Como fazer escalda-pés para dor com água e sal

Como fazer escalda-pés para dor com água e sal

Você está com os pés doloridos ou inflamados? Talvez você tenha feito uma longa caminhada, tenha usado sapatos muito altos ou desconfortáveis, tenha usado meias muito justas, tenha problemas de circulação ou tenha praticado exercícios de alto impacto para essa área do corpo, entre muitas outras possibilidades, uma vez que são muitas as causas de desconforto nos pés e tornozelos. Se você sofre de algum desses problemas, relaxar e cuidar dos seus pés beneficiará toda a sua saúde, ajudará a melhorar o problema em questão e ainda permitirá que você realize todas as suas atividades rotineiras normalmente.

Neste artigo do umCOMO, trazemos, como fazer escalda-pés para dor com água e sal seus benefícios. Uma maneira prática de relaxar ao final de um longo dia e higienizar.

Benefícios da água com sal para os pés

Os podólogos, que são especialistas em cuidados com os pés, defendem que é essencial cuidar dessa parte do corpo para prevenir uma variedade de doenças. Por outro lado, a reflexologia podal, cuja origem está na Medicina Tradicional Chinesa, estabelece que todos os nossos órgãos internos estão refletidos nos pés, algo que também tem sido corroborado pela medicina ocidental. Por isso, é realmente importante cuidar deles, porque algumas condições que podem aparecer nesta parte do corpo podem afetar outras partes ou até mesmo o corpo todo.

A combinação de água e sal para os pés, utilizando tanto água morna como fria, apresenta grandes propriedades benéficas.

  • Antiséptica
  • Analgésica
  • Relaxante
  • Calmante
  • Anti-inflamatória
  • Esfoliante
  • Circulatória
  • Hidratante
  • Cicatrizante
  • Curativa

Água e sal para os pés, quando usar?

Graças às propriedades que mencionamos e os benefícios da água com sal para os pés, essas são algumas situações comuns em que você pode usar água com sal para os pés:

Escalda-pés alivia as dores, o cansaço e as cãibras musculares

A água quente ajuda a gerar endorfinas, que contribuem para o relaxamento físico e mental, reduzindo as dores no corpo e melhorando o humor. Assim, a água com sal marinho, especialmente se estiver morna ou quente, permite que os músculos relaxem facilmente.

Por isso, a água com sal para os pés não só elimina a fadiga muscular acumulada como também alivia a dor, o estresse e as cãibras musculares, sendo muito benéfica para pessoas com doenças como a artrite.

Água morna nos pés tornozelos melhora a circulação e desinflama

Escalda-pés faz com que os vasos sanguíneos se dilatem e a água fria os faz contrair. Por isso, para reduzir a inflamação dos pés e tornozelos, é melhor usar água fria, mas a combinação de água fria e morna (em duas bacias separadas) é realmente eficaz para casos em que há muito inchaço. Combinando as temperaturas, a circulação é ativada e isso, combinado com as propriedades do sal, favorece a desinflamação dos pés e tornozelos, causando alívio imediato em problemas de peso nas pernas e edema dos pés e tornozelos, entre outros.

Se você quer conhecer mais Remédios caseiros para pés inchados, pode consultá-los aqui.

Suaviza os calos dos pés

O sal tem propriedades esfoliantes, por isso, combiná-lo com água e massagear os pés com ele favorece a eliminação de células mortas. Isso é ideal para suavizar os calos nos pés. Para ter uma esfoliação ainda melhor, combine com o uso da pedra-pomes.

Nesse outro artigo te explicamos Como esfoliar a pele com sal marinho.

Previne e cura unhas encravadas e outras feridas

Deixar os pés de molho em água morna com sal ajuda a prevenir o aparecimento de problemas nas unhas e na pele ao redor delas, como as unhas encravadas e inflamações. Por um lado, a água morna amolece a pele, facilitando a esfoliação, e também as unhas, tornando muito mais fácil a tarefa de cortá-las corretamente. Isso, somado à ação anti-séptica do sal, permite evitar problemas deste tipo e, no caso de aparecerem, este tratamento caseiro e fácil ajuda a manter a área limpa e promove a cura.

Ajuda a tratar os olhos-de-peixe nos pés

Os olhos-de-peixe são verrugas plantares que se distinguem de outros tipos por terem um ponto preto no centro. Este tratamento com água salgada não é suficiente para curar o problema por conta própria, mas manterá a área limpa e desinfetada e amolecerá a pele, tornando-a mais fácil de raspar e de aplicar o tratamento adequado, sempre prescrito pelo podólogo (ou mesmo aplicado por este especialista).

Escalda-pés previne fungos nos pés

Uma higiene adequada, usando produtos antissépticos como o sal e secando perfeitamente os pés, é a chave para prevenir as micoses nos pés e o aparecimento do famoso pé-de-atleta. No entanto, se este problema aparecer, a água salgada ajudará a melhorar o problema devido às suas propriedades antissépticas, esfoliantes e suavizantes, facilitando a sua eliminação, mas não será um tratamento eficaz para eliminá-las por conta própria. Esses problemas devem ser tratados adequadamente, e usar a água com sal como método de higiene vai facilitar o tratamento.

