Como fazer máscara de tecido

Como fazer máscara de tecido

Dentre as medidas divulgadas pelo Ministério da Saúde para a contenção da pandemia, prevenção e enfrentamento da COVID-19 no Brasil, destaca-se a necessidade da aquisição de máscaras cirúrgicas com consciência, uma vez que o seu uso deve ser prioritário à profissionais de saúde expostos ao vírus. Como alternativa, na nota informativa nº 3/2020-CGGAP/DESF/SAPS/MS [1]o Ministério da Saúde incentiva a fabricação e uso de máscaras caseiras, já que elas também podem conter a disseminação de gotículas expelidas pelo nariz e pela boca como barreira física. Existem diferentes maneiras de confeccioná-las, mas alguns procedimentos precisam ser seguidos para que o seu uso seja realmente eficaz. Neste post o umCOMO explica como fazer uma máscara de tecido passo a passo para proteção e como utilizá-la corretamente.

Vai precisar de:
  • Tecido de saco de aspirador, cotton (e poliéster 55% e algodão 45%), algodão 100% ou fronha de tecido antimicrobiano;
  • 2 elásticos (podem até ser de cabelo);
  • Linha de costura e agulha;
  • Tesoura;
  • Régua e lápis.

Máscara X Coronavírus

A OMS recomenda a utilização racional de máscaras médicas para evitar o desperdício deste recurso que é considerado um item de utilização única. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, no atual período da pandemia as máscaras só devem ser usadas por quem apresenta sintomas do COVID-19 (especialmente tosse) ou se estiver cuida de alguém que possa ter a doença.

Como alternativa à escassez e priorização das máscaras médicas a quem realmente necessita, o Ministério da Saúde incentiva a fazer máscaras de proteção caseiras[2] desde que alguns requisitos sejam respeitados. De acordo com o Ministério da Saúde, os tecidos mais recomendados para serem utilizados na fabricação de máscaras de proteção caseiras são:

  1. Tecido de saco de aspirador;
  2. Cotton (oliéster 55% e algodão 45%);
  3. Tecidos de 100% algodão;
  4. Fronhas de tecido antimicrobianos.

Separe os materiais necessários e veja abaixo como fazer a máscara de tecido passo a passo:

Como fazer uma máscara de tecido passo a passo

  1. Recorte dois retângulos do tecido de 25 cm por 15 cm. Utilize restos de tecido mais grossos, como lençóis ou tecido acolchoado;
  2. Fazer uma bainha de 0,6 cm nos lados compridos (no sentido do comprimento) e uma bainha de 1,25 cm nos lados curtos (no sentido da largura);
  3. Costure as bainhas juntas, deixando espaço suficiente para inserir os elásticos (apenas nas bainhas ao longo do comprimento). Corte os elásticos, insira-os nas bainhas e amarre as extremidades. Os elásticos são que vão deixar pendurar a máscara sobre as orelhas.
  4. Puxe suavemente os elásticos até que os nós estejam dentro da bainha. Em seguida, puxe as duas extremidades da máscara juntamente com o elástico para se ajustar ao seu rosto e costure o elástico no tecido para o fixar.

A imagem abaixo mostra como fazer a máscara de tecido passo a passo e o molde:

Como fazer uma máscara de tecido com uma camiseta

Se costurar não é a sua praia, você também fazer uma máscara de proteção usando uma camiseta antiga 100% algodão com duas camadas de tecido). O passo a passo da máscara de tecido com camiseta é o seguinte:

  1. Corte a parte de baixo da camiseta (a tira de tecido deve ter entre 17 e 20 cm de altura);
  2. Corte um retângulo entre 15 e 17 cm desse primeiro recorte da camiseta;
  3. Corte as extremidades do retângulo, conforme a imagem abaixo;
  4. Amarre com as tiras inferiores um nó ao nível do pescoço e as superiores um pouco mais acima na cabeça para que a máscara se ajuste ao seu rosto.

