Partilhar

Como evitar problemas nas costas

Por Redação umCOMO. Atualizado: 11 julho 2019
Como evitar problemas nas costas

A dor nas costas afeta muitas pessoas, devido a causas diversas como má postura, esforço excessivo, dormir mal ou trabalhos que carregam muito as costas. É necessário tomar algumas medidas para evitar que a dor se transforme em um problema e que o impeça de levar sua vida com normalidade. Neste artigo de umComo.com.br explicamos a você alguns conselhos sobre como evitar problemas nas costas.

Também lhe pode interessar: Como prevenir a dor nas costas

Sente-se direito

Um dos fatores mais comuns que causam problemas nas costas são as más posturas na hora de se sentar, principalmente no caso das pessoas que passam muitas horas por dia sentadas à frente do computador, por exemplo. Para evitar a dor nas costas e pescoço você deverá manter a cervical reta, assim como a coluna vertebral, e apoiá-la no encosto da cadeira. Os ombros devem estar em paralelo, e os braços formando um ângulo de 90º, deixando as mãos relaxadas.

Levante peso corretamente

Na hora de levantar algum objeto pesado, para prevenir dores nas costas é importante:

  • Pegá-lo com ambas as mãos.
  • Manter o peso perto do corpo para evitar que os músculos fiquem tensos.
  • Flexionar as pernas, ao invés de dobrar as costas.
  • Separar os pés para manter melhor o equilíbrio.

Além disso é importante não carregar muito peso nas costas, como é o caso das mochilas de escola que muitas vezes vão muito carregadas e de forma incorreta.

Como evitar problemas nas costas - Levante peso corretamente
Imagem: williamsportmassagem.blogspot.pt

Durma corretamente

O descanso é fundamental para evitar dores nas costas, por isso, além de dormir as horas necessárias você tem que escolher corretamente o estrado e escolher um bom colchão. Os colchões devem ser renovados com certa frequência (a cada 8 anos aproximadamente) para assegurar o descanso. Quanto aos travesseiros, eles devem ocupar o espaço que fica entre os ombros, o pescoço e a cabeça, com o objetivo de alinhar as cervicais.

Do mesmo jeito, a postura que você adquire para dormir também é importante nos problemas de pescoço e costas. Recomenda-se dormir de lado com as pernas flexionadas; se dormir de bruços, pode colocar uma almofada debaixo do abdômen, ou se dormir de boca para cima, coloque a almofada debaixo das pernas.

Controle seu peso

O excesso de peso corporal também é uma causa frequente de dores e problemas nas costas, por isso você não deve permitir que suas costas carreguem mais quilos do que deveriam. Desta forma, deverá seguir uma dieta equilibrada e fazer exercício físico regularmente para se manter no seu peso ideal. E, caso ultrapasse seu peso, você pode fazer regime, mas sempre sob a supervisão de um médico ou especialista em nutrição.

Faça exercício com precaução

Na hora de fazer exercício, deverá tomar determinadas precauções para que ele não vire um problema para as costas. Antes de fazer esporte ou exercício é necessário fazer exercícios de aquecimento e alongamento para preparar seus músculos. Além disso, deverá começar de forma suave e depois aumentar o ritmo e intensidade.

Como evitar problemas nas costas - Faça exercício com precaução
Imagem: lunetterie.com.br

Descanse um pouco

O estresse também causa problemas nas costas, pois produz tensões que causam dor. Por isso, deverá organizar seu tempo para chegar a fazer tudo o que quer e deve, mas também para relaxar com uma boa massagem ou dar um pulo em algum spa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar problemas nas costas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como evitar problemas nas costas

Como evitar problemas nas costas
Imagem: lunetterie.com.br
1 de 3
Como evitar problemas nas costas

Voltar ao topo da página