, máscara de cílios e delineadores são de uso pessoal pois são uma das fontes de contágio de conjuntivite mais comuns.

5

Se compartilha o espaço com alguém que está com conjuntivite e deseja evitar o contágio, é importante que não compartilhe a roupa ou as toalhas com essa pessoa, pois o vírus e as bactérias responsáveis por esta inflamação costumam viajar de forma fácil neste tipo de tecido.

6

A conjuntivite viral ou bacteriana não se propaga só de olhar para a pessoa afetada ou estar perto dela, como alguns mitos populares dizem, por isso não há problema em ficar no mesmo espaço sempre que todos sejam precavidos.

Se seguir estas indicações conseguirá diminuir o risco de contrair conjuntivite, mantendo seus olhos saudáveis.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar o contágio da conjuntivite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.