Partilhar

Como fazer a dieta Ravenna

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer a dieta Ravenna
Imagem: listas.20minutos.es

O método de emagrecimento que pretende mudar a relação das pessoas com a comida conta com um grupo extracurricular de profissionais que ajudam os seus adeptos a alcançarem as metas estabelecidas. Saiba como fazer a dieta Ravenna com as mudanças certas na sua alimentação com as informações que o umComo.com.br reuniu sobre o assunto.

Também lhe pode interessar: Dieta Ravenna cardápio semanal
Passos a seguir:
1

A dieta Ravenna foi desenvolvida pelo psicanalista argentino Máximo Ravenna, sendo que existem em diversas cidades os centros terapêuticos que levam o seu nome com o objetivo de disseminar o método de emagrecimento e oferecer atendimento aos adeptos. Além de reduzir o número de calorias ingeridas por dia e mudar a forma como as pessoas se relacionam com a comida, essa dieta consiste em receber o atendimento não apenas de um nutricionista, bem como de demais profissionais, como psicólogo, educador físico e médicos de diferentes especialidades.

Como fazer a dieta Ravenna - Passo 1
Imagem: saudeparatodobrasil.com
2

A dieta Ravenna também possui três pilares: corte, medida e distância. O corte se refere a reduzir o número de calorias ingeridas por dia, o que é feito por meio da diminuição para apenas quatro refeições diárias, a fim de evitar a compulsão e a necessidade de viver em função da comida. A medida está associada a ingerir somente a quantidade de alimento necessária, para evitar o ganho de peso. Por fim, a distância permite que o indivíduo não use a comida como uma forma de compensação.

3

Além de seguir um cardápio personalizado, que vai indicar quais são os alimentos mais importantes para cada pessoa, bem como a sua quantidade, de acordo com a rotina que possui, os adeptos devem fazer atividades físicas e participar em grupos terapêuticos. Tudo isso faz parte de um plano de trabalho elaborado pelos profissionais das diferentes áreas. A reunião dos grupos costuma acontecer duas vezes por semana, inclusive, aos sábados, domingos e feriados, já que são esses os dias em que as pessoas costumam comer mais.

4

Mesmo que cada pessoa receba uma dieta personalizada, existem algumas normas que regem todos os cardápios. Entre elas, está priorizar alimentos de baixo índice glicêmico, ou seja, eliminar principalmente os carboidratos refinados. É importante ainda comer fontes de fibras, uma vez que saciam a fome por mais tempo, como é o caso das frutas e das verduras, que também são ricos em vitaminas e minerais. A dieta Ravenna consiste ainda em ingerir proteínas magras, como frango e peixe, e alimentos termogênicos, que aumentam o metabolismo do organismo e ajudam a emagrecer.

Como fazer a dieta Ravenna - Passo 4
Imagem: insuranceeffect.blogspot.pt
5

Quanto aos alimentos proibidos, são os carboidratos refinados, bem como os que sejam ricos em gordura, sódio e açúcar, além dos industrializados e processados, entre eles, os embutidos e as comidas congeladas. É importante ficar longe também das carnes e queijos gordos, das bebidas alcoólicas e dos sucos industrializados e refrigerantes. E mais: os alimentos considerados muito deliciosos, pois são associadas ao prazer. Depois de finalizar a primeira etapa da dieta, quando se perde o peso necessário, inicia-se a fase de manutenção. A segunda parte deve seguir para sempre, com uma alimentação equilibrada e menos restritiva.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer a dieta Ravenna, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Como fazer a dieta Ravenna

Como fazer a dieta Ravenna
Imagem: listas.20minutos.es
Imagem: saudeparatodobrasil.com
Imagem: insuranceeffect.blogspot.pt
1 de 3
Como fazer a dieta Ravenna

Voltar ao topo da página