Como fazer a menstruação descer o mais rápido possível

Como fazer a menstruação descer o mais rápido possível

Você pode até encontrar pela internet promessas de truques para fazer a menstruação descer quando quiser, mas o que você precisa se lembrar antes de sair testando tudo o que vê por aí é que o nosso corpo não é uma máquina e que a menstruação atrasada pode ser sinal de algo sério ou mais importante. O corpo humano é algo tão complexo que a própria ciência não garante nenhuma técnica que faça a menstruação descer no mesmo dia. É por isso que neste artigo do umCOMO nós falamos sobre como fazer a menstruação descer o mais rápido possível, e quando é que você pode ou não colocar em prática essas tentativas sem oferecer riscos à sua saúde. Entenda abaixo.

Por que você precisa fazer a sua menstruação descer urgente?

A urgência de fazer com que a menstruação desça imediatamente é algo sério que precisa ser analisado antes de sair testando as técnicas da internet:

Adiantar a menstruação

Se você precisa fazer a menstruação descer o mais rápido possível com a intenção de adiantá-la, saiba que essas técnicas só têm chances de funcionar se você está próxima à data em que costuma menstruar. Caso contrário, é impossível que você menstrue no meio do seu ciclo, por exemplo. Ou seja, métodos que prometem fazer a menstruação descer em até 30 minutos não têm fundamentos a não ser a combinação do efeito de potencializadores das contrações uterinas com a mera coincidência.

Uma opção para quem deseja fazer isso por conta de algum evento ou viagem, por exemplo, é se programar para atrasar a menstruação intencionalmente com anticoncepcional. Se este é o seu caso, sugerimos que você se informe com seu médico e dê uma lida no artigo sobre como atrasar a menstruação com anticoncepcional.

Atraso menstrual

Já para quem está preocupada com um atraso menstrual, neste caso é ainda mais importante analisar as possibilidades. Se existir a chance de uma gravidez, você não deve tentar nenhum tutorial de como fazer a menstruação descer mais rápido sem antes conversar com um médico e fazer um teste de gravidez.

As principais causas para menstruação atrasada são:

  • Gravidez;
  • Estresse e ansiedade;
  • Alterações de peso;
  • Problemas na tireoide;
  • Menopausa;
  • Infecções;
  • Efeito colateral de medicamentos;
  • Menopausa prematura;
  • Insuficiência ovariana prematura;
  • Cisto no ovário;
  • Abuso de álcool e cafeína.

Entenda com detalhes todas essas causas no artigo: Por que minha menstruação não desce?

Calor para fazer a menstruação descer o mais rápido possível

Se o seu caso é daqueles em que você sente a cólica, sabe que está próxima ao período, mas a menstruação não vem, experimente aplicar calor sobre o ventre. Isso favorece um relaxamento muscular e a dilatação dos vasos sanguíneos, fazendo com que a menstruação venha mais rápido e até melhorando sintomas como a cólica.

Uma bolsa de água quente sobre o ventre é a opção mais simples e eficaz. Se você não tiver uma em casa, soluções como um cobertor, uma blusa e até um banho quente já podem ajudar.

Chá de canela e menstruação

É muito provável que você tenha visto o chá de canela dentre os truques 'milagrosos' da internet que prometem fazer menstruação descer quando quiser. Não existe nenhum chá tiro e queda para a menstruação descer, mas é verdade que a canela pode ajudar acelerar a menstruação devido a algumas propriedades que aumentam a pressão sanguínea e, consequentemente, as contrações uterinas, fazendo com que a menstruação venha mais rápido.

A infusão deve ser preparada na proporção de 1 xícara de água para 2 paus de canela e ser tomada até 3 vezes por dia. Se você tem dúvidas quanto à preparação, confira a receita no artigo sobre como fazer chá de canela.

Chá de boldo para 'forçar' a menstruação

O chá de boldo chileno, além de ser conhecido por todas as funcionalidades digestivas, também pode ter o mesmo efeito que o chá de canela ao estimular contrações uterinas e fazer com que o sangramento aconteça antes.

Para fazer o chá de boldo para tentar fazer a menstruação descer mais rápido, use 1 colher (sopa) de folhas de boldo secas ou verdes para cada xícara de água. Em excesso o boldo pode causar intoxicações graves, não se deve tomar mais do que 3 xícaras por dia.

Vale lembrar que o boldo é uma das plantas consideradas abortivas e, como já observado aqui, não deve ser consumido sob suspeita de gravidez.

