PARTILHAR

Como evitar ter pressão arterial alta

Como evitar ter pressão arterial alta

Todos os dias, cada vez mais pessoas recebem o diagnóstico de hipertensão ou pressão arterial alta. São muitos os motivos para a pressão arterial subir, mas a nossa alimentação, hábitos e estilo de vida são os aspetos que mais influenciam no aparecimento desta condição perigosa que coloque em risco a nossa saúde geral. Realizar algumas mudanças é a chave para prevenir com sucesso esta condição, por isso no umCOMO vamos lhe dar algumas dicas para saber como evitar ter pressão arterial alta.

Passos a seguir:
1

Perder peso para reduzir a pressão arterial é um das mudanças de estilo de vida mais importantes que uma pessoa pode fazer para diminuir a pressão arterial. Uma dieta incorreta e o excesso de peso influenciam de forma determinante no aparecimento desta condição. O fato de estar com sobrepeso pode subir a pressão arterial, por isso ao emagrecer pode diminuir a pressão assim como reduzir muitos outros problemas de saúde.

Como evitar ter pressão arterial alta - Passo 1
2

Faça exercício regularmente para evitar a hipertensão, este hábito pode ajudar bastante na diminuição da pressão arterial. A atividade física regular também contribui para a perda de peso, por isso convém iniciar um treino de exercícios progressivo, começando lentamente para depois ir aumentando com o tempo.

Recomenda-se dedicar entre 30 e 60 minutos diários a esta tarefa, se não sabe por onde consulte este artigo com os melhores exercícios para hipertensos, em que lhe oferecemos excelentes alternativas que o ajudarão a diminuir a pressão alta.

Como evitar ter pressão arterial alta - Passo 2
3

Escolher alimentos nutritivos e leves fomenta um estilo de vida saudável e ajuda a diminuir a pressão arterial naturalmente. Devem-se evitar alimentos ricos em sal como os embutidos, as conservas ou a fast food e controlar a ingestão de doces e confeitaria para evitar o sobrepeso e manter o coração saudável.

Identifique que alimentos aumentam a pressão arterial e elimine-os da sua alimentação, além disso adicione à sua dieta ingredientes frescos como frutas e verduras e preparações leves. No nosso artigo com alimentos para diminuir a pressão damos-lhe algumas alternativas ideais para estar saudável.

Como evitar ter pressão arterial alta - Passo 3
4

Limite também a quantidade de sódio nos alimentos, um alto nível de sódio leva a uma alta pressão sanguínea, por isso é melhor seguir uma dieta baixa em sódio e certificar assim o seu bem-estar geral.

Também se recomenda reduzir a ingestão de álcool, que além de aumentar a pressão arterial também pode contribuir para o aumento de peso, pois é rico em calorias.

Como evitar ter pressão arterial alta - Passo 4
5

Se fuma é importante deixar de o fazer para evitar a hipertensão. O uso da nicotina pode fazer com que a sua pressão arterial seja alta devido aos seus efeitos sobre o corpo, tratando-se de um hábito que danifica os vasos sanguíneos e leva ao endurecimento das artérias. Também pode contribuir para um maior risco de doença cardíaca e acidente cerebrovascular.

Como evitar ter pressão arterial alta - Passo 5

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar ter pressão arterial alta, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Josnei
Estou plenamente convencido que TODOS os problemas de saúde estão diretamente relacionados ao conflito mente/emoção como vocês postaram em outra matéria neste site. Então, com relação ao item 1, o aumento de peso está ligado ao conflito mente/emoção, caso não venha ser tratado isso a pessoa não conseguirá perder peso, e logo não conseguirá ter diminuição da pressão arterial. Quanto ao item 2 acredito que seja somente um paliativo. Quanto ao item 3 estou também plenamente convencido que a alimentação em consumo normal não prejudica nem melhora nada no organismo, porém não dá para descrever sobre o assunto pois é longo demais. E quanto aos demais itens, apesar de eu ser contra fumar e ingerir bebida alcoólica, tenho outra visão a respeito do seu consumo. Estes são alguns dos motivos pelos quais eu assinalei como não útil para mim este artigo, pois tenho plena convicção que problemas de saúde são eficazmente tratados com o que não eu, mas normalmente profissionais da área de psicologia e neurologia denominam de resolução de conflitos psíquicos. Está é minha visão a respeito do assunto. Só quis contribuir com minha opinião, e não criticar de forma destrutiva o vosso trabalho. Sucesso!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Josnei, agradecemos imenso o seu comentário com a sua opinião :) Continue a acompanhar-nos! ;)
Como evitar ter pressão arterial alta
1 de 6
Como evitar ter pressão arterial alta

Voltar ao topo da página ↑