Como exercitar a mente

Como exercitar a mente

Durante os primeiros anos de vida o ser humano é submetido a uma constante aprendizagem, caminhar, falar, ir ao colégio, novos conhecimentos que mantêm nosso cérebro ativo. Mas à medida que o tempo passa, vamos acostumando-nos à comodidade de fazer as mesmas coisas, desafiando poucas vezes nossas capacidades, o que se vai refletindo no estado de nossa mente, a diminuição da agilidade, a memória, entre outros sintomas. Se sente que não dá suficiente trabalho ao seu cérebro para o manter treinado, damos-lhe algumas dicas para que saiba como exercitar a mente.

Passos a seguir:
1

Os jogos de memória e palavras são grandes aliados para exercitar nossa mente, palavras cruzadas, sopas de letras, sudoku, inclusive os quebra-cabeças mantêm nosso cérebro ativo e previnem a demência senil.

2

Aprender, aprender e aprender. Quem disse que adquirir novos conhecimentos se limita a uma determinada idade equivocou-se, nada melhor para ativar sua mente do que aprender um novo idioma ou usar um aparelho que não conhecia, praticar uma atividade que é nova para você como tecer, bordar ou qualquer tipo de artesanato. Isto não só ativa sua mente mas também seu espírito criativo.

3

Faça cálculos mentais, uma grande forma de exercitar sua mente, quando vai fazer compras, some mentalmente quanto pagará antes de chegar à caixa. Ao chegar a um lugar, conte em sua cabeça quantas pessoas há e aprenda a fazer sudoku, uma ótima forma de manter o cérebro em forma.

4

Dialogue, opine, desenvolva suas capacidades de comunicador e aprenda novas palavras, isto tem um enorme impacto em nossa mente. Expor a um colega porque algo parece interessante, fazer comentários em uma conversa, contar a um amigo todos os detalhes da cena de um filme, tudo isso trabalha suas habilidades verbais e sua memória e é um grande exercício para o cérebro.

5

Esforce-se para identificar cheiros e sabores, acredite ou não, esta atividade trabalha sua memória e as lembranças e é ótima para a mente. Quando um cheiro lhe parecer familiar, tente recordar de onde provém, se é de um prato que gosta, procure determinar quais ingredientes foram usados em sua preparação, você se surpreenderá com seu lado intuitivo.

6

Mude sua rotina, tente várias vezes por semana escovar seu cabelo com outra mão, pratique lançando uma bola com o braço contrário ao que sempre usa, tenha novas atividades que levem você a mudar o que faz habitualmente com a finalidade de desenvolver seu cérebro ao máximo.

7

Alimente-se bem, já sabe o que dizem: mente sã em corpo saudável, é importante consumir vitaminas e nutrientes e levar uma alimentação equilibrada para que tudo funcione corretamente.

Imagem: helpguide.org
8

Faça exercício físico, as atividades que põem seu corpo a trabalhar têm um grande impacto no cérebro e na produção de diversos hormônios que melhoram nosso estado de ânimo, reduzem o estresse e influenciam a estabilidade emocional, por isso não nos cansamos de frisar a importância de manter você ativo.

Imagem: fisioaperformance.blogspot.pt

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como exercitar a mente, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Pode praticar diariamente estas atividades até convertê-las em um hábito, começará a notar a diferença de imediato.