Partilhar

Como evitar os olhos cansados

Por Sara Viega. Atualizado: 8 novembro 2019
Como evitar os olhos cansados

Sente que ao longo do dia seus olhos estão cansados e doloridos? Este é um sintoma habitual em pessoas que realizam constantemente atividades que requerem um grande trabalho visual, que dormem pouco ou que têm algum problema de visão. A visita ao oftalmologista deve ser sempre obrigatória perante os primeiros sinais de vista cansada, mas além disso é conveniente considerar alguns conselhos que, se levados a cabo diariamente, podem ajudar muitas vezes a prevenir a fadiga visual e a desfrutar de uma saúde ocular melhor. Tome nota do que vamos explicar para você neste artigo de umComo sobre como evitar os olhos cansados.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para os olhos cansados
Passos a seguir:
1

Os olhos cansados denominam um quadro de sintomas como olhos doloridos, pesados, com sensação de ardor, vermelhos, visão turva, lacrimejante, sensibilidade à luz e, às vezes, inclusive dores de cabeça ou musculares. Apesar de, no geral, o fator causador costume ser o fato de submeter os olhos de forma excessiva a um trabalho visual, é importante que vá a um oftalmologista caso este problema seja frequente ou venha acompanhado de outros sintomas, pois poderia indicar a existência de um problema de saúde subjacente.

Deverá consultar especialmente um oculista se tiver dificuldades para ver com nitidez ou problemas para visualizar objetos de perto ou de longe, isto evitará graves problemas visuais no futuro. Se tiver dúvidas, recomendamos que leia o artigo Como saber se preciso ir ao oftalmologista.

Como evitar os olhos cansados - Passo 1
2

Uma das principais causas do cansaço ocular é não dormir o suficiente e enfrentar o dia com falta de horas de sono. Lembre-se que os olhos precisam do seu descanso para recuperar a energia, assim como as restantes partes do corpo, para poder estar a 100% no dia seguinte.

Por esta razão, é essencial que durma no mínimo 7 ou 8 horas diárias e desfrute de um sono tranquilo e reparador durante esse tempo. Desta forma, acordará com muito mais vitalidade, poderá manter a visão relaxada e evitará a fadiga dos olhos ou que eles se cansem em excesso ao longo da jornada de trabalho.

Como evitar os olhos cansados - Passo 2
3

As pessoas que trabalham diariamente em frente do computador sofrem de fadiga visual em maior medida e, para evitar os olhos cansados, é essencial ter em consideração uma série de recomendações, como as que explicamos de seguida:

  • Localize a tela do computador na frente de você, evitando situá-la de um lado e, também retirando todos os objetos que possam refletir nela.
  • Coloque a tela de forma a que fique em um ângulo de 45º em relação à altura de seus olhos. Desta forma estará na posição adequada para evitar também futuros problemas cervicais e nas costas.
  • Regule o contraste e o brilho do monitor, de forma que não seja muito intenso mas também não seja escasso, pois caso contrário iria ver-se obrigado a forçar a vista para ver direito.
  • Afaste o olhar da tela do computador por uns 4 ou 5 segundos de forma regular. Este simples gesto permitirá relaxar os olhos e descansar a vista.
  • É essencial que realize pausas de 5 minutos a cada hora e que a cada três horas se afaste do computador, faça uma pausa mais longa e, se possível, relaxe seus olhos em um espaço aberto e com luz natural.
Como evitar os olhos cansados - Passo 3
4

Os últimos conselhos do passo anterior também são aplicáveis para quando estiver vendo televisão ou usando um tablet. É aconselhável situar o televisor a uma distância prudencial e assistir com a luz acesa para não ter que forçar os músculos dos olhos e prejudicar a vista.

Além disso, deverá considerar bons hábitos oculares nos momentos de leitura, tentando ler sempre com uma boa iluminação e de preferência aproveitando a luz natural. Evite também os textos com uma letra muito pequena, tanto nos livros como no computador, celular, tablet, etc., sendo conveniente regular este aspecto sempre que possível.

Como evitar os olhos cansados - Passo 4
5

Outro pequeno gesto que ajudará a prevenir a sua fadiga visual beneficiando sua saúde ocular é piscar com frequência. Pode não parecer, mas isso é muito importante para manter o olho bem lubrificado e evitar que fique vermelho, causando coceira e com sensibilidade à luz. Seja consciente disso e mesmo que estiver olhando ou lendo algo com especial atenção, tente piscar a cada 10 segundos, aproximadamente.

Como evitar os olhos cansados - Passo 5
6

Além de tudo o que dissemos anteriormente, não se esqueça que uma alimentação adequada também é fundamental para manter uma boa saúde visual e prevenir o aparecimento de doenças oculares. Há determinados alimentos que não devem faltar na sua dieta diária se quiser desfrutar de uma vista completamente saudável: são aqueles que incluem as vitaminas A, B2, C, E e a luteína, entre outros.

Como evitar os olhos cansados - Passo 6
7

Outros conselhos que favorecerão a sua saúde visual e que permitirão evitar o cansaço nos olhos são os seguintes:

  • Proteja sua vista do sol, utilizando óculos escuros com filtro UV quando sair à rua.
  • Evite tocar nos seus olhos com as mãos sujas e não esfregue quando sentir incômodos, coceira ou ardor.
  • Tire a maquiagem dos seus olhos todas as noites antes de dormir com um produto que seja hipoalergênico.
  • Coloque em prática técnicas e exercícios de relaxamento ocular. No nosso artigo Como relaxar os olhos pode encontrar boas opções.
  • À noite, mime um pouco seus olhos e relaxe-os colocando sobre eles uma compressa umedecida em camomila, em malva, em chá ou usando uma máscara de gel frio por alguns minutos.
Como evitar os olhos cansados - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar os olhos cansados, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como evitar os olhos cansados

Como evitar os olhos cansados
1 de 8
Como evitar os olhos cansados

Voltar ao topo da página