Como evitar ter pressão arterial alta

Como evitar ter pressão arterial alta

Todos os dias, cada vez mais pessoas recebem o diagnóstico de hipertensão ou pressão arterial alta. São muitos os motivos para a pressão arterial subir, mas a nossa alimentação, hábitos e estilo de vida são os aspetos que mais influenciam no aparecimento desta condição perigosa que coloque em risco a nossa saúde geral. Realizar algumas mudanças é a chave para prevenir com sucesso esta condição, por isso no umCOMO vamos lhe dar algumas dicas para saber como evitar ter pressão arterial alta.

Passos a seguir:
1

Perder peso para reduzir a pressão arterial é um das mudanças de estilo de vida mais importantes que uma pessoa pode fazer para diminuir a pressão arterial. Uma dieta incorreta e o excesso de peso influenciam de forma determinante no aparecimento desta condição. O fato de estar com sobrepeso pode subir a pressão arterial, por isso ao emagrecer pode diminuir a pressão assim como reduzir muitos outros problemas de saúde.

2

Faça exercício regularmente para evitar a hipertensão, este hábito pode ajudar bastante na diminuição da pressão arterial. A atividade física regular também contribui para a perda de peso, por isso convém iniciar um treino de exercícios progressivo, começando lentamente para depois ir aumentando com o tempo.

Recomenda-se dedicar entre 30 e 60 minutos diários a esta tarefa, se não sabe por onde consulte este artigo com os melhores exercícios para hipertensos, em que lhe oferecemos excelentes alternativas que o ajudarão a diminuir a pressão alta.

3

Escolher alimentos nutritivos e leves fomenta um estilo de vida saudável e ajuda a diminuir a pressão arterial naturalmente. Devem-se evitar alimentos ricos em sal como os embutidos, as conservas ou a fast food e controlar a ingestão de doces e confeitaria para evitar o sobrepeso e manter o coração saudável.

Identifique que alimentos aumentam a pressão arterial e elimine-os da sua alimentação, além disso adicione à sua dieta ingredientes frescos como frutas e verduras e preparações leves. No nosso artigo com alimentos para diminuir a pressão damos-lhe algumas alternativas ideais para estar saudável.

4

Limite também a quantidade de sódio nos alimentos, um alto nível de sódio leva a uma alta pressão sanguínea, por isso é melhor seguir uma dieta baixa em sódio e certificar assim o seu bem-estar geral.

Também se recomenda reduzir a ingestão de álcool, que além de aumentar a pressão arterial também pode contribuir para o aumento de peso, pois é rico em calorias.

5

Se fuma é importante deixar de o fazer para evitar a hipertensão. O uso da nicotina pode fazer com que a sua pressão arterial seja alta devido aos seus efeitos sobre o corpo, tratando-se de um hábito que danifica os vasos sanguíneos e leva ao endurecimento das artérias. Também pode contribuir para um maior risco de doença cardíaca e acidente cerebrovascular.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar ter pressão arterial alta, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.