Partilhar

Como evitar sentir inveja

Por Sara Viega. Atualizado: 7 novembro 2019
Como evitar sentir inveja

A inveja é uma emoção muito comum e normal entre os seres humanos. Senti-la não tem que ser nenhum problema, desde que isto não nos machuque ou à pessoa objeto da nossa inveja. Ela é mais comum e intensa em pessoas inseguras, com uma baixa autoestima e propensas a culpar os outros pelos seus erros e inseguranças.

Ainda que a inveja seja comum e seja, inclusive, normal senti-la em determinadas situações, trata-se de uma emoção negativa que costuma causar mal-estar e frustração. É por esse motivo que convém lutar contra ela com as ferramentas adequadas para a deixarmos de sentir ou a utilizarmos como catalisador para melhorar nossa vida, autoestima e, portanto, nossa paz interior. Em umComo.com.br queremos ajudar você a saber como evitar sentir inveja e, assim, poder estar melhor consigo mesmo e com os outros.

Também lhe pode interessar: Como me sentir mais seguro de mim mesmo
Passos a seguir:
1

A inveja surge sempre diante da tendência de nos compararmos aos outros. Quando valorizamos nossos sucessos ou fracassos sob o ponto de vista da comparação com o próximo, é possível que surjam sentimentos de impotência, raiva e frustração. Temos que ser conscientes de que cada pessoa e trajeto são diferentes e, portanto, não tem nenhum sentido nos compararmos aos outros. Se evitarmos a comparação e analisarmos nossos progressos e conquistas pessoais valorizando apenas a nossa personalidade e nossa vida, é provável que seja mais tolerante com seus erros.

Quando você se surpreender comparando-se ao seu amigo bem-sucedido, elimine da sua mente este pensamento e se concentre em seus sucessos. Sua vida só depende de você e é você o único que pode mudá-la se não estiver satisfeito com ela. Valorize o que conseguiu e se considera de forma objetiva que não está satisfeito com alguma área de sua vida, reflita de que maneira construtiva pode melhorar e aja!

Como evitar sentir inveja - Passo 1
2

Todas as emoções, incluindo as negativas, podem ajudar-nos a atingir nossos objetivos e a melhorar nossa vida. Quando nos sentimos tristes, podemos aproveitar essa tristeza para curar nossas feridas e renovar nosso ânimo, como a ave fênix. As emoções são cíclicas, ajudam a estabilizar nosso ânimo e todas são necessárias para isso. O ruim é ficar encalacrado nelas, impedindo que os outros tenham espaço na nossa vida.

A inveja, como qualquer outra emoção, pode nos ajudar a atingir nossos objetivos se assim nos propusermos. Se analisarmos o mecanismo da inveja, esta surge quando conseguimos algo do outro. Se invejarmos o bom cargo de trabalho que conseguiu nosso amigo, isso nos levará a perceber que não gostamos do nosso por algum motivo. Se, ao invés de ficarmos amargurados com ideias destrutivas, o virmos de forma construtiva, poderemos definir de que é que gostamos e como mudar isto.

Uma vez definido o que nos deixa infelizes e o que temos que fazer para modificá-lo, só nos falta agir. Por exemplo, troque de emprego, forme-se naquilo de que gosta ou peça ao seu chefe um aumento de salário. Apenas agindo, você se sentirá muito melhor, deixará de se comparar com essa pessoa e se concentrará em seus próprios sucessos e objetivos. Deixará de sentir inveja, no fim das contas.

Como evitar sentir inveja - Passo 2
3

Conheça-se a si próprio. É muito importante nos conhecermos e saber quais são nossos pontos fracos e fortes, nossos defeitos e nossas virtudes. Algumas pessoas costumam se concentrar apenas no negativo e só veem suas limitações. Nesses estados mentais é quando é mais fácil sentir inveja dos outros.

Quando uma pessoa não aprecia suas virtudes que, com certeza tem, e só vê o lado negativo, terá sempre um sentimento de carência, de falta e inferioridade. Sua percepção está torcida e ela sempre achará que os outros são melhores.

É importante também fazer uma reflexão e perceber quais são as nossas limitações para evitar invejar coisas que, provavelmente, nunca seremos capazes de fazer ou conseguir. Por exemplo, é inútil invejar a beleza de Scarlett Johansson, já que você provavelmente nunca poderá se parecer com ela, mas você pode melhorar sua aparência e ser muito bonita da sua forma, com seu rosto único e intransferível. É verdade que existem cirurgias plásticas que podem ajudar a parecer fisicamente com alguém, mas então você deixaria de ser você mesma e não há nada mais triste que pretender ser uma cópia.

Como evitar sentir inveja - Passo 3
4

Existe também o outro lado da moeda, as pessoas que adoram ostentar seus sucessos e deixar você mal posicionado. Tratam-se de pessoas tóxicas que, sem dúvida, têm um problema de autoestima e precisam pisar nos outros para se sentirem melhor consigo mesmas.

O melhor que você pode fazer para lidar com este tipo de indivíduo é afastar-se dele ou limitar os encontros. Mas, se isto for impossível, tente sempre ter em mente que se trata de pessoas que, provavelmente, sofrem em seu foro íntimo mais do que você. Se elas fazem comentários que fazem você se sentir mal, deixe-as saberem de forma educada, porém firme, que você não gosta da forma como o têm tratado e que quer ser respeitado.

Como evitar sentir inveja - Passo 4
5

Lembre-se que as pessoas não são perfeitas e que não podemos fazer tudo certo nem ter tudo o que desejamos. Sempre que escolhemos uma forma de viver ou de conduzir nossa vida, devemos abrir mão de alguma coisa.

Portanto, os melhores conselhos para evitar sentir inveja são aceitarmo-nos, não nos compararmos aos outros e transformar nossas emoções negativas em algo construtivo que nos ajude a mudar as coisas que nos deixam infelizes.

Como evitar sentir inveja - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar sentir inveja, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre Como evitar sentir inveja

Como evitar sentir inveja
1 de 6
Como evitar sentir inveja

Voltar ao topo da página