Como fazer chá de noni para emagrecer - propriedades e contraindicações

Como fazer chá de noni para emagrecer - propriedades e contraindicações

Hoje em dia, é difícil conhecer alguém que não almeje um corpo mais magro e uma rotina mais saudável. No entanto, para alcançar esse resultado, é necessário o abandono de alguns hábitos mais sedentários e um verdadeiro esforço diário em prol do emagrecimento.

A rotina de dieta e exercícios físicos para quem quer emagrecer não é fácil. Entretanto, alguns alimentos podem ajudar a tornar essa meta mais fácil de ser alcançada. O chá de noni, por exemplo, é um grande aliado para quem está na luta pela redução de medidas. No artigo de hoje em umCOMO te daremos as melhores dicas sobre como fazer chá de noni para emagrecer! Continue lendo.

O que é noni?

O noni é uma pequena árvore originária do Sudeste Asiático, e lhe é atribuída diversos benefícios medicinais e terapêuticos. A sua fruta possui um odor forte, muitas vezes descrito como desagradável. Mesmo assim, a fruta ainda é muito utilizada de diversas formas - inclusive sendo comida crua com sal e condimentos por alguns povos na Austrália e na Ásia.

Em diversas partes do mundo o noni é usado de diferentes formas para o tratamento e alívio dos sintomas de diversas condições como:

  • Artrite
  • Febre
  • Gengivite
  • Asma
  • Disenteria
  • Náuseas

O noni não é uma planta muito famosa no Brasil, no entanto, já é possível encontrar em algumas cidades suco de noni engarrafado.

Benefícios do chá de noni

O noni é uma fruta polêmica. É rica em antioxidantes e em vitamina C, que ajudam a combater o envelhecimento precoce. No entanto, é difícil estender-se sobre os seus benefícios justamente pela falta de pesquisas científicas que indiquem todo o seu potencial medicinal.

Pela falta de estudos conclusivos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização de produtos que possuem o noni como ingrediente. Há, ainda, suspeitas de casos de toxidade hepática (devido à quantidade de antraquinonas que o noni possui), que não foram devidamente comprovados.

Por outro lado, relatos indicam que a quantidade de antraquinona presente no noni não é o suficiente para ser letal, mesmo concentrada para a polpa do suco. Além disso, o noni está presente na cultura medicinal de diversos países ao longo do globo por séculos, usado no tratamento de doenças diversas e até mesmo para promover o emagrecimento!

Ao optar pelo uso do noni, é necessário cuidado: procure, se possível, um especialista em plantas medicinais para tirar mais dúvidas e ingerir o noni com segurança.

Chá de noni emagrece?

Para quem está tentando emagrecer, o noni pode ser um aliado. A fruta ajudaria na perda de peso por possuir propriedades que ajudariam o funcionamento do sistema digestivo, liberando suco gástricos que auxiliam no processamento de alimentos.

Além disso, por suas propriedades desintoxicantes e diuréticas, ele ajuda o corpo a absorver nutrientes e eliminar toxinas ruins. Dessa forma, o noni auxilia na aceleração do metabolismo e, consequentemente, regula o intestino.

Rico em antioxidantes, o noni ajuda, ainda, na queima de gordura corporal e, por último, auxilia no controle da compulsão por doces! Ou seja, o noni ajuda de todas as formas quem está na luta contra a balança.

Chá de folha de noni

Para fazer chá de noni para emagrecer, você vai precisar das folhas da fruta (secas ou verdes). Você pode encontrar em lojas de produtos naturais ou mesmo pela Internet. É possível, ainda, encontrar variações de noni em suco e em cápsulas.

O preparo é igual a todo chá: coloque as folhas em água fervente por 3 a 5 minutos. Desligue a água e deixe o chá repousar por cerca de 15 minutos. Depois, é só coar e beber!

O ideal para o consumo do chá de noni é fazê-lo uma hora antes de refeições como almoço e jantar, assim ele proporciona uma maior sensação de saciedade - e você comerá menos durante as refeições.

Atente-se: é importante combinar a ingestão de chá de noni juntamente com uma rotina de exercícios físicos e uma dieta balanceada e equilibrada! Veja a possibilidade de consultar um médico, pois ter um acompanhamento na hora de perder peso é fundamental para emagrecer com saúde.

Chá de noni - contraindicações

Como citado anteriormente, o noni é uma fruta polêmica e com poucos estudos esclarecedores a seu respeito. Se você optar pelo consumo de noni, estar atento a quaisquer sintomas, por menores que sejam, é fundamental para não prejudicar a sua saúde. Ao sinal de mal estar, opte pela suspensão do consumo o mais rápido possível.

Efeitos colaterais do noni incluem alergias cutâneas (coceiras e erupções), náuseas, gases e diarreias.

Antes de iniciar o tratamento com o chá de noni, é preciso conhecer quais são as contraindicações do chá. Confira:

  • Pacientes com transplantes: como o noni ajuda a aumentar a imunidade do organismo, o chá pode aumentar a rejeição do órgão transplantado.
  • Pacientes com insuficiência cardíaca: o chá não deve ser consumido por pacientes com problemas no coração e que tomem remédios anticoagulantes.
  • Pacientes com doenças renais: o chá de noni contém alto teor de potássio, sendo contraindicado para quem tem alguma doença renal e precisa controlar os níveis desse nutriente no organismo.
  • Gestantes ou lactantes: os efeitos do chá de noni nesse grupo ainda são desconhecidos por conta da falta de pesquisas. Existem indícios, inclusive, de culturas que o usavam como abortivo. Então, por não sabermos com certeza se o chá de noni aborta ou se ele pode ser usado para engravidar, é melhor evitar o uso.
  • Pacientes diabéticos: apesar dos relatos positivos, cientificamente, não existe comprovação de que é bom usar chá de noni para diabetes. A melhor maneira de saber como usar o chá de noni para o seu caso é consultando um médico que possa fazer uma recomendação mais precisa, de acordo com as suas condições e necessidades.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer chá de noni para emagrecer - propriedades e contraindicações, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.