Partilhar

Como evitar o contágio da gastroenterite

Uma das doenças virais mais comuns que afetam o sistema gastrointestinal é a gastroenterite, que provoca sintomas como a diarreia, vômitos, náuseas, etc. Apesar de não ser uma doença grave, a verdade é que produz algumas dores que ninguém gosta de ter. Por isso é muito importante tomar medidas para evitar que esta infecção se espalhe e em umComo queremos ajudar explicando como evitar o contágio da gastroenterite.

Também lhe pode interessar: Qual é o tratamento para a gastroenterite
Passos a seguir:
1

A gastroenterite é uma doença causada normalmente por um vírus, portanto o contágio é produzido por contato com uma pessoa que já foi contagiada e que expulsará os agentes patógenos através de vômitos e evacuações. Deste modo, a prevenção se encontra nas medidas de higiene e na redução da exposição do doente.

2

Também é possível que a gastroenterite seja produzida por causa da ingestão de alimentos contaminados ou estragados, devendo prestar atenção ao que possa ter sido para evitar seu consumo.

3

Se algum familiar, amigo, colega de trabalho, etc. estiver com esta doença gastrointestinal é fundamental aumentar as medidas preventivas para que o vírus não seja contagiado. Este fato é ainda mais importante no caso da gastroenterite em crianças, já que entre elas é bem mais fácil que se propague. Por este motivo, após o aparecimento dos primeiros sintomas, o paciente deverá manter repouso em casa e não ir ao trabalho ou escola.

4

Além disso, as pessoas que cuidarem ou tratarem do doente deverão lavar as mãos com frequência para prevenir um possível contágio. Caso contrário, os germes poderão chegar ao organismo e causar um contágio.

5

Pelo mesmo motivo, é imprescindível não compartilhar copos, talheres e outros utensílios enquanto a infecção gastrointestinal durar, assim como deve ser evitado o compartilhamento de objetos de higiene pessoal como toalhas.

6

Na hora de cozinhar também devem ser aumentadas as medidas de higiene, principalmente se existir a suspeita de que algum alimento causou a gastroenterite. Para prevenir esta doença, os alimentos devem ser muito bem lavados -principalmente os que se comem crus- e não devem ser consumidos produtos estragados.

7

Para saber mais sobre esta doença do sistema gastrointestinal recomendamos consultar nossos artigos:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar o contágio da gastroenterite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como evitar o contágio da gastroenterite

Voltar ao topo da página