Como fazer álcool em gel caseiro

Como fazer álcool em gel caseiro

Em 2020 a higienização das mãos com álcool em gel voltou a ser uma das pautas principais durante a propagação da pandemia do Coronavírus (2019-nCoV). O correto saneamento das mãos está entre as medidas básicas e potentes para a contenção da propagação do vírus e deve ser feito com água e sabão ou álcool em gel, na falta da primeira.

A alta demanda faz com que o produto nem sempre seja encontrada em farmácias e supermercados. Para supri-la, profissionais com formação na área podem fazer álcool em gel. Neste artigo o umCOMO explica como fazer álcool em gel caseiro, de acordo com recomendações da OMS, além de dúvidas comuns em relação a qual o melhor álcool gel para usar nas mãos, se álcool em gel funciona e como usar álcool em gel nas mãos de maneira correta e eficiente.

Qual o melhor álcool gel para usar nas mãos?

Lavar as mãos o mais frequentemente possível com água e sabão é um dos mecanismos mais eficientes para proteger de contágios virais como o coronavírus, mas o uso do álcool em gel nas mãos também é uma das recomendações oficiais da Organização Mundial de Saúde. O melhor álcool em gel para usar nas mãos são aqueles certificados por um fabricante, preferencialmente com porcentagem acima de 70%.

Desde que a OMS anunciou as últimas medidas e conselhos, o álcool em gel de mãos tornou-se um dos produtos mais procurados nos supermercados e farmácias (assim como nas máscaras), razão pela qual muitas pessoas têm preocupado em como fazer álcool em gel caseiro.

Álcool em gel funciona?

O guia emitido pela OMS especifica que o processo de fabricação álcool em gel desinfetante doméstico se destina apenas à produção local e, na verdade, não é recomendado para uso individual. Isto porque 96% do álcool é altamente inflamável se não for manuseado corretamente, tal como a glicerina líquida, e porque este tipo de gel desinfetante só cumpre a sua função se for fabricado com material esterilizado e sob as condições higiênicas e antissépticas adequadas, como as oferecidas pelos laboratórios farmacêuticos.

Por todas estas razões, a OMS recomenda a compra de álcool em gel em farmácias e aconselha que seja específico para prevenir infecções e não apenas para higienizar. Tendo isto em mente, lembramos que apenas aqueles que têm os ingredientes, materiais e conhecimentos na área podem fazer álcool em gel caseiro.

Álcool em gel caseiro

Embora a OMS explique como fazer 10 litros deste remédio, no umCOMO adaptamos as medidas para 1 litro gel antisséptico caseiro. De acordo com o guia publicado pela Organização Mundial de Saúde [1], estes são os ingredientes e proporções para fazer álcool em gel caseiro:

  • Etanol 96%: 833,3ml
  • Água oxigenada 3% (peróxido de hidrogênio): 41,7ml
  • Glicerol 98%: 14,5ml
  • Água destilada esterilizada ou fervida fria

O etanol pode ser substituído por este produto por 751,5ml de álcool isopropílico 99,8%. Peróxido de hidrogênio, glicerina líquida e água são essenciais e não podem ser substituídos. Você também vai precisar de:

  • Garrafas de vidro ou plástico de 1 litro com tampa de rosca interna ou tanques de plástico suficientemente grandes para fazer as misturas sem transbordar;
  • Misturadores de madeira, plástico ou metal;
  • Tubos de ensaio e copos de medidas;
  • Funil de plástico ou metal;
  • Garrafas plásticas com tampas à prova de vazamentos;
  • Um alcoolômetro: a escala de temperatura aparece na parte inferior e as concentrações de etanol (v/v e p/p percentuais) na parte superior.

Como fazer álcool em gel caseiro

Este guia passo a passo é destinado a profissionais que trabalham localmente. Se você está pensando em fazer álcool em gel caseiro para uso individual, a recomendação oficial é adquirir produtos certificados em farmácias ou lojas especializadas. Evite acidentes e incêndios: jamais utilize fogo ou objetos que possam gerar faíscas durante a fabricação ou uso do gel e não adicione qualquer outro produto que não esteja específicado anteriormente, assim como as suas proporções.

