Glândula tireoide

Como examinar a glândula tireoide

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 4 fevereiro 2021
Como examinar a glândula tireoide

Apesar de ser uma das menores glândulas do nosso organismo, sua função é vital para manter nossos hormônios sob controle. Estamos falando da glândula tireoide, conhecida também como tiroide, que se encontra na parte frontal do pescoço, ou seja, por baixo do pomo-de-adão, junto à traqueia e à faringe. A tireoide é uma glândula endócrina que desenvolve e regula outras funções metabólicas no nosso organismo, desde a digestão ou a temperatura corporal até o nosso próprio peso. Se acha que há irregularidades ou que a tireoide está provocando certos transtornos no seu corpo, preste atenção ao seguinte artigo do umCOMO. Vamos explicar de forma simples como examinar a glândula tireoide para poder descartar ou detectar sinais de transtornos metabólicos provocados por sua deficiência ou mudança de tamanho. Quer saber mais? Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Quais os sintomas da tireoide

Passos a seguir:

1

Antes de saber como examinar a glândula tireoide é necessário que conheça algo mais sobre ela. Como dissemos, trata-se de uma glândula endócrina que tem funções metabólicas no nosso corpo. Situada na parte anterior e superior da traqueia, é a responsável por segregar hormônios que influenciam diretamente tanto no nosso metabolismo como no crescimento. Sua forma é particular, pois é parecida a uma borboleta com duas asas simétricas, chamadas de lobos tireoidianos que se encontram unidas pelo istmo da tireoide, uma porção central entre ambas as asas.

Como examinar a glândula tireoide - Passo 1
2

Em condições normais, a glândula tiroide não é visível, no entanto, pode ser descoberta através do tato para confirmar se conta com um tamanho normal, geralmente de 6 centímetros de altura por 6 de largura e peso de menos de 30 gramas.

Quando a tireoide se altera e perde estas condições, podemos falar de um transtorno que deverá ser consultado e tratado com um médico, pois poderia ser indicador de que algo não funciona bem ou da forma adequada em nosso organismo.

3

Existem alguns transtornos na segregação de hormônios tireoidianos: o hipotireoidismo e o hipertiroidismo. Ambos acontecem quando a glândula tireoide não funciona corretamente, isto é, quando produz hormônios em déficit ou em excesso, respectivamente. Ambos os transtornos podem ser descobertos devido à alteração do metabolismo, mas também pela mudança de tamanho da glândula tireoide, que tende a aumentar e inclusive a se tornar visível a olho nu.

4

Para examinar a glândula tiroide, a primeira coisa que deverá fazer é estender seu pescoço com suavidade enquanto olha para cima. Ou seja, lentamente jogue a cabeça para trás de forma a que seu pescoço fique completamente esticado. Nesta posição, procure com a ponta de seus dedos o pomo-de-adão, a parte de cartilagem que se encontra na linha média do pescoço e que nos homens geralmente sobressai. Caso não a encontre, deverá situar os seus dedos a meio caminho entre a linha da mandíbula e o ombro. Experimente!

Como examinar a glândula tireoide - Passo 4
5

A seguir, coloque a ponta dos dedos de ambas as mãos sobre os anéis de cartilagem que encontrará mesmo sob o pomo-de-adão, uns 2 centímetros para baixo. É chamado de anel dado porque pode ser notado como um anel levantado e duro sob a pele.

6

Nesta posição, faça o gesto de engolir. Se for mais fácil, pode consumir algum líquido. O que sentirá sob seus dedos é que a glândula tireoide sobe à medida que vai ingerindo o líquido.

Caso a tireoide cumpra com as regras gerais, ela será simétrica. Mas se notar alguma diferença, seja no tamanho, consistência ou sensibilidade, ou se tiver aparecido algum nódulo ao seu redor, é sintoma de que algo não está correto. Se a tireoide tiver aumentado o seu tamanho, será fácil de notar apalpando a zona. Se as suas dúvidas forem confirmadas ao detectar a tireoide, recomendamos que vá ao seu médico para ser examinado em profundidade e obter um diagnóstico adequado.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como examinar a glândula tireoide, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como examinar a glândula tireoide