Aqui explicamos mais aspectos a se considerar para Prevenir os fungos nos pés.

Elimina o mau-cheiro dos pés

Se você tem problemas de mau cheiro em seus pés, não hesite em usar este água morna e sal nos pés como parte de seu ritual habitual de higiene. O fato de adicionar o sal à água, permite eliminar as bactérias e impedir o aparecimento de fungos, reduzindo o mau cheiro e impedindo-o de reaparecer.

Se você tem esse problema e está procurando formas eficazes de solucioná-lo, veja aqui Como eliminar o mau cheiro nos pés com remédios caseiros.

Ajuda a eliminar toxinas

É muito provável que você já tenha ouvido que a água com sal para os pés ajuda a eliminar toxinas, e tenha pensado que essa é uma boa maneira de limpar o corpo, perder peso e assim por diante. No entanto, não é bem assim, nem é tão simples, e é por isso queremos esclarecer essa questão.

Embora não seja um tratamento para curar doenças sistêmicas ou generalizadas em todo o corpo, mas sim para tratar condições localizadas nos pés, encharcar os pés com frequência na água salgada morna pode ajudar a eliminar toxinas. É importante saber que isso não trará uma grande melhora em uma doença, mas ter esse hábito facilita a manutenção de um melhor equilíbrio no corpo. Por um lado, a dilatação dos poros e a alta saturação de sal na água favorecem a osmose do organismo nessa parte do corpo, o que promove um reequilíbrio a nível sanguíneo e linfático e, portanto, celular. Por outro lado, o relaxamento proporcionado por este método favorece o bom funcionamento do sistema linfático, que, aliado a bons hábitos como beber muita água, alimentar-se de forma saudável e fazer um mínimo de exercício, facilita a eliminação de toxinas através sistema excretor.

Como fazer escalda-pés para dor com água e sal

Você pode preparar escalda pés de água com sal para os pés da seguinte maneira:

Ingredientes

  • 2 recipientes de um tamanho que te permita submergir os dois pés dentro da água de uma só vez.
  • Água morna e fria.
  • Sal marinho

Escalda pés com água e sal - Passo a passo

  1. Encha um recipiente com água morna e o outro com água fria. Meça a água para calcular com mais precisão a quantidade de sal que será necessária. A água morna deve ter uma temperatura confortável para contato com a pele, pois se estiver quente demais, você pode se queimar.
  2. Adicione o sal. Para ser específico, use uma concentração mínima de 20 gramas de sal por litro de água. Isto significa que para 5 litros de água, em cada recipiente, você deve adicionar meia xícara de sal (125 g). E para 10 litros, adicione 1 xícara de sal (250 g).
  3. Mexa a água para que o sal se dissolva bem.
  4. Afunde os pés no recipiente com água morna e sal durante 20 minutos.
  5. Após esse tempo, coloque os pés no recipiente com água fria e sal durante mais 20 minutos.
  6. Retire os pés da água e seque bem com uma toalha.
  7. Faça uma massagem com óleos essenciais relaxantes, como o de lavanda, ou com um creme hidratante durante uns 10 minutos.

Água com sal e vinagre para os pés

Outra ótima combinação de produtos naturais para o cuidado dos pés é adicionar a essa mistura o vinagre, seja de vinho ou de maçã. O vinagre tem ótimas propriedades para a pele, bem como a capacidade de ajudar a regular a temperatura e reduzir a inflamação. Graças às propriedades antissépticas e antifúngicas deste produto, você pode combater o pé-de-atleta com mais eficácia ou até evitá-lo, e ele também ajudará se você tiver inchaço nos tornozelos ou peso nas pernas. Portanto, é uma mistura muito boa para o cuidado dos pés. Anote estas orientações simples para preparar água com sal e vinagre para lavar os pés:

Ingredientes

  • 2 bacias
  • Água fria
  • Água morna
  • Sal
  • Vinagre de maçã ou de vinho

Escalda-pés de água com sal e vinagre

  1. Encha as duas bacias, uma com água fria e a outra com água morna.
  2. Adicione sal seguindo a quantidade indicada na seção anterior.
  3. Adicione meio copo de vinagre e mexa.
  4. Coloque os dois pés na bacia de água morna e deixe-os de molho entre 20 a 30 minutos.
  5. Passe os pés da bacia de água morna diretamente para a de água morna e deixe passar mais 20 ou 30 minutos.
  6. Seque completamente seus pés com o auxílio de uma toalha limpa.
  7. Termine com uma massagem suave com creme hidratante e não coloque sapatos ou meias até que o pé tenha absorvido bem o creme.

Leitura complementar: Como fazer escalda-pés caseiro

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer escalda-pés para dor com água e sal, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.