Como fazer absorvente reutilizável - Conselhos práticos!

Como fazer absorvente reutilizável - Conselhos práticos!
Imagem: big1news.com.br

Os absorventes reutilizáveis, também conhecidos como eco absorventes ou bio absorventes, são uma alternativa ecológica aos absorventes descartáveis, que levam mais de 100 anos para se decompor. Na verdade, esses absorventes nada mais são do que uma versão do absorvente dos tempos antigos. Você pode comprar o seu absorvente reutilizável ou confeccionar o seu próprio. Para te ajudar, o umCOMO reuniu informações sobre como fazer absorvente reutilizável.

Vai precisar de:
  • Tecido de algodão ou lençol antigo
  • Flanela (pode ser um pijama de flanela que você não usa mais)
  • Absorvente descartável (molde)
  • Linha e agulha
  • Velcro ou botões

Como funciona absorvente reutilizável

Os absorventes reutilizáveis, ou absorventes de pano, funcionam como um absorvente comum. O que muda é que ao invés de jogá-lo no lixo, ele só precisa ser lavado. É importante não confundir o absorvente reutilizável com o coletor menstrual, que é o copinho que também se utiliza várias vezes.

O absorvente reutilizável é feito de pano e deve ser lavado a cada utilização. Tanto o absorvente reutilizáveis, quanto o coletor menstrual, tem o principal apelo com o meio ambiente e a produção de lixo, já que um absorvente demora mais de 100 anos para se decompor. Há ainda a vantagem econômica: uma vez que você faz o investimento, não precisa gastar dinheiro com absorventes descartáveis todo mês. Eles também podem ser uma alternativa para mulheres que têm alergia ou desconforto com os absorventes descartáveis.

Os absorventes reutilizáveis podem ser feitos em casa, como mostraremos, ou serem adquiridos pela internet ou em loja de produtos femininos. Você verá que existem diferentes tamanhos e modelos, cada um deles é indicado para uma intensidade de fluxo. É bem possível que você tenha que adquirir mais de um para usar em diferentes momentos do seu período. Os modelos existentes no mercado são conhecidos pelo conforto e segurança.

Normalmente, os absorventes reutilizáveis são compostos por três ou até quatro camadas:

  • Externa: que é impermeável e fica em contato com a calcinha;
  • Intermediária: camadas de algodão que absorvem o tecido;
  • Interna: tecido macio que fica em contato com a zona íntima.

Absorvente de pano: como fazer

  1. Sobre a flanela limpa e macia, utilize um absorvente descartável como molde e faça o contorno sobre o tecido;
  2. Certifique-se de que as abas sejam grandes o suficientes para se encontrarem embaixo da calcinha;
  3. Novamente, contorne o molde deixando uma pequena margem considerando o tecido que será 'perdido' pelo corte e costura;
  4. Sobre outro pedaço de flanela ou tecido de algodão, desenhe o molde de mais 2 ou 3 absorventes apenas da parte de baixo sem as abas. Este será o preenchimento do absorvente;
  5. Recorte os moldes: pelo menos 3 de forro e dois com abas;
  6. Acomode os moldes recortados de maneira que as partes sem abas fiquem entre as duas partes com abas;
  7. Costure tudo até perceber que todas as camadas estão unidas;
  8. Sobre a parte das abas, instale botões ou core quadradinhos de velcro para que as abas consigam se acomodar na calcinha;
Imagem: thismama.wordpress.com

Como usar absorvente reutilizável

  1. Escolha um tamanho de absorvente recomendado para a intensidade do seu fluxo. Basta conhecer o seu fluxo. Se você utilizava o absorvente para o fluxo intenso, você deve optar por absorventes reutilizáveis maiores, e assim por diante.
  2. Se você comprou um absorvente reutilizável ou confeccionou o seu próprio, é super recomendável lavá-lo antes de utilizar;
  3. Para colocá-lo na calcinha, basta acomodar no mesmo lugar em que você grudaria um absorvente descartável;
  4. Troque de absorvente conforme sentir necessidade;
  5. Utilizar o absorvente descartável fora de casa não é um problema. Para trocá-lo, basta tirá-lo normalmente e enrolar e dobrar deixando a parte externa para fora e usar os botões que o prendem na calcinha para deixar que ele não se abra. Assim, o fluxo fica totalmente escondido e sem chances de entrar em contato com a necessaire ou bolsa.
Imagem: artefatosdepano.blogspot.com.es

Como lavar absorvente reutilizável

Lavar o absorvente reutilizável não é difícil. Ainda assim, existem algumas dicas que podem tornar esse procedimento ainda mais fácil.

  1. Coloque o absorvente em um recipiente, cubra-o com água e deixe de molho por no mínimo 30 minutos e no máximo 12 horas;
  2. Passado o tempo, esprema um pouco o absorvente e esfregue o que restou de sujeira;
  3. Coloque para lavar com as outras roupas na máquina ou lave a mão com sabão de coco ou sabonete neutro;
  4. Enxágue e deixe secar no sol.

Em caso de pressa ou de manchas, existem algumas outras dicas que podem te ajudar:

  • Em dias de pressa você pode lavar no banho, mas é importante que ele seque em um lugar arejado e com sol;
  • Em caso de machas experimente deixar de molho no sol;
  • Para manchas persistentes, experimente misturar um pouco de água oxigenada na água do molho.

Leia também: Como usar a esponja menstrual

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer absorvente reutilizável - Conselhos práticos!, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Recomenda-se vestir calcinhas mais justas pois elas dão uma sensação de maior segurança com o absorvente reutilizável.
  • Se você ainda não está segura para sair usando o absorvente reutilizável, experimente utilizá-lo para dormir.
  • Reutilize a água usada para o lavar o absorvente para regar as plantas ou dar descarga.