Como fazer banho de assento

Como fazer banho de assento
Imagem: mtradicionalalternativaabf.blogspot.pt

Os banhos de assento são fáceis de fazer e podem ser feitos na banheira ou numa bacia grande. Estes fornecem ao organismo um melhor condicionamento preventivo e terapêutico perante vários problemas de saúde. Eles atuam sobre a circulação sanguínea e o metabolismo, favorecendo o regulamento térmico. Pode fazer um banho de assento para aliviar sintomas de dor, tratar de hemorroidas, após procedimentos cirúrgicos, como a episiotomia. Para fazer um banho de assento sente-se numa quantidade de água morna suficiente para cobrir a área afetada. Este banho é aplicado na região pélvica, parte das coxas e baixo ventre. Pode-se realizar um banho de assento quente, frio ou alternado (quente e frio), dependendo daquilo que se pretende tratar. Para saber como fazer banho de assento, continue lendo este artigo de umComo.com.br.

Vai precisar de:
  • Água quente
  • Água fria
  • Bacia grande ou banheira
  • Toalha
Passos a seguir:
1

O banho de assento quente deve fazer-se durante cerca de 20 minutos a uma temperatura de cerca de 50ºC, se esta temperatura não for suportável poderá ser inferior. A melhor altura do dia para fazer este banho é à noite, ao deitar, evitando qualquer banho de seguida. Os pés não devem tocar diretamente no chão e deverá estar agasalhada, apenas com a parte da pélvis mergulhada na água. Este banho é benéfico para doenças genitais, perineais e pélvicas como corrimentos vaginais, cólicas uterinas e intestinais, inflamações e infeções dos ovários, menstruação irregular, esterilidade, inflamações da próstata, cistite, hemorroidas e fissuras anais. Também facilita a recuperação dos tecidos após o parto, é aconselhável fazer uma semana após este. Poderá também não utilizar apenas a água quente simples, mas preparar um chá e fazer o banho com este. É aconselhável fazer banhos diários durante cerca de 21 dias seguidos.

2

O banho de assento frio faz-se da mesma forma que o anterior, usando água fria a cerca de 10ºC. Deverá ser um banho rápido, não permanecendo mais de 5 minutos e deverá enxaguar-se de imediato. É bastante benéfico para tratar infeções de ovários, testículos, útero, bexiga, vagina, pênis e prisão de ventre. O tratamento deve ser feito pela manhã e ao deitar, durante 30 dias duas vezes por dia.

3

No banho de assento alternado (quente e frio) deverá utilizar duas bacias, uma com água fria a 10ºC e outra com água quente a 45ºC. Deverá começar na água fria, permanecendo durante cerca de 5 minutos, e de seguida ir para a água quente, durante 1 minuto, deverá repetir este procedimento 5 vezes. O banho de assento alternato é benéfico para o tratamento de tumores malignos, infeções de difícil tratamento e para os casos em que o banho de assento de água quente ou fria não surtiu efeito. Este tratamento deve ser feito ao deitar, durante 21 dias.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer banho de assento, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.