
As barrinhas de cereais são um ótimo complemento alimentar, pois contêm um montão de suplementos que ajudam você a melhorar seu rendimento e a recuperar a energia perdida no exercício físico. O mais comum é comprar as barrinhas energéticas de cereais em uma loja, mas se você quiser que sejam dietéticas e controlar o que contem cada barrinha, a seguir lhe explicamos como fazê-las.
- Geleia
- Cereais
- Gergelim
- Forno
- Papel alumínio
- Fôrma em forma de barrinha
Para começar a fazer barrinhas de cereais, você deve procurar um cereal como base que não contenha açúcar adicionado. Leia muito bem as etiquetas e os ingredientes para ter certeza disso. Você pode usar cereais como a aveia integral ou um cereal de caixa cuja receita original seja sem açúcar.
Comprima o cereal quebrando-o em pedaços bem pequenos.
Misture os cereais com alguma substância que permita colar o cereal e não tenha alto teor de gordura nem açúcar. Não use mel ou açúcar queimado. Você pode usar alguma geleia sem açúcar ou creme de amendoim, mas certifique-se antes de que não contém açúcar adicionado.
Remova bem a mistura resultante do processo anterior, as barrinhas de cereais ficarão mais gostosas se estiver tudo bem misturado.
Você pode adicionar sementes à barra, como gergelim torrado levemente, amendoim em pedaços, nozes, macadâmia etc. em pequenos pedaços, isso dará um fator extra na qualidade das barrinhas de cereais.
Ponha a mistura em papel alumínio, em quantidade suficiente para formar uma barrinha dietética - se tiver alguma fôrma tipo barra melhor.
Deixe secar a barrinha dietética à temperatura ambiente ou coloque no forno um pouco à baixa temperatura (32ºC) durante um par de horas.
Feche a barrinha dietética com o papel alumínio e guarde-a na geladeira, pronta para comer na hora do lanche ou como "snack".
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer barrinhas de cereais dietéticas, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.
- Ao guardar a barrinha dietética na geladeira, você pode conservá-la em papel alumínio ou filme plástico.