Partilhar

Como evitar o contágio de amigdalite

Como evitar o contágio de amigdalite

A amigdalite, seja crônica ou aguda, é a inflamação das amígdalas devido a uma infecção por vírus ou bactérias. Trata-se de uma condição que provoca dor intensa na garganta, onde estes órgãos se encontram localizados, e, além disso, é contagiosa. Por isso, se alguém ao nosso redor sofre de amigdalite, é necessário redobrar as medidas de higiene e seguir determinadas recomendações para prevenir sermos contagiados. Continue atento a este artigo de umComo e saiba como evitar o contágio de amigdalite.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a amigdalite
Passos a seguir:
1

O contágio da amigdalite ocorre, geralmente, pelo contato direto com pessoas doentes através da saliva que elas podem expulsar ao tossir, espirrar ou falar, que conterá vírus ou bactérias.

2

Deste modo, se algum de seus familiares, seu companheiro(a), colegas de trabalho, etc. tiver amigdalite, você deverá tomar nota das medidas para não a contrair. É possível que a amigdalite seja transmitida tanto no período de incubação como durante os primeiros dias da doença.

3

Antes de qualquer coisa, será necessário lavar as mãos frequentemente ao estar em contato com pessoas que sofrem inflamação das amígdalas. Desta forma, evitaremos que os germes possam entrar em nosso organismo.

4

Do mesmo modo, recomenda-se evitar o uso compartilhado de copos e talheres, já que é uma fonte direta de contágio da amigdalite. Por isso, os utensílios do doente deverão ser mantidos à parte e lavados com sabão e água quente; obviamente, também não deverão ser compartilhado objetos de higiene pessoal como a escova de dentes, que inclusive se recomenda que seja substituída após a infecção.

5

Para tentar evitar o contágio de amigdalite entre crianças pequenas, também será necessário evitar que compartilhem brinquedos ou outros objetos que possam ser levados à boca. Cabe destacar que é muito frequente que a amigdalite seja transmitida entre crianças na creche ou no colégio ou se, por exemplo, você tiver vários filhos, já que inicialmente os sintomas são imperceptíveis.

6

Os beijos na boca, caso uma das pessoas esteja doente, também podem ser uma forma de contágio da amigdalite.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar o contágio de amigdalite, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

1 comentário
lucilene nascimento
Gostaria de saber por que aparecem na garganta umas bolinhas amarelas e com mal cheiro na garganta? COMO FAÇO PARA ELIMINA- LÁ . ISSO ME INCOMODA MUITO. DESDE DE PEQUENA TENHO ISSO. ME AJUDEM.

Como evitar o contágio de amigdalite
Como evitar o contágio de amigdalite

Voltar ao topo da página