Como fazer chá de rosa branca - 8 usos surpreendentes

Como fazer chá de rosa branca - 8 usos surpreendentes

A rosa branca, também chamada de rosa alba, não é apenas objeto decorativo como muitas flores são, ela pode ser usada como decoração por sua aparência delicada e seu aroma agradável mas sua utilidade principal se encontra nas suas diversas funções curativas para nossa saúde. Por ser tão usada na medicina natural, a rosa branca não pode ser encontrada em floriculturas, apenas em lojas especializadas em produtos naturais com funções medicinais. Se você deseja saber como fazer chá de rosa branca e aprender mais sobre suas utilidades, esse artigo do umCOMO foi feito pra você.

Como fazer chá de rosa branca

A rosa branca pode ser usada para fazer um chá que contém todas suas propriedades, o que facilita bastante se a intenção é ingerir a planta. Uma das vantagens de se usar esse chá para tratar de problemas de saúde é que usar medicina natural dificilmente causará efeitos colaterais, ou seja, você pode fazer uso livre da rosa branca sem se preocupar. Para fazer o chá você precisa de:

  • 1 panela
  • 1 litro de água filtrada (potável)
  • 10 gramas de pétalas de rosa branca
  • Sementes de rosa branca

Por vezes a rosa branca útil para a saúde é confundida com outra espécie de aparência mais similar a da rosa vermelha mas que tem apenas função decorativa, ou seja, tomar chá dessa outra rosa não fará diferença. Então, não se confunda, a rosa branca que se deve adquirir é a arbustiva e não a criada em estufa para ser vendida em buquês de floricultura.

O processo de produção é bem simples e fácil de fazer. Para fazer chá de rosa branca, você só precisar seguir os seguintes passos:

  1. Coloque a água filtrada na panela e deixe até ferver.
  2. Assim que a água estiver fervendo, coloque as pétalas de rosa branca e sementes, deixe por 2 minutos.
  3. Desligue o fogo e não tire as pétalas e sementes da água para que elas entrem em processo de infusão, nesse processo as propriedades da planta sairão delas e irão para a água devido ao calor, deixando as pétalas murchas.
  4. Espere até o chá esfriar até uma temperatura suportável, retire as pétalas e sementes e tome, se quiser é possível adicionar açúcar ou mel.

Não se esqueça de que para as pétalas conseguirem realizar o processo de infusão é imprescindível que a água esteja fervendo.

Para que serve chá de rosa branca?

O chá de rosa branca é uma carta na manga para tratar diversos problema de saúde, entre eles:

  • Estresse: a rosa branca tem propriedades calmantes e seu chá pode ser tomado para aliviar estresse sem recorrer aos sedativos químicos.
  • Cuidado com ferimentos: a rosa branca tem propriedades desinfetantes e ajuda a evitar infecções em caso de ferimento na pele.
  • Conjuntivite ou alergias nos olhos:por ser um anti-inflamatório, o chá de rosa branca ajuda a limpar os olhos e acelerar o processo de recuperação.
  • Desequilíbrios intestinais: o chá de rosa branca funciona como um laxante suave que ajuda na saúde do intestino. Por não ser um remédio forte, é recomendado que se tome o chá diversas vezes ao dia.
  • Hidratação da pele: o chá de rosa branca adoçado com mel ajuda a hidratar a pele do rosto e principalmente dos lábios, ajudando a remover peles soltas e deixando-os com uma aparência hidratada e saudável.
  • Insônia: da mesma forma que a rosa branca acalma e ajuda no estresse, também ajuda a acalmar para dormir e ter uma noite de sono tranquila.
  • Corrimento vaginal: por combater infecções, o chá de rosa branca para corrimento vaginal ajuda a acabar com problemas causados por fungos e bactérias na região. Além disso o chá limpa o útero evitando futuros problemas íntimos.
  • Problemas para engravidar: o chá de rosa branca ajuda a engravidar pois ajuda a manter o útero e vagina saudáveis, aumentando as chances de fecundação. Também é recomendável que grávidas tomem o chá de rosa branca para infecção urinária, comum durante a gravidez.

Chá de rosa branca: dicas

  • É possível usar a rosa branca em pétalas em um banho quente de banheira, pois funcionará como a panela usada para ferver a água do chá. Um banho de pétalas de rosas brancas pode acalmar e relaxar.
  • Se você pretende usar a rosa branca como calmante para dormir, é possível deixá-la no quarto próximo de sua cama, fazendo isso você entrará em contato com as propriedades da planta sem ter que remover pétalas e ainda ganhará um belo objeto de decoração.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer chá de rosa branca - 8 usos surpreendentes, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.