O mau hálito

Como evitar o mau hálito

Como evitar o mau hálito
Imagem: anygator.com

O mau hálito ou halitose é uma das condições que gera mais problemas no dia a dia, afetando nossa autoestima e nos impedindo em muitas ocasiões de levar uma vida social normal. Conhecer as principais causas do mau hálito é importante para tentar evitá-lo e combatê-lo, e este problema que para alguns é tão limitante pode ser evitado tomando as medidas adequadas. Em umComo.com.br explicamos como evitar o mau hálito e garantir sua saúde bucal e estomacal.

Também lhe pode interessar: Como usar o funcho para o mau hálito
Passos a seguir:
1

O mau hálito pode ocorrer devido a quatro causas fundamentais:

  • Problemas bucais
  • Problemas estomacais
  • Maus hábitos
  • Como consequência de certas doenças, neste caso costuma ser temporário
2

A halitose derivada de problemas bucais costuma ser a mais comum de todas. Evitar o mau hálito deste tipo é mais fácil do que pensamos, para conseguir isso recomenda-se:

  • Usar fio dental diariamente, pois o mesmo ajuda a eliminar os resíduos de comida que ficam dentro dos dentes, favorecendo a formação de bactérias que levam ao mau hálito. Ele também ajuda a controlar a formação de placa dental.
  • Escovar bem os dentes após cada refeição, sem esquecer áreas como os molares ou a língua, com o fim de eliminar em sua maioria as bactérias. É importante escovar os dentes ao menos três vezes ao dia, nas refeições principais.
  • Utilizar enxaguador bucal na escovação ajudará a manter o bom hálito por mais tempo.
  • Se tiver problemas de perda de peças dentais é recomendável solucionar o problema, pois estes são causadores habituais do mau hálito.
  • Visitar o dentista anualmente é básico e fundamental se quiser evitar o mau hálito. Uma limpeza profissional anual ajudará a eliminar a placa acumulada que ocasiona o mau hálito, mas, além disso, esta revisão permite saber se existem problemas como cáries, gengivite ou periodontite que influenciam sua saúde bucal, produzindo mau hálito.
  • Se identificar que algo não anda bem com sua saúde bucal, vá o quanto antes a um dentista para uma revisão.
Como evitar o mau hálito - Passo 2
Imagem: misonrisa.com.mx
3

Os problemas estomacais constituem outras causas habituais do mau hálito, nestes casos a halitose não provém de nossa boca mas vem diretamente do estômago, então não importa o quanto higienizemos a boca, não conseguiremos eliminá-la. Para evitar o mau hálito deste tipo convém:

  • Não passar muito tempo em jejum, pois este hábito favorece o mau hálito. O melhor é não ficar em jejum e comer mesmo que seja em pequena quantidade.
  • Beba ao menos oito copos de água ao dia, pois isto beneficia de forma importante seu trânsito intestinal, evitando a prisão de ventre e o acúmulo de bactérias no intestino, que podem causar o mau hálito.
  • Ingira alimentos ricos em fibra, que, como a água, ajudarão a favorecer o trânsito intestinal.
  • Coma de forma saudável e mastigue lentamente os alimentos para favorecer a digestão. Os problemas digestivos também costumam ocasionar mau hálito.
  • Mantenha o tratamento e o controle médico adequado se você sofre de problemas estomacais como gastrite ou úlcera, que podem conduzir à halitose por problemas estomacais.
Como evitar o mau hálito - Passo 3
Imagem: iml.es
4

Alguns maus hábitos podem favorecer a halitose, por isso, para evitar o mau hálito convém:

  • Evitar o fumo, já que fumar aumenta a concentração de bactérias em nossa boca que geram o mau hálito.
  • Consumir alimentos muito condimentados ou com sabores muito fortes que depois é difícil eliminar, por exemplo, o alho ou a cebola.
  • Beber álcool em excesso, especialmente cerveja e whisky, pois seus compostos costumam aderir aos dentes favorecendo a formação de placa bacteriana e com isso o mau hálito.
  • Beber muito café.
Como evitar o mau hálito - Passo 4
Imagem: taringa.net
5

Doenças como a bronquite, as anginas ou amigdalite, a coriza nasal, a diabetes ou os problemas renais podem ser também causadores do mau hálito. Nestes casos o mais conveniente é visitar um especialista e obter o tratamento mais adequado para evitar o mau hálito ocasionado por estas condições.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar o mau hálito, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Jarbas
Eu tenho mau hálito muito forte não sei se porque eu tomo vários remédios pra depressão eu já não sei oque fazer
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Jarbas, nesse link você pode ver alguns remédios caseiros para combater o mau hálito: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-combater-o-mau-halito-com-remedios-caseiros-2973.html Espero que resulte com você e obrigada pelo seu comentário :)
Usuário anônimo
nao fala nada interesante que a gente ja nao saiba(ex)alguma maneira mais eficaz (EX)remedios que possa ser comprado em farmacia sem precisar de receitas ,me ajude nao suporto mais terr maau halito evito ate de ficar muito proximo as pessoas obrigada
Imagem: anygator.com
Imagem: misonrisa.com.mx
Imagem: iml.es
Imagem: taringa.net
1 de 4
Como evitar o mau hálito