Chá de orégano para menstruação irregular

Ainda falando sobre sabedoria popular, outra alternativa comentada é o chá de orégano, já que ele é conhecido por ser um dos remédios caseiros para menstruação irregular. Assim como todas as alternativas naturais que prometem fazer a menstruação descer, o chá de orégano não tem a sua eficácia confirmada pela ciência, mas não deve ser consumido sob suspeita de gravidez ou em excesso, podendo causar reações alérgicas.

Para preparar o chá de orégano, ferva uma xícara de água para cada duas colhes (sopa) de orégano e deixe em infusão por 3 minutos. A infusão de orégano pode ser tomada até 4 vezes por dia.

Saiba mais em: Chá de orégano faz a menstruação descer em quantos dias?

Chá de hibisco e menstruação

Apesar dos já conhecidos benefícios do chá de hibisco há controvérsias quanto os seus efeitos em relação ao ciclo menstrual e fertilidade. Há pesquisas que afirmam que o hibisco tem substâncias que atingem os níveis de estrogênio no corpo e podem fazer com que o fluxo sanguíneo aumente e a menstruação venha mais rápido.

Grávidas e mulheres com suspeitas de gravidez devem evitar o chá de hibisco, enquanto mulheres em idade fértil não devem exagerar na dose: até duas xícaras por dia são o ideal. Siga as instruções deste post: para secar a flor e preparar o chá de hibisco corretamente.

Chá de cravo pode ajudar a menstruação a descer

Pelas suas propriedades que estimulam o fluxo sanguíneo, o chá de cravo também figura entre os chás que podem ajudar a menstruação a descer, já que seus efeitos também podem afetar as contrações uterinas. Isso também faz dele um chá considerado abortivo e contraindicado para grávidas e mulheres com suspeita de gravidez.

Para fazer e tomar chá de cravo, prepare a proporção de 1 colher (sopa) de cravo para cada litro de água fervente e tome no máximo 3 xícaras por dia. Você também pode conferir outras receitas no artigo sobre chá de cravo para menstruação.

Outros chás para fazer a menstruação descer o mais rápido possível

Além das opções comentadas aqui, você pode optar por alguma das outras infusões indicadas no artigo sobre 15 chás para descer a menstruação atrasada, são eles:

  • Chá de arapuê (Agoniada);
  • Angélica (erva-de-espírito-santo);
  • Arruda;
  • Artemísia;
  • Açafrão;
  • Manjericão;
  • Macela;
  • Salsa;
  • Hortelãzinho (Poejo);
  • Sálvia;
  • Uxi Amarelo.

Sugestão: Como fazer a menstruação descer imediatamente - É possível?

Existe algum remédio para fazer a menstruação descer rápido de farmácia?

Sim, existem medicamentos que podem ser encontrados na farmácia e têm como objetivo regular a menstruação. Um deles é o fitoterápico Regulador Xavier 2, que é conhecido há muito tempo (desde 1930). No caso de Regulador Xavier 2, ele promete ajudar quem sofre com a escassez de menstruação ou fluxos irregulares.

Sua fórmula, natural, contém viburno, cloreto de cálcio, algodoeiro e beladona, substâncias que teoricamente favorecem os movimentos uterinos e a vinda da menstruação. Apesar de ser vendido sem receita, o Regulador Xavier 2 não deve ser consumido por mulheres grávidas, lactantes, pessoas com problemas renais e crianças, pois contém 14% de álcool em sua fórmula.

Leia mais sobre em: Como o Regulador Xavier 2 faz a menstruação descer

Acetoflux

O Acetoflux é um medicamento usado no tratamento de amenorreia secundária, que é a ausência de menstruação por um longo período de tempo (3 meses) e em algumas terapias hormonais. Com acompanhamento médico para o uso correto da medicação ele pode fazer a menstruação descer, sim.

Entretanto, só um bom diagnóstico e acompanhamento pode garantir a eficácia do remédio. Ele é contraindicado para mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez.

Água inglesa

A Água inglesa é um fitoterápico à base de calumba, camomila, carqueja, quina amarela e losna, conhecido por ajudar na limpeza uterina e promover uma desintoxicação do organismo. Essa purificação, por sua vez, pode fazer a menstruação descer, já que um dos seus efeitos é também aumentar o fluxo menstrual e regular possíveis desequilibrios.

Embora seja um fitoterápico, a água inglesa é contraindicada para mulheres grávidas ou com suspeitas de gravidez, lactantes, crianças, pessoas com problemas estomacais, úlceras e síndrome do intestino irritável. Como todo medicamento, o ideal é que o consumo de água inglesa seja sempre acompanhado por um médico.

Leia mais em: Água inglesa faz a menstruação descer?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer a menstruação descer o mais rápido possível, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.