Partilhar

Como evitar os olhos secos

Como evitar os olhos secos

A secura nos olhos ocorre por uma escassez ou falta de lágrimas na cavidade visual e pode ser agravada após vários fatores com os quais podemos nos deparar diariamente, como trabalhar em frente a uma tela de computador, estar exposto a correntes de ar seco, devido às alergias, ao uso de lentes ou alguns medicamentos.

Estas causas provocam o que os especialistas chamam de "síndrome do olho seco", um problema bastante comum com o qual temos que aprender a conviver quando se sofre dele. Em umComo vamos dar alguns conselhos sobre como evitar os olhos secos o máximo possível, deste modo, pode-se reduzir o desconforto de forma eficaz.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para os olhos secos
Passos a seguir:
1

Os sintomas dos olhos secos são muito incômodos, entre eles poderá sentir os seguintes:

  • Olhos avermelhados.
  • Sensação de areia dentro do olho.
  • Desconforto ao usar lentes de contato.
  • Desconforto perante a exposição à luz.
  • Excesso de lágrimas que se derramam pelo problema do olho seco.
Como evitar os olhos secos - Passo 1
2

Para evitar o chamado olho seco temos que tentar estar sempre bem hidratados, beber muita água e reduzir o consumo de álcool. Este último desidrata o nosso organismo e esse efeito influencia nos olhos, assim como em outras mucosas.

Também devemos cuidar da nossa alimentação, seguir uma dieta saudável e equilibrada reduzindo a ingestão de gorduras e aumentando a de carboidratos como base. Além disso, aumente a ingestão de alimentos com vitamina A como as cenouras, as frutas vermelhas, laticínios e ovos, e os alimentos com vitamina C como os cítricos. O espinafre, também protege a córnea, por isso é uma verdura ideal para adicionar às suas refeições.

Como evitar os olhos secos - Passo 2
3

Se utiliza lentes de contato durante o dia, saiba que o seu uso prolongado pode ressecar seus olhos, por isso recomendamos que as tire uma vez terminada sua jornada de trabalho ou chegue a casa, já que estar expostos todo o dia a elas faz com que seu olho se seque demasiado. Deve alternar as lentes com óculos para deixar os seus olhos descansarem de vez em quando. E claro, nunca durma com elas.

Como evitar os olhos secos - Passo 3
4

Existem lágrimas artificiais em forma de gotas para colocar nos olhos quando notar que estão excessivamente ressecados, pode usar quantas vezes precisar. Consulte seu médico para que o assessorar sobre as que pode utilizar e sua posologia.

Para a noite recomendamos que utilize unguentos especiais, tratam-se de cremes para hidratar os olhos e seu uso é noturno, já que ao colocá-lo, a sua visão fica embaçada. Coloque apenas para dormir, também pode adquiri-los sem receita na farmácia.

Como evitar os olhos secos - Passo 4
5

Tente não expor seus olhos às fontes de calor ou ao ar seco, ainda que seja frio. Tanto no verão como no inverno, se fizermos uso do ar condicionado em casa, é importante não se colocar embaixo dele para que o ar não dê diretamente em seus olhos e os resseque ainda mais. A forma de evitar a secura dos olhos nestas épocas onde temos que utilizar estes aparelhos é se afastando deles ao máximo e utilizando lágrimas artificiais ao mesmo tempo.

Com o secador acontece a mesma coisa. Antes de secar o cabelo, molhe seus olhos com lágrimas, deve fazer o mesmo perante a exposição de fumaças poluentes como a do cigarro, o dos carros ou as obras em uma cidade, tente afastar-se sempre delas.

6

Utilize óculos de sol na sua vida diária para proteger seus olhos do ar e do calor, já que também podem ressecá-los. Para a piscina, se colocar a cabeça dentro da água, utilize sempre óculos de mergulho para evitar o contato com o cloro, produto químico que irrita e resseca consideravelmente os olhos.

Estas recomendações ajudarão você a evitar a secura nos olhos o máximo possível, melhorando a sua qualidade de vida e reduzindo o desconforto notavelmente.

Como evitar os olhos secos - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar os olhos secos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como evitar os olhos secos

Como evitar os olhos secos
1 de 6
Como evitar os olhos secos

Voltar ao topo da página