Sua máscara de proteção de tecido está pronta. Confira o molde para máscara de tecido e as medidas abaixo:

Precauções com o uso da máscara de proteção de tecido

  • Antes de colocar ou retirar a máscara de proteção é essencial ter uma boa higiene das mãos, ou seja, lavar as mãos com água e sabão ou com um desinfetante à base de álcool. Nunca toque os olhos, nariz ou boca com as mãos sujas;
  • Para garantir a eficácia da máscara de proteção caseira, certifique-se de que a sua máscara esteja bem posicionada. É obrigatório evitar qualquer espaço livre no seu nariz, bochechas e queixo;
  • A lavagem é outro ponto importante: lave diariamente a máscara facial com um detergente convencional a uma temperatura mínima de 30ºC.
  • O uso da máscara de proteção não é recomendado para crianças com menos de dois anos, pessoas com dificuldades respiratórias e para pessoas que não podem remover a máscara sem ajuda.

Como utilizar a máscara de proteção de tecido corretamente

De acordo com a OMS, as boas práticas do uso da máscara de proteção caseira são:

  1. Antes de colocar ou retirar a máscara, lave as mãos com água e sabão ou desinfetante à base de álcool 70%;
  2. Verifique se a máscara não está rasgada ou perfurada. A qualquer sinal de desgaste ela deve ser substituída por uma nova máscara.
  3. Coloque a máscara no rosto para cobrir a boca, queixo e nariz;
  4. Após a utilização, para retirá-la, retire-a pelos elásticos atrás das orelhas, enquanto afasta a peça facial do rosto e do vestuário para evitar tocar nas partes do rosto que possam estar contaminadas;
  5. Lave diariamente a sua máscara de pano: deixe-a de molho por 30 minutos em uma solução com 1 parte de água sanitária para cada 50 partes de água potável. Deixe secar e passe-a com ferro quente.
  6. Depois de tocar no rosto, higienize as mãos com um higienizador de mãos à base de álcool ou água e sabão.

As máscaras de proteção caseiras não são dispositivos médicos. Pelo contrário, são uma maneira de se proteger e evitar o esgotamento das máscaras médicas para quem mais precisa delas nesse momento. É fundamental seguir escrupulosamente as instruções sanitárias oficiais: ficar em casa o mais possível, manter distâncias seguras, lavar as mãos regularmente, espirrar e tossir para o cotovelo.

Como medidas complementares à máscara de proteção de tecido caseira, também recomendamos a leitura dos artigos:

  • Como higienizar verduras
  • Como desinfetar celular
  • Como fazer álcool em gel caseiro

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer máscara de tecido, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • De acordo com o Ministério da Saúde, pessoas com sintomas de gripe em isolamento familiar devem usar preferencialmente as máscaras cirúrgicas, assim como a pessoa que estiver cuidando e no mesmo ambiente.
  • O uso da máscara é individual, ela jamais deve ser compartilhada.
  • A máscara deve estar sempre seca para ser utilizada.
  • As demais medidas de higiene e prevenção devem continuar sendo seguidas, mesmo com o uso da máscara.
Referências
  1. MINISTÉRIO DA SAÚDE. NOTA INFORMATIVA Nº 3/2020-CGGAP/DESF/SAPS/MS. Disponível em: <https://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/April/04/1586014047102-Nota-Informativa.pdf/>. Acesso em 8 de abril de 2020.
  2. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Máscaras caseiras podem ajudar na prevenção contra o Coronavírus. Disponível em: <https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46645-mascaras-caseiras-podem-ajudar-na-prevencao-contra-o-coronavirus/>. Acesso em 8 de abril de 2020.
Bibliografia
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. NOTA INFORMATIVA Nº 3/2020-CGGAP/DESF/SAPS/MS. Disponível em: <https://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/April/04/1586014047102-Nota-Informativa.pdf/>. Acesso em 8 de abril de 2020.