Como fazer inalação

Como fazer inalação
Imagem: dejatver.com

Os vapores são inalações de vapor de água que suavizam, umedecem e eliminam as mucosidades do nariz, garganta, brônquios e ouvido interno. Você mesmo pode fazer inalação em casa, trata-se de uma remédio caseiro e natural que lhe ajudará no caso de resfriados, gripes, bronquite... ou sempre que tenha mucosidades.

Além disso, é possível adicionar à água algum tipo de planta medicinal que beneficie mais os seus pulmões e lhe ajude a descongestionar. Assim, neste artigo de umComo.com.br explicamos-lhe como fazer inalação passo a passo.

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

O primeiro passo para fazer inalação de vapor é colocar para ferver dois litros de água em uma panela.

2

De seguida, pegue em algumas das seguintes plantas medicinais ou suas essências e faça uma mistura com elas:

  • Tomilho;
  • Eucalipto;
  • Camomila;
  • Orégano;
  • Pinho;
  • Alecrim.
3

Coloque a panela tapada sobre uma mesa e adicione 2 colheres de sopa da mistura que fez com as plantas medicinais. De seguida, volte a tapar a panela.

4

O doente ou quem for fazer a inalação deverá permanecer sentado com a cabeça inclinada sobre a panela, cobrindo a sua cabeça e parte do tronco com uma toalha grande para que não saia o vapor pelos lados.

5

Por último, será necessário abrir ligeiramente a panela para que o paciente não se queime e deverá começar a inalar o vapor.

Cada vez que o vapor for diminuindo, deverá abrir mais a panela e, por fim, abri-la completamente. Este vapor pode durar cerca de 20 minutos aproximadamente.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer inalação, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • Essa mesma inalação pode ser feita com uma mistura de óleos essenciais em vez das plantas medicinais. Se preferir os óleos faça uma mistura com uma das plantas: pinheiro, tomilho, árvore do chá, niaouli e orégano. Use 6 gotas de óleos essenciais pondo-as de duas em duas durante a inalação.
  • Se sentir desconforto enquanto faz a inalação, mude a toalha por um pano mais fino que permita uma melhor transpiração.
  • É importante que a inalação seja alternativa, isto é, primeiro pela boca e depois pelo nariz (primeiro uma fossa nasal e depois a outra). Assim deixaremos que o vapor chegue a todas as partes.
  • Não faça inalação se o paciente tiver febre alta.