Estar em forma durante a gravidez

Como fazer exercício durante a gravidez

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 7 abril 2021
Como fazer exercício durante a gravidez
Imagem: mentefitness.com.br

Fazer exercício ajuda-nos a manter saudáveis e em forma, por isso a atividade física é muito recomendada durante a gravidez. O fato de você estar grávida não significa que deva estar sentada na poltrona ou jogada na cama o dia todo vendo televisão, a não ser que o médico tenha recomendado repouso. Você deve aproveitar esta bonita etapa e uma das formas de fazê-lo é colocar seu corpo em movimento, pois isso beneficia sua saúde e a do bebê e além disso ajuda você a manter uma bonita figura. Para fazer exercício não precisa ir à academia, em umComo.com.br ensinamos você como fazer exercício durante a gravidez.

Também lhe pode interessar: Como emagrecer durante a gravidez

Passos a seguir:

1

Estar grávida não significa levar uma vida sedentária, muito pelo contrário, fazer exercício só trás benefícios nesta etapa da sua vida, tanto para si como para o seu bebê. Fazer exercício durante a gravidez diminui as dores e incômodos comuns da gestação, bem como ajuda a preparar a mamãe para o parto e pós-parto. Mas claro que, antes de começar a praticar qualquer atividade física, deverá consultar primeiro o seu médico para saber se ele autoriza a prática de exercício físico, uma vez que existem algumas condições que podem condicionar a mamãe.

2

Após ter a autorização do seu médico, é hora de se começar a mexer. A caminhada é uma das atividades físicas mais recomendadas para as mamães, pois ajuda a melhorar o condicionamento físico para além de aumentar o fluxo sanguíneo. O ideal é escolher as horas de menos calor e preferir roupas leves e adequadas para a prática de esporte. Além disso, opte por caminhar em pisos regulares e use uns tênis adequados. Você pode fazer caminhadas durante a gravidez 3 vezes por semana entre 30 a 40 minutos ou menos, dependendo de como se sentir.

Como fazer exercício durante a gravidez - Passo 2
Imagem: mundoboaforma.com.br
3

Futuras mamães também podem continuar com as suas corridas, desde que seja uma atividade que já praticavam antes da gravidez. Porém esta atividade só é recomendada durante o primeiro trimestre de gestação, por ser um exercício de alto risco de quedas. Para além disso, a corrida deverá ser leve e não deverá correr mais de 30 minutos por 2 a 3 vezes por semana.

Como fazer exercício durante a gravidez - Passo 3
Imagem: simplestofsplendor.com
4

O pilates e o yoga são outros dos exercícios que gestantes podem fazer. No entanto, no que diz respeito ao pilates existem alguns exercícios que são contra-indicados a grávidas, por isso o melhor é não os fazer para não esforçar demais. O yoga é extremamente benéfico durante a gravidez, pois ajuda a tonificar os músculos para além de aumentar a flexibilidade corporal, o que ajuda o corpo da futura mamãe a se adaptar melhor às transformações físicas que ocorrem durante a gravidez. Esta prática pode ser realizada todos os dias, enquanto que a recomendação para o pilates é apenas de duas a três vezes por semana.

Como fazer exercício durante a gravidez - Passo 4
Imagem: justparents.co.uk
5

A natação é outro dos exercícios indicados durante a gravidez, pois na água o risco de lesões é menor. No entanto, esta é uma atividade que é preferível para gestantes que já faziam alguma atividade física antes da gravidez, pois exige alguma preparação física. Esta é uma das atividades físicas mais recomendadas durante a gravidez, ajuda você a reduzir as dores nas costas, melhora a circulação, tonifica os músculos e deixa você em forma durante a gestação.A hidroginástica também é outro dos exercícios que pode fazer durante a gravidez, pois é de baixo risco de lesões e ajuda a relaxar e diminuir o estresse.

Como fazer exercício durante a gravidez - Passo 5
Imagem: pregnant-in-paris.com
6

Para além destes exercícios, poderá encontrar algumas exercícios que pode fazer em casa durante a gravidez, no nosso artigo.

7

Musculação e exercícios de alto impacto não são recomendáveis durante a gravidez. No entanto, se quiser continuar com estas atividades é importante que converse primeiro com o seu médico e reduza a carga e o tempo de treino.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer exercício durante a gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos

  • É muito importante lembrar que se sua gravidez for de alto risco não é recomendável fazer atividade física, por isso consulte seu médico antes de realizar qualquer tipo de exercício.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: mentefitness.com.br
Imagem: mundoboaforma.com.br
Imagem: simplestofsplendor.com
Imagem: justparents.co.uk
Imagem: pregnant-in-paris.com
1 de 5
Como fazer exercício durante a gravidez