Como fazer a dieta dos pontos

Como fazer a dieta dos pontos
Imagem: ooche813.blogspot.pt

A dieta dos pontos é a melhor dieta que você pode encontrar para emagrecer, sem fazer dietas malucas. Esta dieta é bastante simples e eficiente e permite a pessoa comer todo o tipo de alimentos, através da reeducação alimentar. A dieta dos pontos consiste em criar um cardápio, mediante uma determinada quantidade de pontos por dia que podemos comer. Aqui as kcal são substituídas por pontos e são atribuídos pontos a cada alimento. Com a dieta dos pontos pode perder até 4 kg por mês, não tem de passar fome, pode comer de tudo, à excepção do que contenha gordura trans... enfim pode emagrecer sem sacrifício e com prazer. Curioso? Então não perca este artigo de umComo.com.br em que lhe explicamos como fazer a dieta dos pontos.

Na dieta dos pontos em vez de somar calorias, você vai somar pontos. Cada ponto equivale a 3,6 calorias. Pode fazer um cardápio com o que mais gostar, mas com alguns limites. De seguida, damos-lhe algumas recomendações que deve ter em conta:

  • Para conseguir perder 4 kg por mês, você só pode comer até 320 pontos por dia.
  • Guarde entre 160 a 176 pontos para carboidratos como cereais, massas, pães, legumes, frutas e verduras.
  • Guarde entre 33 a 50 pontos para proteínas como iogurte, carnes, leite, queijo e grãos.
  • Guarde até 96 pontos para gorduras como azeite, óleo e manteiga.
  • Faça uma tabela diária e registre os seus pontos, para não perder o controle.

A primeira coisa que deve fazer é calcular o seu limite de pontos diários que pode comer. Este cálculo tem em conta a sua taxa de metabolismo basal (TMB) e as suas necessidades de kcal diárias. Para encontrar o seu limite de pontos, você precisa encontrar algum site que faça isso de maneira grátis preencher com o seu sexo, peso, altura, idade e nível de sedentarismo.

Depois de saber o seu limite diário de pontos é hora de começar a construir o seu cardápio, com base nas seguintes tabelas de pontuações de alimentos que lhe damos de seguida. Na imagem da direita encontrará a pontuação para verduras e legumes.

Na imagem, poderá consultar a pontuação de carnes, aves e frios.

Nesta imagem encontrará uma tabela com a pontuação de peixes e frutos do mar.

Aqui tem a tabela com a pontuação de grãos, cereais e raízes.

Na imagem, poderá consultar a pontuação relativa a massas, pizzas, tortas e sanduíches.

Na imagem, poderá consultar a pontuação relativa a frutas.

Na imagem, poderá consultar a pontuação de relativa a pães e biscoitos.

Na imagem, poderá consultar a pontuação relativa a diferentes bebidas.

Na imagem, poderá consultar a pontuação relativa a alimentos de leite, iogurte, queijo e ovo.

Se não encontrar o alimento que pretende comer nas tabelas acima, procure na embalagem do produto por informações nutricionais. Procure o valor energético, calórico, do alimento e divida por 3,6. O resultado será o valor em pontos do alimento.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer a dieta dos pontos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • É importante que não ultrapasse o limite de pontos diários nem que ingira uma quantidade inferior a esses pontos.
  • Não faça jejum, nem poupe os pontos de um dia para o outro.
  • Não coma menos de 230 pontos por dia.
  • Depois de perder 5 kg, deve recalcular o limite de pontos diários.