Se você tem os materiais e expertise na área, este é o passo a passo para fazer álcool em gel caseiro:

  1. Despeje o álcool estipulado na garrafa grande ou no reservatório que você preparou. Lembre-se que somente ingredientes dentro da validade e corretamente esterilizados funcionarão;
  2. Adicione o peróxido de hidrogênio utilizando o tubo de ensaio;
  3. Adicione o glicerol utilizando o tubo de ensaio. O glicerol é muito viscoso e adere às paredes do tubo de ensaio, então você terá de o limpar com água destilada estéril ou água fervida fria antes de de deitar o seu conteúdo na garrafa;
  4. Encha a garrafa ou reservatório até à marca de 1 litro com água destilada estéril ou fervida já fria;
  5. Quando a preparação estiver completa, coloque a tampa de rosca na garrafa o mais rápido possível para evitar a evaporação;
  6. Misture a solução agitando suavemente ou usando um agitador;
  7. Distribua imediatamente a solução nos recipientes finais e reserve-as por 72 horas antes da sua utilização. Durante este tempo, os esporos presentes no álcool ou em garrafas novas ou reutilizadas serão destruídos.

Se você quiser desinfetar seus pertences para minimizar a possibilidade de propagação de um vírus, não deixe de visitar sugerimos também a e leitura dos artigos que explicam como desinfetar roupas e como fazer desinfetante caseiro.

Como usar álcool em gel nas mãos

Além da recomendação de lavar as mãos e utilizar o álcool em gel, a OMS também publicou um guia que explica como higienizar as mãos co, antisséptico [2]. O processo deve durar entre 20 e 30 segundos e tem as seguintes recomendações, conforme a imagem abaixo:

  1. Aplique o álcool em gel sobre toda a palma da mão;
  2. Una as duas palmas, espalhe o álcool em gel e esfregue as mãos;
  3. Coloque uma mão sobre a outra e espalhe o gel entre os dedos;
  4. Una palma com palma e entrelace os dedos para espalhar mais o gel;
  5. Una as partes de trás dos dedos com as mãos opostas e entrelace-os para espalhar o álcool em gel;
  6. Envolva a mão sobre o dedão da mão oposta, higienize-o e repita o processo com a outra mão;
  7. Massageie a palma da mão utilizando a ponta dos dedos das mãos opostas. Repita o processo com a outra mão;
  8. Deixe secar e suas mãos estarão higienizadas.

Sugerimos a leitura do ONSalus para mais informações sobre sintomas, contágio e tratamento do Coronavírus (2019-nCoV).

Imagem: Reprodução/OMS

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer álcool em gel caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Referências
  1. Organização Mundial de Saúde (OMS). (2009). Guía para la elaboración a nivel local:
    Formulaciones recomendadas por la OMS para la desinfección de las manos. Disponível em: <https://www.who.int/gpsc/5may/tools/ES_
  2. Organização Mundial de Saúde (OMS). How to Handrub?. Disponível em: <https://www.who.int/gpsc/5may/How_To_HandRub_Poster.pdf?ua=1/>. Acesso em 13 de março de 2020.
Bibliografia
  • Organização Mundial de Saúde (OMS). (2009). Guía para la elaboración a nivel local:
    Formulaciones recomendadas por la OMS para la desinfección de las manos. Disponível em: <https://www.who.int/gpsc/5may/tools/ES_PSP_GPSC1_GuiaParaLaElaboracionLocalWEB-2012.pdf?ua=1/>. Acesso em 13 de março de 2020.
  • OLIVEIRA, Pedro ivo. AgênciaBrasil. Veja as dicas da OMS para se proteger do novo coronavírus. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-02/veja-dicas-da-oms-para-se-proteger-do-coronavirus/>. Acesso em 13 de março de 2020.