Como evitar os gases intestinais ou flatulência

Como evitar os gases intestinais ou flatulência

Os gases ou flatulência intestinais podem causar dor abdominal e distensão abdominal ou inchaço. Apesar deste problema se resolver com o tempo, também é possível tomar certas medidas para prevenir os gases ou flatulência e evitar assim este tipo de incômodos. Deste modo, é importante seguir uma alimentação equilibrada e ter em conta determinadas recomendações, por isso recomendamos que consulte este artigo de umComo sobre como evitar os gases intestinais ou flatulência.

Passos a seguir:
1

Um dos fatores que têm maior importância na hora de evitar os gases ou flatulência é a alimentação, visto que determinados alimentos tornam-se difíceis de digerir e podem provocar gases intestinais. Assim, deverá evitar abusar de alimentos como:

  • Legumes.
  • Vegetais: repolho, alface, brócolis, couve de Bruxelas, etc.
  • Grãos, como o arroz e pão integral.
  • Cereais com fibra.
  • Lácteos.

Além destes exemplos, pode encontrar mais informação no nosso artigo sobre os alimentos que produzem flatulência. Também é importante destacar que algumas pessoas sofrem de gases devido a intolerâncias alimentares, como pode ser a lactose ou o glúten, pelo que deverá realizar os exames adequados para descartar esta possibilidade.

2

Ao mesmo tempo, será imprescindível que reduza o consumo de bebidas gaseificadas e refrigerantes, visto que proliferam a distensão abdominal e os gases no trato gastrointestinal. Poderá substitui-las por outras bebidas não gaseificadas, como sucos e água.

Também se recomenda evitar mascar chiclete, pois pode fazê-lo engolir ar adicionar e, por conseguinte, gerar gases intestinais. Se deseja combater o mau hálito, pode optar por balas de menta ou de outro sabor intenso.

3

Não só influencia o que comemos, como também como comemos e é por isso que se torna indispensável mastigar corretamente e levarmos o nosso tempo na hora de comer. Assim, não deverá comer com pressa e será importante que relaxe enquanto come.

Além disso, terá que limitar o uso de canudinhos, uma vez que também introduzem ar no estômago provocando depois essas odiadas flatulências.

4

Além disso, se quer prevenir o aparecimento de gases, deverá se manter hidratado e para isso é importante beber pelo menos dois litros de água por dia. Caso contrário, a desidratação ou a falta de líquidos pode endurecer as fezes e causar prisão de ventre e gases intestinais. Lembre-se que a hidratação é indispensável tanto por fora como por dentro do organismo.

5

Por outro lado, será fundamental realizar exercício físico pelo menos três vezes por semana durante 30 minutos. Isto ajudará a aumentar as contrações intestinais e a aliviar a prisão de ventre. Além de ir à academia, pode optar por atividades físicas como caminhar e correr ou praticar algum esporte que goste, seja individual ou em grupo.

6

Pode experimentar também tomar algumas infusões à base de plantas medicinais que ajudam a evitar e a melhorar os gases que se acumulam no nosso organismo e/ou intestino. Entre elas destacam-se:

  • Camomila;
  • Anis;
  • Menta;
  • Erva-doce.
7

Em alguns casos, torna-se necessário iniciar um tratamento farmacológico que ajude a prevenir a proliferação de gases, sempre sob prescrição médica. Assim, uma vez que o seu médico tenha realizado uma exploração e tenha o diagnóstico pertinente, poderá determinar que precisa de algum tipo de medicamento para combater estes incômodos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar os gases intestinais ou flatulência, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Consulte o seu médico caso as flatulências continuem.
  • Siga uma dieta saudável e equilibrada.