Como fazer a prova do laço

Como fazer a prova do laço

Existe um tipo de exame que se pode fazer em casa mesmo para saber se a pessoa está com dengue, no entanto, pode dar um falso positivo, ou seja, quando o resultado é positivo, mas está errado. Nesse sentido, vale a pena aprender a como fazer a prova do laço, mas não se prender totalmente ao seu resultado e, sim, buscar um médico sempre que os primeiros sintomas da doença aparecerem. Para saber como fazer esse teste, confira as dicas que o umComo.com.br reuniu a respeito do tema.

Passos a seguir:
1

Ao fazer a prova do laço é possível identificar se uma pessoa está com dengue, uma das doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti. Isso porque o teste ajuda a conferir como está a fragilidade dos vasos sanguíneos, uma vez que a doença os deixa mais frágeis. Além de dar falsos positivos, esse exame caseiro pode identificar vasos sanguíneos frágeis quando a pessoa toma remédios como os que possuem corticoides e mesmo aspirina. Mulheres na pré-menopausa e na menopausa e até quem está com queimaduras do sol pode apresentar resultados positivos, mesmo que não esteja com dengue.

2

Para realizar o teste, é preciso desenhar, no antebraço, o formato de um quadrado que tenha o tamanho 2,5 cm por 2,5 cm. O segundo passo é auferir a pressão arterial com o esfigmomanômetro (aparelho de pressão) e, depois, insuflar mais uma vez o manguito do aparelho até o valor que se refira à média entre a máxima e a mínima anteriormente identificadas. Para entender melhor, cabe um exemplo: se o valor medido da pressão arterial for 120x80, então, é preciso insuflar o manguito até os 100 mmHg. O manguito insuflado na mesma pressão deve permanecer assim por cinco minutos. Em crianças, bastam três minutos.

3

Em seguida, é necessário permitir que o sangue circule por dois minutos no mínimo e, o último passo, consiste em observar a quantia de pequenos pontos vermelhos, as chamadas petéquias, que se formaram dentro do quadrado desenhado na pele. Se surgir no local um número maior do que 20 pontinhos vermelhos o resultado é positivo. Porém, a partir de cinco pontinhos que apareçam na pele já é razão para se suspeitar de um quadro de dengue, inclusive, em crianças. De toda a forma, o mais indicado é consultar um médico para confirmar o resultado.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer a prova do laço, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.