Como fazer expectorante caseiro para eliminar o muco

Como fazer expectorante caseiro para eliminar o muco
Imagem: corpoemdieta.com

A expectoração é normalmente o resultado de uma infeção respiratória, essa infeção produz catarro, também conhecido como muco, e esse muco deve ser expelido e eliminado do nosso organismo. O processo de eliminação do muco é um processo natural do organismo, ou seja, o nosso corpo por si só trata de eliminar o muco, no entanto podemos facilitar essa função do organismo com a ajuda de um expectorante caseiro. Se pretende saber como fazer um expectorante caseiro para eliminar o muco não perca este artigo de umComo.com.br.

Vai precisar de:
  • Cebola
  • Mel
  • Alho
  • Alcaçuz
  • Sálvia
  • Folhas de eucalipto ou óleo de eucalipto
Passos a seguir:
1

O aparecimento de muco na garganta pode ser evitado. Existem uma série de conselhos e hábitos que pode seguir para evitar o aparecimento de muco na garganta e assim evitar o desconforto que ele provoca. No entanto, provavelmente aquilo que pretende é uma solução para o eliminar, assim sendo siga os passos que lhe indicamos em seguida para fazer um expectorante caseiro.

2

Um dos melhores ingredientes para fazer um expetorante caseiro para eliminar o muco é a cebola. A cebola tem propriedades excelentes que servem para expelir e eliminar o catarro e muco acumulado nos pulmões. Para fazer um expectorante à base de cebola só tem que picar umas 5 ou 6 cebolas e colocá-las em uma panela juntamente com um pouco de mel (duas colheres) e água. Deixe as cebolas e o mel a cozinhar em lume lento por uma hora e meia. Depois filtre a água da cozedura e já tem o seu expectorante à base de cebola.

3

Tal como temos vindo a explicar em vários artigos, uma boa alimentação é a base para manter o nosso organismo saudável e a funcionar corretamente, como tal, existem vários ingredientes que deve incorporar na sua dieta que o podem ajudar a eliminar e remover o muco. O alho é um excelente ingrediente, entre as muitas propriedades que tem, uma das principais é a de expectorante, assim sendo pode comer alho para o ajudar a eliminar o muco, preferencialmente alho cru.

Imagem: brasilfront.xpg.uol.com.br
4

O alcaçuz é outro excelente aliado para a luta contra o muco. Beba chá de alcaçuz três vezes ao dia e rapidamente notará a diferença na sua garganta. Em caso de pressão alta esta solução deve ser evitada. As pessoas com pressão alta podem optar por um chá de sálvia, que é também um excelente expectorante.

5

Caso os diferentes expectorantes não o ajudem a eliminar o muco pode optar por inalar vapores de eucalipto. Estes vapores ajudam a diluir o muco, descongestionando o nariz e a garganta. Para inalar vapores de eucalipto só tem que colocar uma panela com água a ferver e juntar algumas folhas de eucalipto (ou gotas de óleo de eucalipto), depois ponha a panela à sua frente e coloque uma toalha em cima da cabeça para apanhar melhor o vapor e inale o vapor.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer expectorante caseiro para eliminar o muco, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • O muco na garganta pode provocar infeções. Se se sente congestionado há algum tempo deve consultar o seu médico e pedir ajuda profissional.