Como fazer banho de assento com bicarbonato

Como fazer banho de assento com bicarbonato
Imagem: estilo.br.msn.com

O banho de assento é um tratamento, ou como complemento deste, bastante fácil que pode fazer em casa. Existem diferentes tipos de banho de assento, quentes, frios, com óleos essenciais, entre outros, dependendo do tipo de condição que se pretenda tratar. Este banho é feito para o tratamento de doenças nas regiões compreendidas desde o abdômen até às nádegas e genitais e atua sobre a circulação sanguínea e o metabolismo, favorecendo o regulamente térmico. Um banho de assento com bicarbonato de sódio é um ótimo remédio caseiro para ajudar no tratamento da candidíase. De seguida, em umComo.com.br, mostramos-lhe como fazer banho de assento com bicarbonato.

Passos a seguir:
1

O bicarbonato de sódio ajuda a manter o pH vaginal por volta dos 7,5. Ao alcalinizar o pH da vagina conseguimos combater ou até mesmo eliminar a multiplicação do fungo cândida. Este fungo é o responsável pelo aparecimento da candidíase ou infeção vaginal. Alguns dos sintomas da candidíase ou infeção vaginal são coceira na vagina, corrimento com mau cheiro, corrimento amarelado ou esverdeado, corrimento vaginal branco ou vermelhidão ao redor da vagina. De seguida, mostramos-lhe um banho de assento para tratar da candidíase.

2

Para fazer o banho de assento com bicarbonato vai precisar de:

  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 1 litro de água;
  • Bacia grande ou banheira.
3

A primeira coisa a fazer para o seu banho de assento é ferver a água e, de seguida deixar esfriar até ficar morna. Depois, misture o bicarbonato de sódio na água morna.

4

Encha a bacia ou banheira com esta solução e sente-se nela, de maneira a que a água cubra toda a zona do baixo ventre. Deve colocar os pés apoiados num banco baixo e não no chão, de maneira a que fiquem ligeiramente inclinados. Antes de se sentar nesta solução, deverá lavar primeiro a zona genital com água corrente.

5

Faça o banho de assento com bicarbonato durante cerca de 20 ou 25 minutos. Pode fazer este tratamento natural duas vezes por dia, até os sintomas da candidíase desaparecerem.

6

Pode substituir o bicarbonato de sódio por citrato de potássio ou até mesmo bicarbonato de potássio, uma vez que estes dois elementos também ajudam a alcalinizar o pH da vagina e também a acabar com a coceira vaginal ou com o corrimento vaginal com mau cheiro.

7

Para evitar o aparecimento de candidíase ou qualquer outro tipo de condição, deverá cuidar da sua vagina adequadamente. Para isso, deverá ter os seguintes cuidados:

  • Higiene íntima adequada;
  • Evitar o uso de jeans ou roupas muito justas e apertadas;
  • Preferir sempre calcinhas de algodão, ao invés de lycra ou coton;
  • Evitar ficar muito tempo com o biquíni molhado, pois esse é o ambiente ideal para a proliferação de fungos e bactérias;
  • Usar camisinha.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer banho de assento com bicarbonato, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • Se sofrer de candidíase recorrente ou até crônica, é recomendável consultar o seu ginecologista para que este avalie a sua situação. Ele poderá receitar-lhe bicarbonato de sódio 650 mg para tomar de 6 em 6 horas, caso não consiga fazer os banhos de assento ou se estiver em viagem, assim conseguirá também manter o pH da vagina equilibrado.
  • É muito importante lembrar que deverá fazer o banho de assento com bicarbonato como complemento ao tratamento médico indicado para tratar a candidíase ou outra condição.