Partilhar

Como fazer doação de esperma

Por Paula Cassandra. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer doação de esperma
Imagem: mulheresnasuamao.com.br

No Brasil, doar material genético deve ser um ato anônimo, sendo que os pais da criança serão unicamente aqueles que buscaram o tratamento de fertilização e receberam os espermatozoides doados. Para saber como fazer doação de esperma, o umCOMO vai mostrar os passos exigidos.

Também lhe pode interessar: Como fazer sucos para limpar o fígado

Doação de espermatozoides

A doação de espermatozoides serve para que um casal que, por motivos diversos, não pode ter filhos e, por isso, busca os métodos de fertilização assistida para tornarem-se pais.

Quem faz a doação de esperma realiza o procedimento em bancos de sêmen específicos ou clínicas de reprodução assistida. Qualquer homem que se encaixe nos pré-requisitos pode doar, sendo que a doação deve ser espontânea e sem remuneração.

Para tanto, ao se encaminhar aos locais de coleta, como fazer doação de esperma consiste no homem se masturbar, o que é feito em local privado. Assim, do seu sêmen serão obtidos, posteriormente, somente os espermatozoides, sem os líquidos que o conteúdo possui.

Depois de doados, os espermatozoides são armazenados congelados, os quais são identificados com as características do doador. Isso serve para serem usados futuramente por um casal que busque o tratamento de fertilização.

Quem pode fazer doação de esperma são homens que tenham de 18 e 45 anos. Conforme o local da doação, a faixa etária pode variar. O doador, na hora da coleta do material, deve estar em abstinência sexual e de ejaculação de três a sete dias.

Quem sabe que possui alguma doença de transmissão sexual ou genética não poderá doar o seu esperma, já que isso será confirmado na série de exames pelos quais o doador deve passar.

Como fazer doação de esperma - Doação de espermatozoides
Imagem: newsrondonia.com.br

Etapas da doação de esperma

Normalmente, são quatro as etapas para a doação de esperma. A primeira consiste em realizar a coleta de sêmen, que vai passar por análise seminal, através do exame de espermograma.

Se o doador tiver o seu esperma aprovado ele segue para a segunda etapa, na qual ocorre triagem com o médico urologista, feita por meio de questionário e exame clínico. Por fim, ele deve assinar o termo de doação.

Também é coletado sangue do doador para serem realizados exames, entre eles, AIDS, sífilis, hepatite B e C, HTLV. É feita ainda tipagem sanguínea, eletroforese de hemoglobina e exame de cariótipo.

Sendo aprovado nessa etapa, o doador passa para a terceira fase, agendando as próximas doações de sêmen. Elas, em média, são seis no total – uma por semana ou uma a cada 15 dias. As etapas podem variar conforme a clínica onde os espermatozoides serão doados.

As clínicas também costumam manter as doações em quarentena e, depois desse período, em média seis meses, realizar novos exames de sangue. Por isso, é indicado a quem deseja saber como fazer doação de esperma que resida próximo a um banco de sêmen ou clínica.

O doador, se não morar perto, deve ter facilidade em se deslocar, uma vez que todo o procedimento tem uma duração que, pode variar, mas exige uma série de visitas ao local. O homem que pretende doar deve ainda ser disciplinado, pois todas as coletas exigem um período de abstinência anterior.

Como fazer doação de esperma - Etapas da doação de esperma
Imagem: noticias.r7.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer doação de esperma, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como fazer doação de esperma

1 comentário
Marcelo M. Malonda
gostaria fazer a doação das perma

Como fazer doação de esperma
Imagem: mulheresnasuamao.com.br
Imagem: newsrondonia.com.br
Imagem: noticias.r7.com
1 de 3
Como fazer doação de esperma

Voltar ao topo da página