Como evitar sentir ansiedade

Como evitar sentir ansiedade

A ansiedade é um dos sintomas associados à tensão física ou emocional e costuma aparecer em momentos de grande estresse ou frustração. Para evitar estas situações que podem lhe afetar física e mentalmente, em umComo.com.br queremos explicar como evitar sentir ansiedade através de vários conselhos úteis. Seu corpo agradecerá.

Movimentos repetitivos

Quando estamos ansiosos, nosso corpo tende a repetir certos gestos: mexer o pé, tremer a perna, caminhar de um lado para o outro... O cérebro interpreta estes movimentos como um sinal de ansiedade, portanto devemos evitar estas repetições, por exemplo, obrigando-nos a sentar ou parando estes movimentos com a mão. Foi demonstrado que a ansiedade pode ser reduzida em até 20%.

Uma coisa de cada vez

Para evitar a ansiedade não faça várias coisas ao mesmo tempo; as pessoas com ansiedade tomam o café da manhã enquanto respondem a e-mails e leem as notícias do dia ou negociam um contrato pelo telefone enquanto se vestem rapidamente. Isto altera a agitação psicomotora e apressa o cérebro, que aumenta os níveis de ansiedade.

Seu tempo

Você precisa de tempo para si, não pode estar submetido 24 horas a uma grande pressão. Escolha alguma atividade que goste ou, simplesmente, procure um momento para descansar ao longo do dia. Depois do jantar, quando estiver mais cansado, faça alguma coisa que sirva para desconectar antes de dormir: ler um livro, ver um filme, tomar uma cerveja com os amigos... Desocupe sua mente se deseja evitar a ansiedade.

Organização

Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje. Se as tarefas que não quer fazer estão acumulando, você não vai parar de pensar que, mais cedo ou mais tarde terá que enfrentar tudo isso, gerando angústia e ansiedade.

Dizer «não»

Se não pode com tudo, priorize suas atividades. Talvez tenha que recusar algum trabalho ou não possa ajudar um amigo com um favor. Mas isso, na realidade, servirá como descanso para poder enfrentar os desafios seguintes com mais energia, conseguindo evitar também a ansiedade gerada pelo fato de ter muitas coisas para fazer.

Relaxamento

Você já experimentou o Tai Chi ou o Yoga? Existem várias atividades e exercícios que ajudarão a relaxar seu corpo e sua mente, atuando como um excelente remédio para evitar a ansiedade.

Dica: Acesse também esse artigo para saber quais são os ansiolíticos naturais - 10 opções poderosas!

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar sentir ansiedade, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.